Aviso

Colapsar
Não há avisos ainda.

Motor B

Colapsar
X

• Filtrar
  • Time
  • Mostrar
Clear All
new posts

Motor B

[quote author=Green link=topic=311.msg236#msg236 date=1139429958][/quote]
    Motor B

Caracteristicas técnicas:

Bloco: Fundição
    Nº Cilindros: 4 em linha
    Diametro cilindros: 95.0 mm
    Curso pistão: 105.0 mm
    Cilindrada: 2977 cc
    Taxa de compressão: 21.0
    Potência máxima: 85 HP@3600 rpm
    Binário máximo: 20.0 Kgm@2200 rpm

SÓCIO FUNDADOR Nº2 Volta-se de todo o lado num TLC! Apresentação do Ovelha Negra Apresentação do Porky's

Re: Motor B

Boas!
    Tenho um colega, que apesar de andar a teimar para q ele se junte a nós aqui no forum, ele ainda n o fez o seu registo.
    Ele tem um Land Cruiser BJ40, com o motor B.
    Mas há coisa de 2 semanas ele teve um problema no carro.
    Esteve-se a medir a compressão e um dos cilindros não tem a mesma compressão, pelo que ele ficou logo lá no mecânico.
    Epá, mas o moço agora anda um pouco aflito com as conversas que o mecanico lhe fez... porque o homem ainda nem lhe abriu o motor para ver aquilo... para além da despesa que poderá sair dali...
    Não é duvidar das pessoas, mas a verdade é que nem eu me importava de saber se é mesmo assim ou não.
    Nunca se sabe qd me poderá aparecer à porta a mesma situação. (Deus queira q não...)
    A perguntas que eu faço são, nesta situação do cilindro ter menos compressão do que os restantes, poderá ser:

1 - O cilindro estar agarrado?
    2 - Será que se for colocado a trabalhar um pouco mais de tempo aquilo vai ao sitio? (Eu pessoalmente, acho que já não vai ao sitio e arrebenta com o resto!)
    Estando o cilindro agarrado tem de ser trocado!
    3 - Mas a ser trocado, têm de ser os 4 cilindros, certo?
    4 - E o bloco, não terá de levar alguma rectificação? Tanto o bloco, como a cabeça...
    5 - E a junta da cabeça, não deveria estar tb algo danificada (esta especialmente, lembrei-me eu de perguntar, pq o mecanico nisto nem falou...)?

CumprimenTTos!!!
    Land quê?? Ahh... Land Cruiser!!!

Comment

Boas,

Não sou muito entendido no assunto, mas se falas em taxa de compressão diferente desde que não seja zero (piston furado ou algumas das valvulas bem lixadas), ele não há-de estar agarrado. Isto se o motor trabalha.
      A meu ver se a taxa de compressão está mais baixa, pode ser devido a segmentos danificados (gastos ou partidos), camisa do cilindro danificada ( só compras o kit das 4), ou outra coisa que me scape ou não saiba mesmo!

Mas espera por outras opiniões que existem aí uns tipos porreiros que são uns mecânicos autênticos. ;D

abraço técnico
      SÓCIO FUNDADOR Nº2 Volta-se de todo o lado num TLC! Apresentação do Ovelha Negra Apresentação do Porky's

Comment

Agarrado não esta , pois caso estivesse não trabalhava.

Estamos a falar de que valores de pressão de compressão?

O motor já não é novo, é normal haver algumas diferenças nos 4 cilindros, devidas a várias causas.

O fabricante indica para o motor B:

- Diferença maxima entre 2 cilindros: 2 bar.

- Valor óptimo de pressão de compressão : 30 bar a 250 rpm

- Valor mínimo de pressão de compressão: 20 bar a 250 rpm

Como já foi referido, a menor pressão de compressão num dado cilindro, pode dever-se a vários factores, um maior desgaste dos segmentos / Piston, camisa ovalizada, camisa danificada, ou mesmo até a uma valvula que não esteja a fechar bem, seja por má afinação seja por deficiente contacto com a sua sede.

Qual foi o problema que teve no Jipe?

Comment

Bem, ele trabalhar, trabalha... mas fazia um barulho do tipo assim uma "batida" e foi isso é que nos fez ir ao mecânico, não fosse o trabalhar dele rebentar ou estalar a cabeça... (pensámos nós...)

O mecanico mediu a compressão (infelizmente não memorizei o valor), mas ele disse que era inferior ao dos outros 3 cilindros.

Agora a consequencia da menor pressão de compressão num dado cilindro, poder ser por um maior desgaste dos segmentos/piston, a camisa estar ovalizada ou danificada, até à valvula que não esteja a fechar bem... e terminar por uma má afinação ou deficiente contacto com a sua sede... aí ja me ultrapassa!

Estou para ver a cara do homem qd lá formos hoje ao fim do dia...

Comment

Convem ver o porquê dessa batida...

podem ser vérias coisas.

Comment

O homem é que disse que poderia ser o cilindro um pouco agarrado...
              Mas com aquilo que ja se escreveu aqui, deixa-me um pouco na duvida, porque ele trabalha...

Comment

boas, convem nao andar mais sem ver bem o problema...

as batidas nesses motores normalmente sao mau sinal...pré cameras da injeçao rachadas...com o trabalhar do motor e como estao

rachadas..partidas, fazem o barulho tipo biela...

batidas podem ser biela, valvula, pré cameras injeçao....qualquer um destes trabalhos é preciso tirar a cabeça...e ai ja se percebe

melhor...se nao for por ex um martelo largo...penso eu estar pronto para ser aberto...

isto sao meros palpites..so abrindo o B ;D
                abraço

Comment

Bem, após mais uma ida ao mecanico, mais algumas informações!!!

A diferença de pressão do tal cilindro era cerca de metade, em que se 3 cilindros tinham cerca de 20 bar, o 4º tinha cerca de 10bar de pressão.

Após tudo isto, o rapaz lá se decidiu e pediu para o mecânico abrir o motor!

E a 1ª previsão dele como que parece que batia certo. O cilindro com a menor compressão apresentava um pequeno agarranço...

Viu-se a cabeça, nas válvulas estava tudo bem, mas a junta da cabeça estava ligeiramente queimada, mas que foi substituída e a cabeça levou uma ligeira rectificação, para alem de um kit novo de juntas de descarbonização e nova montagem da cabeça.

Montou-se tudo e o barulho continuava.

Retiraram-se os injectores para testar e o que era do cilindro com menor compressão, também não estava a trabalhar muito bem. Levou uma afinação pelas anilhas, e foi montado novamente.

Agora o mecânico já o pôs a trabalhar (mas nós não estávamos presentes!), e diz que o barulho continuava a existir.

Ele diz que agora vai fazer um teste de o colocar a trabalhar e andar com ele uns 3 ou 4kms, a ver se aquilo vai ao sítio e depois voltar a medir a taxa de compressão dos cilindros.

As perguntas que eu faço são:

- Será que é isto que ele deve fazer, e será que não vai rebentar com o resto?
                  - Será que é necessário mudar os cilindros, camisas, os segmentos e já agora, rectificar o bloco também?
                  - Será que não deveria ser feita uma reparação total do motor? Assim ficaria como novo…
                  - Será que não ficava mais em conta a aquisição de um novo motor (apesar de tb ter os seus riscos)?

CumprimenTTos!!

Comment

boas, a 1 asneira foi nao abrir o resto do motor, quando detectaram que nao havia defeitos.. na cabeça

era de prever que estavam para baixo dela...depois enquanto se prepara a cabeça os inectores vao á revisao...

ele nao parte o motor..nem que fize-se 1000 klm a nao ser que a bomba de oleo nao esteja de saude...

comprar outro motor é sempre um risco...a nao ser que tenhamos confiança de onde vem...e nada nos dá certezas de que mais tarde tipo

um ano, nao esta igual ao nosso...tudo pode acontecer, e quem vende nem sempre é culpado !!! se as camisas nao tiverem ovalizadas

despolindo com pistoes novos e segmentos e capas..fica bom !! nestas reparaçoes mais a fundo convem reparar a bomba de oleo..

melhor é abir e reparar tudo logo como deve ser !!! sai mais caro ao inicio, mas a pensar num futuro é um descanço..

abraço

Comment

A trabalhar...
                    X