Aviso

Colapsar
Não há avisos ainda.

Reforço Suspensão (Molas Helicoidais) - J4

Colapsar
X

• Filtrar
  • Time
  • Mostrar
Clear All
new posts

Re: Molas elicoidais no BJ40 (reforço)

Percebo e concordo com tudo aquilo que o Samir disse.

Para o sistema de suspensão ser suave e tirar-se partido das vantagens das molas helicoidais é naturalmente necessário remover folhas de molas de origem e ficarem apenas as suficientes para segurar o eixo, senão as duas suspensões a trabalhar em simultâneo a 100% deixam a suspensão colada e a viatura aos pulos.

Retirando folhas de mola, o problema depois passa a ser a torção do eixo (o mesmo problema de colocar as molas por cima do eixo), daí que a solução ideal seria colocar uma barra anti-torção e o menor número de folhas de aço possível.

Contudo, aí seria já uma solução mais trabalhosa e quem tem este trabalho (barra anti-torção com todas as alterações que são necessárias) aproveita e converte a suspensão para 100% helicoidal mesmo com os eixos de origem é possível com algumas alterações.

Se a direcção manual e os travões originais do BJ40 conseguimos "facilmente" atualizar para assitida e discos, respectivamente, a questão da suspensão é um pouco mais complicada, mas chega-se lá...

Abraço
    TOYOTA Land Cruiser FJ40 1978 3B | Demónio da Tasmânia

TOYOTA Land Cruiser BJ40 1980 11B+H55F | Verde Maduro

TOYOTA Hilux Tracker 3.0 2007 | Black Lux

TOYOTA Dyna 150 2.4 1989

Comment

Eu acho que pode funcionar até bastante bem. Tenho uma ideia para o meu 73 com algumas semelhanças, embora com objectivos diferentes. No meu caso, se achar o 73 muito rijo, estou a ponderar uma solução que passa por retirar algumas molas de lâmina e instalar 4 coilover's. A ideia não é minha, "copiei" do Sr. Grilo (que conheço do fórum ASR):

As fotos não são minhas, retirei de www.aventurasobrerodas.com (espero que o Sr. Grilo não se importe! [])

A única dúvida que me assiste é a questão da torção do eixo mas no caso do Sr. José Maria não deverá ser problemático, visto que ele manterá os feixes de molas de origem...

Cumprimentos,
      André Ferreira (o músico da banda FLC)
      "Beards are like boobs. The bigger they are, the longer you stare."

Comment

Boas, tanto quanto sei os coil sao duros...fazem de mola e amortecedor...nao tou a ver o que se ganha juntado ás molas de carroça mais
        dureza... mas ....assim numa primeira ideia nao faz sentido para mim essa alteração...
        os coil teem N de afinações e sao usados normalmente para se ter mais cruzamentos, aliados a uma simplicidade de suspensão conjunto entre suspensão e chaci etc etc etc....
        pelo que tenho percebido tirar partido de uns coil nao é facil....muito menos juntado estes a mais uma suspensão a de origem [:-X]...
        abraço

Comment

[quote author=Jose Maria link=topic=31728.msg52035#msg52035 date=1336584781]

aceita-se opiniões
          [/quote]

Andei uns bons Km´s a traz destas maquina e achei com o peso que tem uma boa solução.

[8)] [8)] [8)] [8)] [8)] [8)] [8)] [8)] [8)]

MD TT
          $$$$$$$$$$$$$$$$ Tenho 3 filhos - 4 BJ40 - 1 BJ45 - 3 corolas - 1 dyna, alguem me dá uma esmola para comer ou um contacto do manicómio $$$$$$$$$$$$$$$$

Comment

Eu não quero tirar razão a ninguem , pois acho que toda a gente deu opinioes correctas para os varios casos , mas como disse o mdtt com o peso que transporta este kzj40 estas molas são uma boa soluçao , e desde já dou os meus parabens a este sr. por este carro e o seu trabalho fantastico , este carro tem tudo só faltão as brasileiras do jjorge [smile rir-se] [smile rir-se] [smile rir-se]

Mestre Zé venha dai essa apresentaçao

abraço Daniel Sardinha

Comment

se for para uma questao de carga pontaual, será que um sistema pneumatico adicionado as alminas de carroça não funcionariam ?

[hmmm] [hmmm] [hmmm] [hmmm]

Comment

[quote author=LENHADOR link=topic=31728.msg54396#msg54396 date=1339953752]
                Boas, tanto quanto sei os coil sao duros...fazem de mola e amortecedor...nao tou a ver o que se ganha juntado ás molas de carroça mais
                dureza... mas ....assim numa primeira ideia nao faz sentido para mim essa alteração...
                os coil teem N de afinações e sao usados normalmente para se ter mais cruzamentos, aliados a uma simplicidade de suspensão conjunto entre suspensão e chaci etc etc etc....
                pelo que tenho percebido tirar partido de uns coil nao é facil....muito menos juntado estes a mais uma suspensão a de origem [:-X]...
                abraço
                [/quote]

Olá companheiro! Então como vão as coisas?

Relativamente aos coilovers, tudo vai depender da dureza das molas! Este carro em particular, do Sr. Grilo, tem molas de 250lbs (o que é bastante pouco) e retirou parte das folhas do feixe original; uma coisa compensa a outra, entendes? E uma certeza que tenho porque conheço o carro em questão é que ficou bem mais confortável e flexível...

Grande abraço atlântico!
                André
                "Beards are like boobs. The bigger they are, the longer you stare."

Comment

[quote author=axf link=topic=31728.msg54424#msg54424 date=1339970906]
                  [quote author=LENHADOR link=topic=31728.msg54396#msg54396 date=1339953752]
                  abraço
                  [/quote]

Olá companheiro! Então como vão as coisas?

Relativamente aos coilovers, tudo vai depender da dureza das molas! Este carro em particular, do Sr. Grilo, tem molas de 250lbs (o que é bastante pouco) e retirou parte das folhas do feixe original; uma coisa compensa a outra, entendes? E uma certeza que tenho porque conheço o carro em questão é que ficou bem mais confortável e flexível...

Grande abraço atlântico!
                  André
                  [/quote]

ola André...tudo ok obrigado...eu sei muito bem que uma coisa compensa a outra !!! no entanto e pessoalmente nao vejo grandes
                  vantagens...mas se amanha mudar de ideias dou a mao... [smile rir-se] ha palmatoria..com um motor b e uns pneus até 33 dentro disso...os eixos la se vao aguentando sem torções...se vale o investimento tambem nao sei...pois existem coil e coil...

abraço

Comment

Já andam a copiar o sistema:

MD TT
                    $$$$$$$$$$$$$$$$ Tenho 3 filhos - 4 BJ40 - 1 BJ45 - 3 corolas - 1 dyna, alguem me dá uma esmola para comer ou um contacto do manicómio $$$$$$$$$$$$$$$$

Comment

Re: Molas Helicoidais no BJ40 (reforço)

Boas, encontrei isto na net, pode servir para alguma coisa, apesar de não ternada a ver directamente com o tópico:

http://fabioferrazdr.files.wordpress...09/molas-i.pdf

abraço escolar
                      SÓCIO FUNDADOR Nº2 Volta-se de todo o lado num TLC! Apresentação do Ovelha Negra Apresentação do Porky's

Comment

A trabalhar...
                      X