Aviso

Colapsar
Não há avisos ainda.

Reparação Geral - Motor B

Colapsar
X

• Filtrar
  • Time
  • Mostrar
Clear All
new posts

Reparação Geral - Motor B

Caros amigos:
    No dia que coloquei o BJ40 na oficina para lhe montar um guincho, fazer novos pára-choques e novos estribos, estava longe de imaginar no que ia acontecer.
    Bem...tudo instalado, tudo montado, tudo revisto e...no dia em que o vou buscar o mecânico chama-me à atenção para uma rela a perder bastante água. Com efeito estava toda podre e acabou por furar, confirmei eu. Acontece é que é daquelas do bloco mesmo ali por cima de onde a caixa aperta. Uma das grandes portanto. Diz-me o mecânico que normalmente quando uma dá sinal as outras estão iguais ou parecidas.
    Resultado...motor fora para mudar todas as relas! O que daí se seguiu, vou elucidando com fotos que quero começar a postar a partir de amanhã. O BJ40 vai ser todo reparado de motor, tudo material novo, vai ficar como se saísse de fábrica...quase.
    E para já preciso de alguém que me dê uma ajuda simples...na tampa das válvulas do motor B está um autocolante com uma série de informação referente à Bomba Injectora.
    Alguém me pode fotografar esse autocolante e enviar sff? Algum que esteja legivel claro!
    Abraço

Re: Reparação Geral - Motor B

Meus amigos, de fcato agora é que há mesmo qualquer coisa que não está bem!
    Acreditem que chegou hoje o material para o BJ40, camisas e pistons novinhos em folha. Porém algo de estranho aqui se passa. Os pistons antigos são de 96mm e os novos de 95mm. Eu pergunto-me como é possivel uma situação destas se eu dei as caracteristicas todas como deve ser? De uma vez por todas o motor é simplesmente "B" e não 1B ou algo do género! É "B" exclusivamente...por aquilo que percebo deve-se ao facto de ter injecção indirecta. Agora há que mandar as peças para traz e trocar por umas que ali dêem. Que raio de coisa, porque razão há assim tanta confusão se é um BJ40 de 1980 motor B? Não entendo francamente...alguém me consegue elucidar com alguma coisa? Se os cilindros que lá estão são maiores então o motor tinha que ter mais cilindrada não é assim? Se tinha que ter mais cilindrada cabe no bloco de um "B"? Estou confuso!

Comment

[quote author=luisrebelo1977 link=topic=30104.msg33112#msg33112 date=1310409378]
      Acreditem que chegou hoje o material para o BJ40, camisas e pistons novinhos em folha. Porém algo de estranho aqui se passa. Os pistons antigos são de 96mm e os novos de 95mm. Eu pergunto-me como é possivel uma situação destas se eu dei as caracteristicas todas como deve ser? De uma vez por todas o motor é simplesmente "B" e não 1B ou algo do género! É "B" exclusivamente...por aquilo que percebo deve-se ao facto de ter injecção indirecta. Agora há que mandar as peças para traz e trocar por umas que ali dêem. Que raio de coisa, porque razão há assim tanta confusão se é um BJ40 de 1980 motor B? Não entendo francamente...alguém me consegue elucidar com alguma coisa? Se os cilindros que lá estão são maiores então o motor tinha que ter mais cilindrada não é assim? Se tinha que ter mais cilindrada cabe no bloco de um "B"? Estou confuso!
      [/quote]

boas

eu nao sou a pesoa mais indicada pra te elucidar acerca desse problema, mas como dizes que se trata de um motor B de 1980, penso que existem duas geraçoes de motores B sendo a 2ª a partir de Agosto de 1980, como tal pode haver essas diferenças... ou não.

nelolopes

Comment

[quote author=luisrebelo1977 link=topic=30104.msg33112#msg33112 date=1310409378]
        [/quote]

Será que esse motor não foi rectificado?????????????

MD TT
        $$$$$$$$$$$$$$$$ Tenho 3 filhos - 4 BJ40 - 1 BJ45 - 3 corolas - 1 dyna, alguem me dá uma esmola para comer ou um contacto do manicómio $$$$$$$$$$$$$$$$

Comment

Ora aí está..o mecânico assegura-me que não mas, na verdade eu não encontro "STD" em lado nenhum! Hoje estive lá e aproveitei para tirar fotos, alguém me relembra como faço para as colocar aqui? Talvez possam ser uteis para me poderem ajudar. lol
          Estou mesmo aborrecido e enrascado com esta treta. Uma pipa de massa ao ar já e agora nada bate certo com nada!!!
          Help please

Comment

[quote author=luisrebelo1977 link=topic=30104.msg33119#msg33119 date=1310411901]
            Ora aí está..o mecânico assegura-me que não mas, na verdade eu não encontro "STD" em lado nenhum! Hoje estive lá e aproveitei para tirar fotos, alguém me relembra como faço para as colocar aqui? Talvez possam ser uteis para me poderem ajudar. lol
            Estou mesmo aborrecido e enrascado com esta treta. Uma pipa de massa ao ar já e agora nada bate certo com nada!!!
            Help please
            [/quote]

Dá aqui uma vista de olho de como colocar fotos:

http://www.forumlandcruiser.com/flc2...pic,170.0.html

MD TT
            $$$$$$$$$$$$$$$$ Tenho 3 filhos - 4 BJ40 - 1 BJ45 - 3 corolas - 1 dyna, alguem me dá uma esmola para comer ou um contacto do manicómio $$$$$$$$$$$$$$$$

Comment

Ora bem, vamos lá então!
              Já agora e antes de mais nada, muito obrigado por me relembrar como se colocam as fotos! O site está já diferente mas, vai-se lá na mesma.
              Cá ficam as referidas fotos que peço que tomem particular atenção tanto ás fotos como à descrição das mesmas.

Bomba de água. A 1ª que veio não era igual a esta, não dava lá.

Reparem no estado deste termostato

Cabeça do motor

Pormenor da cabeça que segundo o mecânico já foi estalada e cheia

Mais um pormenor da cabeça, reparem que até a junta foi montada ao contrário e está a obstruir o colector!!

A cambota

Pormenor da cambota já riscada

Embraiagem e a tal rela que despolotou esta reparação que tanta dor de cabeça está a dar

Pormenor da rela que furou enquanto esteve parado na oficina.

O bloco do motor "B"

O pormenor do "B" e como extra uma rela montada ao contrário!!!

A bomba injectora

Os apoios do motor num estado lastimável

Bielas e capas já gastas!

Os 4 cilindros depois de retirados e longe de imaginar que ia reparar o motor todo

Pormenor dos cilindros já bem "comidos"

Outro pormenor dos cilindros e este com relevância para a minha duvida.

E pronto, é isto que tenho para vos mostrar por agora. Eu bem queria começar a mostrar-vos a reparação mas, para isso 1º preciso da vossa colaboração com algumas duvidas que tenho e que já aqui expressei.

Comment

[quote author=luisrebelo1977 link=topic=30104.msg33125#msg33125 date=1310415101]

[/quote]

Bela maquina está aí ao lado.

aos saltos aos saltos aos saltos aos saltos aos saltos aos saltos

[quote author=luisrebelo1977 link=topic=30104.msg33125#msg33125 date=1310415101]

[/quote]

Repara nos numeros do lado direito "1.00", deve ser esta a medida a mais do std.

> > > > > > > >

MD TT

Comment

Bom, não me resta alternativa senão empacotar tudo de novo e mandar para trás para trocar mas...1º envio o raio das fotos ao gajo das peças para que desta não restem duvidas.
                  Aquele motor estava uma verdadeira lástima. Tinha lama lá dentro...o carter tinha tanta sujidade que eu nunca pensei ser possivel ter um motor a funcionar assim. A admissão, o tubo do filtro para lá estava tão roto que estar lá ou não era igual...ou seja, todo o pó, todo o lixo que ali andasse à volta entrava directamente para dentro do motor. Enfim...uma desgraça que não valia metade daquilo que paguei por ele. E uma pipa de massa que num dia que pense vendê-lo, já ninguém paga o custo investido. Vá lá que tudo quanto é facturas estou a guardá-las e...verdade seja dita, a vontade de me desfazer dele é...nenhuma! Espero ficar com ele muitos e bons anos.

Comment

Boas,

Efectivamente os pistões da foto, com a marcação 1.0, são em sobremedida (+ 1 mm). O que significa que que o motor já foi reparado, com rectificação das camisas e substituição dos pistões.

Se encomendou, pistões novos em medida STD, e tambem as respectivas camisas, não há problema, uma vez que tb vai substituir as camisas, não é verdade?

Tem fotos do motor ainda montado no jipe? ou antes de ser aberto?

Comment

A trabalhar...
                    X