Aviso

Colapsar
Não há avisos ainda.

Solução - Motores VM!!!

Colapsar
X
 
  • Filtrar
  • Time
  • Mostrar
Clear All
new posts

    Solução - Motores VM!!!

    Boas pessoal,ãpenso que arranjei a soluçao para a nosso maldição dos vm´s!
    Ora quanto ao problema de aquecimento resolve se alterando o radiador da água para o dobro da capacidade, pois o radiador de óleo é incorporado e ocupa muito espaça no radiador da água. Segundo alterar a ventoinha para uma ventoinha eléctrica com duas velocidades, e também não esquecer de apetar as cabeças de tempos em tempos...

    Penso que isto resolverá os nossos problemas...

    abraço alterado

    #2
    Re: Solução - Motores VM!!!

    Obrigado Tiago pela partilha de experiências.

    Já agora, essa "fórmula" é testada de que modo? Já a aplicaste? Quantos KMs fizeste sem problemas?

    abraço indagador
    SÓCIO FUNDADOR Nº2 Volta-se de todo o lado num TLC! Apresentação do Ovelha Negra Apresentação do Porky's

    Comment


      #3
      Re: Solução - Motores VM!!!

      boas tenho um amigo que so mexe em land rovers e range rovers...
      fui falar com ele por causa do meu motor e ele disse que ja fez essa alteraçao na altura em que havia muitos
      ranges e discos com o mesmo motor e ele disse que desde que fez isso nunca mais teve problemas com os motores
      eu ainda nao fiz a alteraçao mas vou sem duvida fazela logo que que junte uns cruisers$ pois ainda sai um pouco caro...
      quando fizer a alteraçao vou metendo fotos para o pessoal ver
      abraço

      Comment


        #4
        Re: Solução - Motores VM!!!

        Existem dois motores VM de 2500cc.

        O BJ73 partilhou os dois. O de 4 cilindros e o de 5 cilindros. Dos dois o de 5 cilindros é, segundo as más linguas, o pior deles.

        O Roscoff Racing teve a sorte de ter o de 4, embora não tenha a certeza desta afirmação. Mas alguém já há-de vir corrigir-me ou dar-me razão. [smile rir-se]

        abraço criticável
        SÓCIO FUNDADOR Nº2 Volta-se de todo o lado num TLC! Apresentação do Ovelha Negra Apresentação do Porky's

        Comment


          #5
          Re: Solução - Motores VM!!!

          À dias no discovery chanel no programa pesca radical lá no meio do mar bering estavam a mudar uma junta de colaça (este vm tem 4-5 juntas de cabeça, uma por cilindro) a um motor destes não deu para repara se era de 4 ou de 5 cilindros.






          MD TT
          $$$$$$$$$$$$$$$$ Tenho 3 filhos - 4 BJ40 - 1 BJ45 - 3 corolas - 1 dyna, alguem me dá uma esmola para comer ou um contacto do manicómio $$$$$$$$$$$$$$$$

          Comment


            #6
            Re: Solução - Motores VM!!!

            Boas é assim o que ele me explicou é que a temperatura da água chega muito alta no caso do vm 4 a última cabeça e no vm 5 as duas últimas logo a última cabeça é leva temperaturas elevadissimas está alteração vai diminuir bastante a temperatura da água tem a sua lógica
            abraço

            Comment


              #7
              Re: Solução - Motores VM!!!

              Bom, pelo que percebi a circulação dentro da cabeça, não é alterada, mas apenas a litragem do radiador e a capacidade de turbinagem da(s) ventoinhas.

              Julgo que não é por aí, visto que a Bomba de água continua a ser a mesma e a debitar o mesmo volume de água e essa água continua a faczer o mesmo percurso dentro do motor.

              Convém não esquecer que o motor deve trabalhar a uma temperatura constante e que se for arrefecido em demasia, vai trazer consequências a longo prazo no desgaste do mesmo. O maior período de desgaste e maior consumo de um motor é quando está frio. Se para a água chegar a uma temperatura "normal" ao último cilindro é necessário que entre mais fria nos primeiros, também pode não ser a melhor opção.

              abraço técnico
              SÓCIO FUNDADOR Nº2 Volta-se de todo o lado num TLC! Apresentação do Ovelha Negra Apresentação do Porky's

              Comment


                #8
                Re: Solução - Motores VM!!!

                Bem muito se pode dizer e fazer para tentar resolver o problema dos motores VM, não sei se já alguém viu mas uma empresa metalúrgica da argentina desenvolveu umas cabeças para alguns modelos de motores para acabar com a má circulação da agua e acabar com a saga das temperaturas.
                Aqui ficam a explicação que encontrei e as fotos:

                (Retirado da Internet)
                Solução para o problema de aquecimento do motor

                Oi a todos!
                Tomei a liberdade de abrir este tópico pois acho que é um dos problemas mais importantes deste motor.
                Tem muitos usuarios nesta comunidade que comentam com certa preocupação o problema de temperatura do motor.
                Pois bem, coloco aqui para vcs a posivel solução para quem tem problemas com os cabeçotes do motor VM 2.5 td.
                Os cabeçotes originais tem dado muita dor de cabeça a mais de um, ao elevar a temperatura por demais ate acabar trincando.
                O que foi feito na nossa fábrica na Argentina, com conhecimento profundo do asunto pela pessoa que diagnósticou o motivo do aquecimento, foi ter chegado a encontrar uma solução para este problema.
                Apois um extenso estudo sobre como insertar a modificação dentro deste pequeno cabeçote, chegou a conclusão, que os pontos críticos de superaquecimento são dois.
                Un ponto na região interna em volta da precamara, onde a circulação de água encontra-se alterada pela existencia do corpo da vela (bujía) ( ver imagem), o qual se encontra por cima do piso interno do cabeçote e impede a livre circulação do fluido.
                Outro ponto crítico é a região do conducto de admisão ( ver imagem) onde a água colide contra a parede interna impedindo a livre circulação da mesma, originando um efeito similar ao de uma panela de presão e que obviamente produz calor nesse lugar.
                Esta região foi melhorada internamente.
                Outro detalhe extra na correção é a manutenção de um perfil constante de material em volta da vela ( bujía) de aquecimento no modelo turbo, no qual só se tinha engrosado o perímetro da precamara.
                Con este conserto evitamos a trinca interna neste lugar.
                O relatado se refere ao trabalho de encontrar soluções aos problemas de temperatura.
                Quanto ao asunto de agregar fileiras ao radiador e/ou limpalo (como ja foi dito nesta comunidade por algumas pessoas), so se consegue retardar o tempo de aquecimento sem solucionar o problema de forma definitiva.
                Nossa peça foi reconvertida a partir de uma peça de motor marítimo, (muito bem elaborada e desenhada para esses fins), numa peça para motor veicular, com todas suas propriedades, qualidade do material e elaboração.
                Por esta causa,, do jeito que a peça foi fabricada, tem o comportamento que corresponde a um motor normal, sem ter que ficar dependendo, se esquenta por estar sujo o sistema de refrigeração, por fazer muito calor ou por estar muito congestionado o transito, etc...

                Fotos: A cabeça feita por eles é a Apaz madrid





                Comment


                  #9
                  Re: Solução - Motores VM!!!

                  Podes colocar o link de onde foste buscar isto, Alípio?

                  Grande malha. Já estou a ver o pessoal a desenvolver este tópico! []

                  abraço á maneira
                  SÓCIO FUNDADOR Nº2 Volta-se de todo o lado num TLC! Apresentação do Ovelha Negra Apresentação do Porky's

                  Comment


                    #10
                    Re: Solução - Motores VM!!!

                    Encontrei aqui, mas o tópico não desenvolveu.

                    http://www.4x4brasil.com.br/forum/pi...-vm-2-5-a.html

                    No mesmo site encontrei pessoal que reparou os motores com estes estas cabeças e só falam bem.
                    Será a solução?????????????
                    Entretanto mandei um mail para a Argentina a saber preços e portes de envio para Portugal.
                    Querem ver que o VM mal falado ainda vai entrar na ribalta potente é, tem binário se lhe tiras o problema das cabeças estas no céu [smile rir-se] [smile rir-se] [smile rir-se]

                    Comment

                    A trabalhar...
                    X