Para todos aqueles que entram no fórum como visitante, propomos que se registem.
O registo é rápido e dá acesso a muitas funcionalidades que não estão disponíveis de outra forma.
Re: Opinião gerais sobre qualidade de amortecedores!
Meus amigos,
Realmente este tópico é interessante, como tenho uns APV aqui lhes deixo a minha opinião:
Tenho no HDJ100 montados uns APV com reservatório e regulação, na última expedição realizada (Dakar Deser Challenge 2013) participaram “carros” iguais ao meu mas com outros amortecedores, o que tornou fácil o teste comparativo. A malta gosta de comprar/ falar porque o amigo tem ou o amigo do amigo tem e diz que são bons, ou então opta-se pelos mais “in”.
Para quem gosta de “andar” e puxar pelos amortecedores, digo sem problemas que os APV estão anos-luz à frente da concorrência.
O mais caricato foi um caro idêntico ao meu com amortecedores que custaram três vezes mais necessitar de utilizar o meu set up suplente de amortecedores para poder voltar para casa a andar.
Atrevo-me a escrever que no atual mercado nacional não há uma relação preço/ qualidade idêntica aos APV, não é por acaso que a Elisabete Jacinto utiliza APV.
Atenções às molas, também têm um papel importante.
O mais caricato foi um caro idêntico ao meu com amortecedores que custaram três vezes mais necessitar de utilizar o meu set up suplente de amortecedores para poder voltar para casa a andar.
Atrevo-me a escrever que no atual mercado nacional não há uma relação preço/ qualidade idêntica aos APV, não é por acaso que a Elisabete Jacinto utiliza APV.
Atenções às molas, também têm um papel importante.
Cumprimentos
RR
[/quote]
Desculpe a curiosidade, com que molas anda? e qual a marca dos amortecedores do outro carro idêntico ao seu, e que tipo de problema apresentaram?
Desculpe a curiosidade, com que molas anda? e qual a marca dos amortecedores do outro carro idêntico ao seu, e que tipo de problema apresentaram?
Um abraço
[/quote]
As molas que utilizo em expedição são as king Springs HDD, os amortecedores que “morreram” eram uns Öhlins, que problema apresentaram? Quando não há amortecedores não se consegue “andar”.
Atenção, estou a falar de uma utilização muito intensa, com carros muito carregados, andamentos fortes durante 8 ou mais horas, quando não há um bom amortecedor e molas capazes não consegues acompanhar a “caravana dos loucos”, ou então vais num ritmo mais lento caso contrário partes o carro.
Boas Rui,
Li o primeiro comentário, e admito que também fiquei curioso em saber quais os amortecedores que tinham rebentado nessa viagem..
Agora, estava a espera de ouvir muitas marcas menos a Ohlins... Algo se passou, não é de todo normal! Falta de manutenção?
A Ohlins é a marca de eleição no que toca a amortecedores em grande parte das provas, seja velocidade ou resistência... Não é um caso +/- pontual como a Elisabete Jacinto com os APV, que até acredito que um dos motivos para ela os usar, é "mostrar o que é nosso". Não quero com isto tirar mérito aos APV, que pelo contrário, nunca ouvi ninguém a dizer mal, e eu nunca experimentei. E para conseguirem domar umas King HD, tem mesmo que ser bons, aquilo são umas senhoras molas!! [smile rir-se] Agora serem melhores que uns Ohlins, não fico convencido hehehe
Já agora, por curiosidade, sabem-me dizer o preço praticado pelos APV? Por ex de 2" de corpo e com reservatório.
[quote author=Rrui Rodrigues link=topic=31625.msg99868#msg99868 date=1398873754]
As molas que utilizo em expedição são as king Springs HDD, os amortecedores que “morreram” eram uns Öhlins, que problema apresentaram? Quando não há amortecedores não se consegue “andar”.
Atenção, estou a falar de uma utilização muito intensa, com carros muito carregados, andamentos fortes durante 8 ou mais horas, quando não há um bom amortecedor e molas capazes não consegues acompanhar a “caravana dos loucos”, ou então vais num ritmo mais lento caso contrário partes o carro.
Cumprimentos
Rui Rodrigues
[/quote]
Embora a andar ao lado, mas tenho alguns kms com Öhlins, e não tenho ideia que "morram" assim ás primeiras, já quanto a partir olhais...aí a conversa é outra.
Na minha humilde opinião para tiradas longas, com carros carregados e andamentos vivos, a melhor opção é ter 2 por roda, nem que seja um amortecedos mais fraquito, mas ajuda muito ao bom desempenho do principal. Quanto ás molas que usa...estava mesmo a adivinhar que eram essas, boas mesmo...e "casam" na perfeição com Proflex.
Meus caros amigos,
Conforme já mencionado numa caravana com 30 Toyotas com toda ou quase todas as opções de amortecedores existentes no mercado ibérico, não vi um amortecedor com a qualidade dos APV, é a minha opinião.
Aconselho a visitarem o “covil” do Sr. Rui Moreira, lá vão encontrar todas essas marcas “xpto”.
JotaJor:
- Realmente os Öhlins são bons em velocidade, agora para o uso que eu pretendo e dou ao HDJ não quero e não recomendo Öhlins;
- As molas que utilizo para expedições não são HD, são HDD, há grande diferença entre elas;
- Eu paguei pelos meus 350€ + IVA, têm reservatório e regulação (sem regulação é mais barato);
- A Elizabete entra nas provas para ganhar (este ano no África Race pela primeira vez os APV cederam).
Grist:
- Já fiz muita pista em África e olha que nunca senti os amortecedores “cederam”, dois amortecedores por roda é uma asneirada (digo eu []).
Comment