Aviso

Colapsar
Não há avisos ainda.

BJ73 - 1988 - "bom filho à casa torna"

Colapsar
X

• Filtrar
  • Time
  • Mostrar
Clear All
new posts

Re: BJ73 - 1988 - "bom filho à casa torna"

Boas, se der para reparar acho que vale a pena, mesmo por etapas esse motor é melhor que um 3b....ou seja para turbinar é melhor !!

o 3b é um motor como se sabe de binário, concepção antiga, e pastelão....se decidires montar um turbo num 3b nao te assustes com

os consumos, acredita que ficarás [hmmm] é um bêbado ridículo....

o 11b gasta mt menos, e tem um regime de rotação progressivo tivo um motor da geração kzt, o 3b fica para tras .....

os mais 500 c.cubicos, uma bomba em linha antiga, faz dele um motor antigo fiavel, nao um motor de performance...

o teu motor 3b está impek, é uma pena meter-lhe um turbo.....um motor de 4 cilindros na ordem dos 3000c.c é o bolo perfeito para

performances....cilindradas dai para cima em motores antigos, é difícil termos performances a custos controlados...

abraço

Comment

[quote author=axf link=topic=31330.msg99125#msg99125 date=1397513908]
      Que jeito que me dava essa sucata... [:'(] Não deitas nada fora, que tem aí muita coisa que me pode valer pró Sopa da Pedra!

Abraço,
      André
      [/quote]

Não te preocupes que não vai nada fora...se não der para reparar, fica para doador []

Abraço

[quote author=LENHADOR link=topic=31330.msg99128#msg99128 date=1397514276]
      Boas, se der para reparar acho que vale a pena, mesmo por etapas esse motor é melhor que um 3b....ou seja para turbinar é melhor !!

o 3b é um motor como se sabe de binário, concepção antiga, e pastelão....se decidires montar um turbo num 3b nao te assustes com

os consumos, acredita que ficarás [hmmm] é um bêbado ridículo....

o 11b gasta mt menos, e tem um regime de rotação progressivo tivo um motor da geração kzt, o 3b fica para tras .....

os mais 500 c.cubicos, uma bomba em linha antiga, faz dele um motor antigo fiavel, nao um motor de performance...

o teu motor 3b está impek, é uma pena meter-lhe um turbo.....um motor de 4 cilindros na ordem dos 3000c.c é o bolo perfeito para

performances....cilindradas dai para cima em motores antigos, é difícil termos performances a custos controlados...

abraço

[/quote]

Obrigado pela tua opinião Lenhador, sempre pronta e esclarecedora!

Vou ver como está o resto do motor...se for só necessário encamisar, 4 pistons, a biela e a vareta, além das habituais relas, juntas, bronzes e afins...sou capaz de avançar para a recuperação com tempo e calma, pois o BJ não está parado!!

Agora se tiver surpresas na bomba de óleo, árvore de cames e cambota...acho que já é muita fruta!!

Quando me entreter a desmontar mais um bocado coloco as novidades!

Abraço
      VW Taro (Toyota Hilux LN105) & Land Cruiser KDJ125 & Land Cruiser BJ73 3B

Comment

ola tenho um 3b turbo no meu 73, e é como dizem come muito diesel. Falo de medias de 15 litros aos 100.

Em breve vou lhe tirar o turbo, é com muito pena mas tenho a consciência que o motor está condenado !!

gostaria de um motor do toyota vx, a ver vamos...

cumpr :angel:

Comment

Boas,

Após mais umas peças desmontadas..deixo o respectivo registo. Tem coisas boas e coisas menos boas...fico a aguardar a vossa opinião.

Vamos por partes...tenho um estendal de peças pelo chão que me lembra o 3B.

Começamos pelo carreto da distribuição. O bronze está riscado, alias, estão todos por todo o lado como vão ver, e o apoio também tem um risco.

Os bronzes da cames estão riscados, a cames está boa..já a medi e está ok!

Na bomba de óleo, a tampa está ligeiramente coçada, os carretos têm ligeiros riscos à semelhança do corpo da bomba..no entanto, pelas primeiras medições está tudo dentro dos parâmetros..deixo fotos para analisarem.

Confesso que pensei que estivesse bem pior tendo em conta as limalhas.

Relativamente à cambota, as fotos falam por si, e as medições confirmam que está ok. Deixo fotos dos moentes e mancais.

Os bronzes é que sofreram...antes isso!!

Agora o bloco...após desmontar tenho a opinião que não está grande coisa. Está muito comido e não sei ser dará para encamisar...

A olha parece que tem sítios onde deve ter 4 a 5 mm comidos!!!

Fico à espera de uns bitaites da malta!

Fica também uma foto da biela empenada do terceiro pistão.

Então é assim...no geral não está mau...agora depende do bloco...ser der para encamisar sou capaz de avançar com a reparação!!

Comment

Boas, ja se comeu mt pior.....

minha opiniao é 1 tudo testar a cabeça.....a cabeça iria ditar o resto da obra....

faciar a tampa da bomba, eu comprava os carectos, uma vez que o acimentar do carrecto andou.....

encamizar o bloco..pistoes, segme, capas etc .....depois eleminava a borboleta da admissao, e metia acelerador ha

bomba...

é claro um turbo para dentro....

abraço

Comment

isto anda morto [smile rir-se] e esse motorzinho 11b ? [smile rir-se]

um abraço

Comment

[quote author=LENHADOR link=topic=31330.msg112376#msg112376 date=1420947051]
                isto anda morto [smile rir-se] e esse motorzinho 11b ? [smile rir-se]

um abraço
                [/quote]

[smile rir-se] [smile rir-se] Mesmo a calhar a pergunta!! [smile rir-se] [smile rir-se]

Foi fazendo as coisas com calma...não tinha pressa, o BJ não estava parado na garagem!!

Mas eís que este fim de semana foi mesmo bom para quem gosta destas coisas de apertar e desapertar parafusos [smile rir-se] [smile rir-se]

Mais logo deixo a reportagem fotográfica...que é o que a malta gosta...e conto mais um pouco da história!!!

Abraço

Comment

Ora então cá vai..

Como se viu nas fotos anteriores precisava de umas peças para arranjar o 11B, na minha procura por peças acabei por...comprar outro 11B, como o primeiro foi quase dado, tive coragem para investir num segundo.

Assim arranjei um bloco, que já não foi preciso encamisar, só rectificar, e uma biela!

Como já disse antes não tinha grande pressa, portanto só agora no inicio do passado Dezembro levei o material à rectificadora.

Este fim de semana foi da montagem...deixo o registo fotográfico, infelizmente não tão vasto como previa pois foi um trabalho solitário e nem sempre com máquina à mão!!

[img width=800 height=600]http://i.imgur.com/iDo3AxG.jpg[/img]

[img width=800 height=600]http://i.imgur.com/9uKqq4b.jpg[/img]

[img width=800 height=600]http://i.imgur.com/3RZHXkl.jpg[/img]

[img width=800 height=600]http://i.imgur.com/M1jx0A6.jpg[/img]

[img width=800 height=600]http://i.imgur.com/ErVWszL.jpg[/img]

[img width=800 height=600]http://i.imgur.com/4Zf0AnN.jpg[/img]

[img width=800 height=600]http://i.imgur.com/w5cLZUF.jpg[/img]

A bomba injectora foi até ao Alentejo ter com o amigo Rui Alegria que lhe deu uns toques e sobretudo aplicou o LDA, para favorecer a aplicação do turbo!!

Fui lá buscar a bomba e tive o prazer de andar no BJ40 azul e só tenho a dizer...MAQUINÃO!!!

Voltando ao 11B, os injectores estavam meio marados, e como na injecção directa é preciso cuidado...bicos novos!!!

[img width=600 height=800]http://i.imgur.com/YSwLjzM.jpg[/img]

E no final ficou pouco mais do que estas duas últimas fotografias demonstram..

[img width=800 height=600]http://i.imgur.com/KjghOiL.jpg[/img]

[img width=800 height=600]http://i.imgur.com/uYiH11Y.jpg[/img]

Para já, da minha parte está feito!

Visto que pretendo por o turbo e o intercooler (fazer colector de escape e tubagens do IC), num dia destes, o BJ e este motor vão dar uma volta até à TTL para a troca final. [smile rir-se] [smile rir-se]

Abraço

Comment

depois quero ver isso.. [] ao vivo... []

Comment

[quote author=armstrong link=topic=31330.msg112464#msg112464 date=1421101704]
                      depois quero ver isso.. [] ao vivo... []
                      [/quote]

[smile rir-se] [smile rir-se]..claro que sim, tenho falhado em aparecer aí, ainda por cima tão perto que estamos!

depois quando estiver pronto e o tiver por cá passo aí para veres...e matares saudades de um 11B, ligeiramente diferente do teu mas continua um 11B [smile rir-se] [smile rir-se]

Estive com o Rui a falar de ti...parece que também o visitas-te!!!

Abraço

Comment

A trabalhar...
                      X