Aviso

Colapsar
Não há avisos ainda.

Calor excessivo no compartimento do motor

Colapsar
X

• Filtrar
  • Time
  • Mostrar
Clear All
new posts

Calor excessivo no compartimento do motor

Penso que não existe tópico semelhante e precisava de resolver a situação.

Adaptei, com a ajuda do JorgitoBJ, um kkk14 no meu BJ40 de 2ª geração e o resultado é fantástico, parece outro carro com um desenvolvimento muito mais rápido, etc. O problema é que me aquece acima dos 80km/h, além disso o compartimento do motor fica numa temperatura muito alta e o Turbo está praticamente colado ao capô. Ainda não montei o radiador de óleo que era para ver a diferença, mas penso que devia tentar baixar a temperatura á volta do Turbo, pois assim acaba por aquecer toda a tubagem e consequentemente o motor. Será que o problema é outro ou há alternativas para ventilar ou mudar o local do turbo de modo a melhorar a situação?
    Se me puderem ajudar....
    Nuno Jesus
    (NJ)
    O meu BJ40:
    http://www.clubeflc.com/vb/forum/gar...40-1982-camelo

Re: Calor excessivo no compartimento do motor

Boas NJ,

Aquece o cofre do motor, aquece o motor (acima dos 80), ou ambos?

Se o motor aquece, deves rever o circuito de refrigeração. Bomba de água, tubagens e radiador. Podes ter o radiador parcialmente entupido. []

O radiador de óleo será uma aposta a considerar! []

abraço em consideração
    SÓCIO FUNDADOR Nº2 Volta-se de todo o lado num TLC! Apresentação do Ovelha Negra Apresentação do Porky's

Comment

Boas netcruiser, o compartimento aquece sempre, pois o turbo faz com que aconteça isso mesmo. claro que numa viagem mais longa ou se "apertar" um bocado acima dos 80 ele aquece no motor também. no motor eu penso que com o radiador vai resolver mas á volta acho que devia ter um isolamento e ventilação na zona do turbo, não? é que assim acaba por aquecer o tubo turbo/admissão e o resultado é posterior aquecimento do motor (em viagens longas, claro). Também vou ver o radiador, embora ele tenha sido limpo á 3 anos, vamos ver! mas se houvesse ideias para ventilar o motor....
      O meu BJ40:

Comment

Bom,

o cofre do motor vai estar sempre quente, pelo calor irradiado pelo radiador e pelo proprio motor. O caracol de escape, vai sempre irradiar calor, o que se traduzirá em mais calor dentro do cofre do motor.
        Em deslocação, as massas de ar que entram pela grelha, irão sempre renovar o ar dentro do cofre do motor.

Julgo que isso não é preocupante. Importante é o motor não aquecer, para além do normal. É aí que te deves centrar.

Ora, para arrefecer o motor tens o circuito de refrigeração, que convém estar em bom funcionamento e o permutador de óleo, que é aquela tampa de aluminio, do lado direito do motor, onde fica pendurado o filtro do óleo e onde saiem os tubos de óleo para a bomba de vácuo dos travões (parte de trás do alternador)
        Podes acrescentar um radiador de óleo do género deste:

abraço quentinho
        SÓCIO FUNDADOR Nº2 Volta-se de todo o lado num TLC! Apresentação do Ovelha Negra Apresentação do Porky's

Comment

Esse radiador é excelente, o que tenho não tem nada a ver, é muito mais largo. Ando a pensar em alterar a posição do turbo metendo-o ao lado do motor logo abaixo do colector de escape, só não sei se posso rodar o corpo do turbo para o óleo ficar a entrar e sair na vertical. em seguida faço uma protecção por cima para o ar quente não subir muito e ser dirigido para trás com o ar que vem da ventoinha. Enfim, lá para Dezembro deve andar outra vez!! []
          Abraço
          NJ
          O meu BJ40:

Comment

Boas,

Podes rodar o core do turbo em relação ao caracol de escape e admissão:

Basta desapertares estas chapinhas:

E rodas para a posição que queres. Atenção á saída do óleo (drenagem) do core. Deve ficar virada para baixo, para o óleo cair por gravidade.

Cuidado para não danificares as alhetas das turbinas.

abraço simples

Comment

[quote author=NJ link=topic=31806.msg53435#msg53435 date=1338558079]
              .... Ando a pensar em alterar a posição do turbo metendo-o ao lado do motor logo abaixo do colector de escape, só não sei se posso rodar o corpo do turbo para o óleo ficar a entrar e sair na vertical. em seguida faço uma protecção por cima para o ar quente não subir muito e ser dirigido para trás com o ar que vem da ventoinha. Enfim, lá para Dezembro deve andar outra vez!! []
              Abraço
              NJ
              [/quote]

Eu nunca gostei dos turbo muito levantados por isso repara no meu:

Como fiz a minha aplicação com o motor fora ficou ligeiramente recuado, quando mudei o turbo de motor alterei a falange para ficar mais a frente.

O aspecto final:

MD TT
              $$$$$$$$$$$$$$$$ Tenho 3 filhos - 4 BJ40 - 1 BJ45 - 3 corolas - 1 dyna, alguem me dá uma esmola para comer ou um contacto do manicómio $$$$$$$$$$$$$$$$

Comment

Está muito bom mesmo, era nisto que estava a pensar, apenas tenho de fazer a curva desde o colector e depois adaptar o escape.
                Obrigado pela partilha MDTT e netcruiser.
                Abraço turbinado [smile rir-se]
                NJ

O meu BJ40:

Comment

Existem soluções para tirar o calor de dentro do compartimento do motor. E a ideia é muito boa por varias razões.

O que se usa em competição, é uma fita de um material muito resistente ao calor enrolado no coletor e no turbo.

tem 2 problemas para nós. 1º, tem de se tirar o coletor para fazer o serviço cá fora. 2º, não gosta muito de água...

Ao isolares os coletores, o efeito é o seguinte: Menos temperatura debaixo do capot e ainda, mais importante, ao aumentar o calor dos gazes de escape, diminui a densidade dos mesmos, fazendo com que seja mais fácil expulsá-los.

Comment

Essa dica do Hugovsky, também é uma solução. Revestes a linha de escape com termotape, que isola o calor dentro da mesma.
                    A termotape isola o calor e com o aumento de calor dentro da linha de escape, baixas a pressão e os gases são muito mais facilmente expulsos.

Resta saber o preço da fita ao metro [:-[ [:-[

Abraço técnico

Comment

A trabalhar...
                    X