Aviso

Colapsar
Não há avisos ainda.

Mudar orientação alavanca travão de mão

Colapsar
X

• Filtrar
  • Time
  • Mostrar
Clear All
new posts

Mudar orientação alavanca travão de mão

Boas,

Mudei o motor e caixa do meu bj40, coloquei o motor 3B e caixa de 5 velocidades de um BJ73.

Correu tudo bem e está tudo montado, mas como o comprimento da caixa de velocidades é diferente, as alavancas recuaram, assim quando as fui montar, notei que se o travão de mão estiver puxado não consigo engatar 1ª nem 2ª pois a alavanca bate nele.

Já me estava a preparar para ir ao serralheiro para fazer uma nova alavanca, algo deste género:

Mas depois vi estas fotos:

achei excelente [huhuhuh], mas fiquei na dúvida se dá para inverter a orientação da alavanca do travão de mão? assim ficava o travão de mão virado para trás e evitava a alteração da alavanca das mudanças, o que acham?

Cumprimentos

Re: Mudar orientação alavanca travão de mão

Acho que é mais fácil fazeres a adaptação no travão de mão!!

Acho até que o travão de mão das dyna, igual à do meu pai, o trvão de mão roda para um lado e para o outro sem quaquer adaptação, mas depos posso convirmar, assim trocavas por uma dyna []

abraço
    Berto Lima
    Can-am Outlander 500 Max XT
    Ex-Toyota Landcruiser VX 3.0 (KZJ70)

Comment

Boas,

Ao virares o travão de mão ao contrário não estou a ver como consegues com o polegar destrancar o o travão quando ele está em tensão (travado).

A não ser que comeces a usar a mão esquerda, ... mas fico ancioso por ver uma foto do inspector a fazer os testes aos travões na inspecção períodica.

Bom bom eras teres usado uma cloche mais curta, tipo a de uma BU30 (DYNA). Sempre avançavas a caixa uns cms á frente! []

abraço complicado
      SÓCIO FUNDADOR Nº2 Volta-se de todo o lado num TLC! Apresentação do Ovelha Negra Apresentação do Porky's

Comment

É verdade Netcruiser, já pensei nesse problema.

Quanto ao problema do inspector, eles também tem que penar qualquer coisa não é só chatear os donos dos veículos.

Acho que o ideal seria um travão de mão que quando puxado (travado) ficasse quase na vertical, assim já resolvia o problema.

Vou ter que meditar sobre o assunto.

abraço

Comment

Azblima, se me conseguisses confirmar que de facto o travão de mão da toyota dyna permite trabalhar como dizes era o ideal.

Em vez de mudar a direcção do travão, só precisava que ele rodasse uns 5 cm, era o suficiente para desviar da alavanca das velocidades.

Abraço

Comment

[quote author=pjvo link=topic=30832.msg37522#msg37522 date=1317391613]
            Azblima, se me conseguisses confirmar que de facto o travão de mão da toyota dyna permite trabalhar como dizes era o ideal.

Em vez de mudar a direcção do travão, só precisava que ele rodasse uns 5 cm, era o suficiente para desviar da alavanca das velocidades.

Abraço
            [/quote]

logo há tarde já te digo depois do trabalho e ponho umas fotos!

em relação ao polegar, acho que a dyna tem um botão é por dentro [hmmm]para i indicador, mas vou confirmar na vá eu tar a fazer confusão!!

abraço
            Berto Lima

Comment

Boas,

essas fotos não são de um BJ40.

Se tens uma carroçaria de 1ª serie, a localização original do travão de mão é por baixo do tablier, relativamente proximo ao volante. Tipo as Hilux e as Hiace, entre outras Dynas.

Comment

Boas Green,

De facto as fotografias não são de um bj40, foram colocadas apenas para exemplificar o travão de mão a funcionar em sentido contrário.

De facto a minha carroçaria é de primeira geração, tem o rebaixo para o depósito debaixo do banco do passageiro, não tem protecções de borracha no tablier.

Quanto à localização do travão de mão:

A imagem não é a ideal mas é a melhor que tenho agora disponível, a imagem é com a caixa original, como a caixa de 5 implicou o recuo das alavancas, ficaram ao lado do travão de mão.

A forra que aparece debaixo do conta quilómetros, era uma espuma forrada que o antigo dono aplicou para imitar as existentes nos modelos mais recentes. Mas em bom rigor não devia existir, além de que o meu bj40 é comercial (3 lugares)

Comment

Bom bom eras teres usado uma cloche mais curta, tipo a de uma BU30 (DYNA). Sempre avançavas a caixa uns cms á frente!

abraço complicado

É o que dá a quase total ignorância em assuntos de mecânica, para a próxima já sei.

Mas agora é mais fácil arranjar uma adaptação do que alterar tudo de novo.

Como tu costumas dizer e com todos os direitos de autor e propriedade intelectual

Abraço remediado

Comment

Só agora reparei que o travão de mão é ao lado do assento [:-X]

pensava que era daqueles que ficava por baixo do tablier... [hmmm]

Tipo este

Uploaded with ImageShack.us

Uploaded with ImageShack.us

Neste caso, pesso desculpa pela confussão que causei.

abraço
                    Berto Lima

Comment

A trabalhar...
                    X