Aviso

Colapsar
Não há avisos ainda.

Reparação de radiador BJ73

Colapsar
X
 
  • Filtrar
  • Time
  • Mostrar
Clear All
new posts

    Reparação de radiador BJ73

    Venho pedir a ajuda dos entendidos sobre o problema do meu radiador. Eis a questão:

    no meu BJ73 VM4 (apresentação no sítio devido) descobri que tenho uma fuga jeitosa que se vê a pingueira. Deve aguentar cerca de uma semana até ter de encher o depósito de novo. Como de mecânica percebo zero, apenas calculei que sendo um radiador de circuito aberto, que seria normal o nível do líquido do depósito variar. Daí que ia vendo de vez em quando e ocasionalmente enchia. Também não era carro do dia a dia, por isso não estava muito atento. Agora como faço pequenas voltas diárias em estrada notei que tenho mesmo uma fuga. Vê-se a pingar por baixo.

    Como os €€€ não abundam para quase ninguém e eu tenho de resolver aquilo, queria saber qual a melhor solução para o reparar e onde. Já pedi um orçamento e disseram-me que é necessário, para um valor mais aproximado, desmontar para ver. Porém, falaram-me na ordem dos 300€ (aiiiiiii!!!!), porque é preciso desmontar e mandar reparar numa casa de radiadores.

    Sou da Margem Sul (Pinhal Novo) e felizmente nunca tive problemas de aquecimento do motor. É mesmo pela fuga que quero estancar. Todas as dicas que me puderem dar são extremamente bem-vindas.

    Obrigado

    #2
    Re: Reparação de radiador BJ73

    Olha que esses 300€ se for com radiador reparado vale bem a pena.


    [] [] [] [] [] [] [] []

    Atenção que essas maquinas tem tendencias a ter dores de cabeça, quanto melhor arefecer o circuito da água melhor




    MD TT
    $$$$$$$$$$$$$$$$ Tenho 3 filhos - 4 BJ40 - 1 BJ45 - 3 corolas - 1 dyna, alguem me dá uma esmola para comer ou um contacto do manicómio $$$$$$$$$$$$$$$$

    Comment


      #3
      Re: Reparação de radiador BJ73

      Boas druidmars,

      Não consegues postar umas fotos do sítio da fuga [:P] sempre se consegue perceber melhor a coisa e dar possiveis formas de resolver []

      Abraço visual
      KZJ95 - 1997 - Black Rhino / Clube FLC Sócio N.º 57

      Comment


        #4
        Re: Reparação de radiador BJ73

        Dado que está tudo montado e que é difícil ter ângulo para fotografar, isto é o melhor que consigo:

        na 1ª foto percebe-se que a fuga vem do canto inferior esquerdo do radiador (por muito vago que isto possa ser). Por baixo do radiador há uma espécie de uma esponja/almofada. Isto é normal?

        na 2ª, vêem-se as fugas por onde há buracos, na chapa que protege o radiador.

        Abraço e obrigado pela ajuda,
        Marcelo

        Comment


          #5
          Re: Reparação de radiador BJ73

          Circuito aberto? Nada disso, esse circuito é fechado!

          Relativamente ao preço, olha que esse valor já dá para montar um ninho novo...



          Abraço,
          André Ferreira
          "Beards are like boobs. The bigger they are, the longer you stare."

          Comment


            #6
            Re: Reparação de radiador BJ73

            [quote author=axf link=topic=31751.msg54156#msg54156 date=1339546378]
            Circuito aberto? Nada disso, esse circuito é fechado!

            Relativamente ao preço, olha que esse valor já dá para montar um ninho novo...



            Abraço,
            André Ferreira
            [/quote]

            Tens alguma sugestão concreta? Agradeço qualquer ajuda. Como não há € vou andando sempre atento e a repor a água que perde...

            Comment


              #7
              Re: Reparação de radiador BJ73

              boas.

              uma vez q nao a guito tira isso para fora,

              vais aí a uma oficina qualquer e soldas isso a estanho já aguenta mais alguns tempos (ou o resto da vida) [smile rir-se] [smile rir-se]

              abraço

              Comment


                #8
                Re: Reparação de radiador BJ73

                [quote author=druidmars link=topic=31751.msg54162#msg54162 date=1339569274]
                Como não há € vou andando sempre atento e a repor a água que perde...
                [/quote]


                Quanto mais água repões mais calcario e outras impurezas estás a meter dentro do motor.


                [] [] [] []


                Podes poupar uns trocos agora mas depois vai gastar uma fortuna.



                [8)] [8)] [8)] [8)] [8)] [8)]



                MD TT
                $$$$$$$$$$$$$$$$ Tenho 3 filhos - 4 BJ40 - 1 BJ45 - 3 corolas - 1 dyna, alguem me dá uma esmola para comer ou um contacto do manicómio $$$$$$$$$$$$$$$$

                Comment


                  #9
                  Re: Reparação de radiador BJ73

                  O meu estava rachado junto a um apoio e a reparação (levar lá o radiador desmontado não chegou a 100€) Também foi varejado para limpar e pintado.
                  300€ dá para meter aí um radiador maior e mais recente dum furgão ou assim. Tens é de inventar um bocado nos apoios.

                  Comment


                    #10
                    Re: Reparação de radiador BJ73

                    Por €300 não é preciso andar com adaptações, levas o radiador a uma boa casa de radiadores e eles trocam-te o ninho por um de aplicação directa, igual ao teu ou até maior, conforme queiras. Mesmo que não queiras gastar tanto levas lá o radiador, eles abrem e se tiver reparação ficas desenrascado (não gastes mais de €100 nisso).

                    Se és da margem sul tens uma casa muito porreira no Laranjeiro, a Radiadores Sultejo. Foi lá que meti um ninho de cobre com capacidade superior no meu KZJ95 e ficou-me exactamente em €300. Mas casas dessas não faltam!

                    Abraços,
                    André
                    "Beards are like boobs. The bigger they are, the longer you stare."

                    Comment

                    A trabalhar...
                    X