Aviso

Colapsar
Não há avisos ainda.

Intercooler - Quais as vantagens de instalar

Colapsar
X

• Filtrar
  • Time
  • Mostrar
Clear All
new posts

Re: Intercooler - Quais as vantagens de instalar

O importante é meter achas para a fogueira...

para vêr se eleva a temperatura, que agora vai ser bem preciso ...

Abraço

A.S
    O "FRIGORIFICO"

Comment

Aqui há tempos falei com um membro deste fórum que propositadamente desconectava as tubagens do interccoler e ligava directamente o turbo ao motor para ganhar mais rapidez na subida de regime e melhor resposta de acelerador. O jipe em causa ou era o discovery ou o 73 vm4, já não me lembro. Verdade seja dita, o intercooler só deve fazer alguma diferença a partir dos 50/60km/h. Um dia destes vou experimentar no meu vm [smile rir-se].

Comment

Boas

mas na prática é inegável que um carro sem intercooler está mais sujeito a aquecimentos.
        Bem....esse facto é apenas "relativamente inegavél". Nenhum motor afinado como deve ser é suposto aqueçer para alem do adequado, mas quando existe uma avaria num componente, ou quando se procura obter mais rendimento desse motor podem-se gerar desiquilibrios na afinação que originam sobreaqueçimento, neste aspecto pode-se dizer que o intercooler é um componente importante para obter melhor rendimento de um motor sem desiquilibrar a afinação, por isso as marcas os usam...

Os motores diesel trabalham com excesso de ar, ao contrário daqueles de ciclo otto, em que a mistura deve ser o mais estequiométrica possível.
        E no seu raciocínio falta ter em conta o papel importantíssimo do ar admitido na refrigeração dos cilindros.
        Admito a falha "propositada". É que tenho algumas duvidas se o "calor" removido à camara pelo baixar da temperatura de admissão compensa o fornecimento de "calor" gerado pelo aumento de temperatura da combustão.
        Em primeiro lugar acho que se deve esclareçer que:
        MAIS AR = MENOS TEMPERATURA -> Ou seja turbos maiores, intercoolers, etc... tudo isto pode gerar mais potençia sem comprometer o motor (a nivel da temperatura)
        MAIS GAZOL = MAIS TEMPERATURA -> Aumentar o debito do gazoleo na bomba é a maneira mais simples de sacar algum power extra do motor, mas está-se a provocar um desiquilibrio na afinação que pode comprometer o motor (a longo prazo...digamos)

Quanto ao facto do ar arrefecido pelo intercooler refrigerar os cilindros isso já n sei se será bem assim, estamos a falar de temperaturas muito diferentes, a diferença de temp. entre ar "directo" e ar "arrefecido" é insignificante quando comparada com as temp. existentes dentro da camara de combust. e não me pareçe que tenha qualquer interferençia...mas não tenho dados concretos, é apenas..."instinto"???
        Junto isso com o "capot á australiana" na secção de mitos do DieselTuningOffroad []

Outra coisa que não perçebo muito bem é isso do TurboLag provocado pelo intercooler....reconheço que faz algum sentido de cada vez que o motor baixe por ex. das 1000RPM e o turbo deixe de carregar o sistema. Mas nas variações de aceleração em regimes acima disso o intercooler não influençia muito pois o sistema estará sempre com +ou- pressão, mas sempre "cheio"...ou não???.... tenho que aprofundar mais esta questão...

P.S.
        AXF, se por acaso conhecer alguma literatura neste dominio, como sou curioso gostaria de ler.
        Isto era com o AXF, mas acho que não tem problema, não sei se já conheçem este link http://www.myturbodiesel.com/1000q/t...ging.htm#myths mas acho que aborda a coisa de um modo bastante abrangente e completo sem entrar em engenheirisses profundas que nimguem perçebe....de resto exitem muitos artigos online (de autores reputados) com muita informação sobre o tema...há quem diga que nada substitui as longas horas perdidas de volta do "ferro" e eu concordo, mas acho que para atingir certos niveis de compreenção das coisas só é possiveis com alguma teoria... no fundo é como nos motores, o ideal é uma mistura estequiométrica [huhuhuh]

BoaSorTTe

Comment

Boas, vamos lá então esclarecer... []

[quote author=XTRM4x4 link=topic=2020.msg39217#msg39217 date=1319840276]
          (...)
          Em primeiro lugar acho que se deve esclareçer que:
          MAIS AR = MENOS TEMPERATURA -> Ou seja turbos maiores, intercoolers, etc... tudo isto pode gerar mais potençia sem comprometer o motor (a nivel da temperatura)
          MAIS GAZOL = MAIS TEMPERATURA -> Aumentar o debito do gazoleo na bomba é a maneira mais simples de sacar algum power extra do motor, mas está-se a provocar um desiquilibrio na afinação que pode comprometer o motor (a longo prazo...digamos)
          (...)
          [/quote]

Olha que a questão do amgsoares não é disparate nenhum... Se a quantidade de combustivel injectado for excessiva, o aumento de oxigénio disponível para a queima (comburente) deve originar uma queima mais completa, logo, temperaturas mais elevadas. A questão é que, por norma, isso não devia acontecer num motor diesel.

(...)
          Quanto ao facto do ar arrefecido pelo intercooler refrigerar os cilindros isso já n sei se será bem assim, estamos a falar de temperaturas muito diferentes, a diferença de temp. entre ar "directo" e ar "arrefecido" é insignificante quando comparada com as temp. existentes dentro da camara de combust. e não me pareçe que tenha qualquer interferençia...mas não tenho dados concretos, é apenas..."instinto"???
          Junto isso com o "capot á australiana" na secção de mitos do DieselTuningOffroad []
          (...)
          [/quote]

Acho que não percebeste... A questão é que o ar admitido tem um papel muito importante na refrigeração dos cilindros e câmaras de combustão; por esse motivo, quanto mais ar fresco entrar, melhor essa tarefa de refrigeração. Ora, um intercooler aumenta a quantidade de ar, por aumentar a sua densidade; logo, contribui para a refrigeração. Está descansado que não é nenhum mito... [8)]

(...)
          Outra coisa que não perçebo muito bem é isso do TurboLag provocado pelo intercooler....reconheço que faz algum sentido de cada vez que o motor baixe por ex. das 1000RPM e o turbo deixe de carregar o sistema. Mas nas variações de aceleração em regimes acima disso o intercooler não influençia muito pois o sistema estará sempre com +ou- pressão, mas sempre "cheio"...ou não???....
          (...)
          [/quote]

Então? [hmmm] cheio de quê? Ele nunca está vazio, mesmo com o motor parado. Tem sempre ar, mas à pressão atmosférica; a questão é obviamente a pressão, e quando se dá uma desaceleração, a pressão desce muito, muito rapidamente. O turbo tem que criar pressão novamente, e quanto maior for a volumetria do sistema, mais tempo demorará a criar essa pressão.

Abraços,
          André Ferreira
          "Beards are like boobs. The bigger they are, the longer you stare."

Comment

Boas

axf, não leves isto a peito porque não estou a tentar "pegar" com ninguem, apenas a debater um assunto do qual tenho algum interesse (e nem de longe sou um profundo conheçedor), mas tambem não tenho vergonha de expressar as minhas convicções nem expor a minha ignorançia, tudo na boa!!!
            [smile rir-se]

Antes demais, não considero nunca as ideias expostas como disparates (nem que seja por respeito pelas convicções de quem as expressa) mas na maioria das vezes é por humildade pois a vida já me ensinou que nunca se sabe de onde vai surgir uma nova perspectiva de ver as coisas... []

Este aumento de massa volumica origina maior quantidade de oxigenio na Camara de combustão, e ,origina também uma combustão mais eficiente, o que implicará maiores temperaturas de combustão ( é aqui que a teoria da maior fiabilidade cai por terra)
            Tanto quanto julgo saber ( e desculpem-me se estou a insistir num erro) mas ésta afirmação que sublinhei no quote do amgsoares é presisamente o inverso, mais oxigeneo vai provocar menor temperatura..... Nada como um prirómetro no colector de escape para tirar as teimas...

Acho que não percebeste... A questão é que o ar admitido tem um papel muito importante na refrigeração dos cilindros e câmaras de combustão
            Sim, eu percebi o conçeito....mas tenho as minhas duvidas se será mesmo assim tão importante esse papel. Ainda ando a pesquisar sobre o tema...

a questão é obviamente a pressão, e quando se dá uma desaceleração, a pressão desce muito, muito rapidamente. O turbo tem que criar pressão novamente, e quanto maior for a volumetria do sistema, mais tempo demorará a criar essa pressão.
            Deve-se considerar também que o turbo (ou compressor) tem um maior volume para pressurizar, tendo isso em vista, o intercooler aumenta o turbo lag e causa perdas de pressão.Em peças de boa qualidade, essas perdas não devem passar de 10% da pressão máxima. O design interno do intercooler é um factor que influencia muito na quantidade das perdas.
            Tambem tenho algumas duvidas sobre este tema. Fico com a sensação de que no texto da wikipedia se misturam dois conçeitos diferentes, pressão e fluxo. Não tenho duvidas que o intercooler vai sempre perturbar o fluxo do ar, ainda que se for de dimensões e design adequado essa perturbação seja aceitável comparada aos ganhos...
            Já o facto de que "maior volumetria = mais tempo para encher" ainda que com algumas duvidas, tou a começar a ficar convençido []

BoaSorTTe

Comment

A noção que tenho é a seguinte sobra o assunto O2/gasóleo:

O oxigénio, sendo um carburente, é sempre consumido.

O gasóleo, é consumido se existir oxigénio suficiente para a queima do mesmo.

Numa afinação rica em gasóleo ou pobre em oxigénio, vamos ter muito fumo (gasóleo não queimado), mas a temperatura não sobe.

Numa afinação pobre em gasóleo ou rica em oxigénio, o gasóleo é todo queimado e o oxigénio é consumido, também, na sua totalidade, aumentando a temperatura da combustão em cada cilindro.

O ideal é ter-se uma afinação equilibrada entre O2 e gasóleo, não só para não se aumentar a temperatura, mas também para não se desperdiçar gasóleo em forma de fumo.

Há muita gente que se orgulha de ter um TT fumarento, com a ideia de que o carro tem muitos mais cavalos por isso, mas não passam de vulgos "chocos a largar tinta" []

abraço equilibrado

SÓCIO FUNDADOR Nº2 Volta-se de todo o lado num TLC! Apresentação do Ovelha Negra Apresentação do Porky's

Comment

[quote author=netcruiser link=topic=2020.msg39396#msg39396 date=1320150262]
                A noção que tenho é a seguinte sobra o assunto O2/gasóleo:

O oxigénio, sendo um carburente, é sempre consumido.

O gasóleo, é consumido se existir oxigénio suficiente para a queima do mesmo.

Numa afinação rica em gasóleo ou pobre em oxigénio, vamos ter muito fumo (gasóleo não queimado), mas a temperatura não sobe.

Numa afinação pobre em gasóleo ou rica em oxigénio, o gasóleo é todo queimado e o oxigénio é consumido, também, na sua totalidade, aumentando a temperatura da combustão em cada cilindro.

O ideal é ter-se uma afinação equilibrada entre O2 e gasóleo, não só para não se aumentar a temperatura, mas também para não se desperdiçar gasóleo em forma de fumo.

Há muita gente que se orgulha de ter um TT fumarento, com a ideia de que o carro tem muitos mais cavalos por isso, mas não passam de vulgos "chocos a largar tinta" []

abraço equilibrado
                [/quote]

Concordo a 200%
                Abraço puco fumarento

Comment

[quote author=netcruiser link=topic=2020.msg39396#msg39396 date=1320150262]

[/quote]

Eh pá com isto não posso concordar. Já dei débito num pajero, golf gtd e agora no 73 vm4 e se há coisa que aumentava sempre era a temperatura. Principalmente no golf gtd que não tem intercooler.
                  Aumentando a pressão do turbo, embora entrando mais ar aquecia ainda mais, devido á pressão presumo.
                  Creio que gasóleo em excesso acaba por queimar no escape aumentando as temperaturas de admissão no turbo.

Comment

Pois.

Realmente só montando um termopar e fazendo a leitura dos gases de escape,pré e pós afinação, se pode concluir algo sobre o assunto! []

abraço
                    SÓCIO FUNDADOR Nº2 Volta-se de todo o lado num TLC! Apresentação do Ovelha Negra Apresentação do Porky's

Comment

Bom, ao aumentar a quantidade de o2 e de combustivel para a mesma cilindrada a esplosao/combustao aumenta dentro do mesmo espaço, ai sim concordo que aumenta a tenperatura do motor

Abraço aquecido

Comment

A trabalhar...
                      X