Para todos aqueles que entram no fórum como visitante, propomos que se registem.
O registo é rápido e dá acesso a muitas funcionalidades que não estão disponíveis de outra forma.
."..Afinal, vemos muitos Toyotas com 20 ou mais anos na estrada não é verdade? Tudo isto, torna o Runner um apetecível alvo de roubo e consequente exportação para fora do País, portanto, é absolutamente imprescindível um alarme que nos dê menos preocupações! Bom, vamos aos links: . O principal que uso e aconselho é: http://www.hiluxsurf.co.uk Este link tem TUUUDO sobre o Runner. Mais fácil que isto é impossível. Em Inglaterra costumam importar directamente do Japão nos modelos de 2.4TD, por vezes o 2.8TD e muito 3.0TD. Verá que existem fóruns específicos para cada motorização, mas que convém ver todos devido ao gigantesco manancial de informação de todo o conjunto do veículo. O motor 2.4TD não é considerado como fiável, mas o 3.0TD é "á prova de bala". O que inclui os manuais de oficina da Toyota e muito faça-você-mesmo é: http://www.showmesome.info/hilux/ Reparem que o dono tira fotos de tudo e qualquer alteração e modo de arranjo do runner, apesar de ser um 2.4TD. Na secção de links de cada site, fazem-se referências a sites australianos e norte-americanos. Estes basicamente servem para elucidar determinados pormenores, já que se usam motorizações V6 e V8 para além do 3.0TD e do 2.4TD..... Tudo o que disser 1KZT, KZN130L é referente ao Runner (ou Hilux ou Surf) que foi analisado aqui. Link de centenas de runners desde a 1ª geração até 4ª. Motores desde 2.4TD até a um simpático V8 4.7 DOHC 32v EFI VVT-i http://www.hboss.net/cgi-bin/readers...;type=standard Algumas modificações em Runners, nomeadamente altura ao solo, bodylift, um faça-você-mesmo muito bom: http://hiluxsurf.net/index1.htm Mais um "torpedo off-road".... http://www.boosted4runner.com/ Para saber o ano de construção do Toyota, bastando colocar o VIN: http://www.framno.org/ Grupo de entusiastas do Runner na austrália: http://www.yotatech.com/ Mais uma excelente página com muito faça-você-mesmo: http://robinhood4x4.com/index.htm E pronto! É muita informação para ser considerada, afinal o Runner é como um livro que nunca está acabado de escrever. :-))))"
[quote author=Infrnl_Crusr/JBatista link=topic=1971.msg24731#msg24731 date=1303236708]
Encontrei a electroválvula e por baixo tem uma borracha a tapar uma saida d tubo (será?).
Isso é suposto ligar ao turbo?
O turbo dispara +- a k rotação?
[/quote]
??? ??? ???
Ex-UMM Alter Turbo
Ex-BJ73 VM
Ex-BJ73 3B
Ex-Patrol GR Y60
Ex-HJ60
Ex-4Runner
Actual BJ73 3B
Actual KZJ95
Epá, os turbos não "disparam" assim... Estão sempre a trabalhar porque o que os faz andar são os gases de escape. Desde que o motor esteja a trabalhar, o turbo está a rodar. O que acontece a baixas rotações e ao ralenti é que o volume de gases de escape é insuficiente para "encher" o caracol quente e produzir uma rotação suficientemente elevada para gerar compressão.
Dito isto, no teu motor tens um excelente turbo, que te deve debitar qualquer coisa como 0.5Bar por volta das 1600RPM e 0.6-0.7Bar entre as 2000RPM e as 2200RPM. A partir daí a wastegate não te deixa ir mais além. Só alterando o actuador ou colocando uma torneira, etc....
Em relação ao sensor, este deve ter um tubinho na parte de baixo que liga a um pequeno filtro (de plástico, branco) que por sua vez está ligado ao colector de admissão. Estamos a falar de 2 tubinhos muito curtos (p'raí 7-8cm), por isso os componentes estão muito perto uns dos outros - não é preciso desmontar nada para ver, está tudo bem à mostra.
Amanhã posso tirar uma foto e pôr aqui, agora é de noite e não ficaria nada de jeito na foto...
Abraços,
André Ferreira
"Beards are like boobs. The bigger they are, the longer you stare."
Boas amigo JBatista,
Bem estou a ver que sempre escolhes te a runner, entao e que tal as prestaçoes da maquina estas satisfeito?
Bem falta me colocar umas fotos da minha do intercooler e tubagem do up grade que lhe fiz, um conçelho que te dou, instala um intercooler nisso.
Boa sorte com a maquina.
Comment