Aviso

Colapsar
Não há avisos ainda.

Termostatos KZT / KZTE

Colapsar
X
 
  • Filtrar
  • Time
  • Mostrar
Clear All
new posts

    Termostatos KZT / KZTE

    Boas,

    para quem tem um KZJ 70 e procura um termostato com temperatura de abertura inferior, podera optar pelo termostato do KZJ 95 com caixa automática e comum a outros modelos.



    KZJ70 ---------> Termostato 82ºC - totalmente aberto 95ºC (90916-03118)


    KZJ95 ATM ---> Termostato 76 ºC - totalmente aberto 90ºC (90916-03119)

    #2
    Re: Termostatos KZT / KZTE

    Quem é amigo, quem é? []

    andry, cheira-me que um dia este tópico te vai ser útil. []

    abraço impecável

    SÓCIO FUNDADOR Nº2 Volta-se de todo o lado num TLC! Apresentação do Ovelha Negra Apresentação do Porky's

    Comment


      #3
      Re: Termostatos KZT / KZTE

      Boas,

      Excelente informação Green [huhuhuh] [huhuhuh] [huhuhuh]


      será ilusão de optica ou o termostacto do meio tem o diametro inferior? suponho que seja do KZJ70, correcto?


      Estive a ver no Toyodiy e o codigo que lá dá para o termostacto do KZJ70 é (90916-03097)

      Será que o primeiro que metes não será do KZJ95 MTM ???



      Netcruiser, se soubesse deste pormenor certamente que não teria comprado o termostacto que comprei [:-\]


      Apesar de ainda não ter colocado no meu topico, pois ando apertado de tempo, o meu KZT aqueçe e umas das coisas que quando testei o tesmostacto dentro de água fiquei com a ideia que abria muito pouco en relação a outros termostactos que já á testei.

      aqui uma fotos com a água a ferver:

      as fotos não dão para ver muito bem, mas dá para ter uma ideia!

      esquerda= usado ; direita = novo





      aBJraços TT
      Sócio Fundador nº 3

      http://www.bj40s.com/index.php?optio...&Itemid=55

      www.edito.pt

      Comment


        #4
        Re: Termostatos KZT / KZTE

        Amigos, isso é um engano. Pelo menos no nosso clima. 76º é mesmo muito pouca temperatura e vai aumentar significativamente o desgaste dos componentes sujeitos à fricção. Contrariamente àquilo que possam pensar, em vez de prevenir estaladelas na cabeça pode de facto contribuir para a sua formação, permitindo mudanças bruscas de temperatura no bloco / cabeça.


        Abraços
        "Beards are like boobs. The bigger they are, the longer you stare."

        Comment


          #5
          Re: Termostatos KZT / KZTE

          Hummmm [:-\]

          Abraço confuso
          SÓCIO FUNDADOR Nº2 Volta-se de todo o lado num TLC! Apresentação do Ovelha Negra Apresentação do Porky's

          Comment


            #6
            Re: Termostatos KZT / KZTE

            O meu instructor d mecânica disse-me k (pelo menos aqui no Algarve e d verão) podia-se andar sem termoestato...
            Ex-UMM Alter Turbo
            Ex-BJ73 VM
            Ex-BJ73 3B
            Ex-Patrol GR Y60
            Ex-HJ60
            Ex-4Runner
            Actual BJ73 3B
            Actual KZJ95

            Comment


              #7
              Re: Termostatos KZT / KZTE

              É páhhhh, [:-\]

              isso não é bem assim. Um motor é construido e pensado para trabalhar a quente e as dilatações dos vários elementos estão todas previstas.

              As folgas são previstas para que as ligas dilatem e cada componente fique justo em quente.

              Um exemplo visível para quem já teve um pistão na mão, com os segmentos montados é o fecho dos mesmos. A frio o anel (segmento) nunca fecha e fica com uma folga nas pontas de cerca de 1 mm. Essa folga é suposta não existir com o motor quente (leia-se temperatura normal de funcionamento). Agora se lhe tirarem o termostatto que folga terão os segmentos?? [hmmm]
              Neste caso isso provoca desgastes anormais e aumento de consumos de combustível e até de óleo.

              Agora o que pensar em todos os componentes de fricção e contactodo motor. [chocadoo]
              cambota, moentes, capas de biela, cavilhas, pistões, camisas, valvulas etc etc

              abraço lógico
              SÓCIO FUNDADOR Nº2 Volta-se de todo o lado num TLC! Apresentação do Ovelha Negra Apresentação do Porky's

              Comment


                #8
                Re: Termostatos KZT / KZTE

                Correcto, Pedro. Só não está certa a dimensão das folgas, 1mm é um grande exagero, a folga entre pontos para os segmentos num motor diesel anda por volta de 2 ou 3 décimas de mm! Tens que te lembrar de que quando vês o pistão cá fora os segmentos (que fazem de mola) abrem; para medir esta folga tens de introduzir o segmento no cilindro.


                Abraços
                "Beards are like boobs. The bigger they are, the longer you stare."

                Comment


                  #9
                  Re: Termostatos KZT / KZTE

                  Quanto mais constante a temperatura, melhor. Também penso assim. Agora, o green é capaz de ter razão. Ter o termostato todo aberto mais cedo, é capaz de ajudar um pouco. Li ou vi não sei aonde, aqui à uns anos, que havia um projeto para controlar a temperatura do motor de forma electrica, para que não variasse e estivesse o mais possivel perto do limite superior. As vantagens era melhor perfomance, duração e consumo.

                  Já que estamos a falar em calor, e fugindo só um pouquito ao tópico (desculpa green), tenho andado para meter daquela fita de calor nos coletores. Aquilo sim, ajuda duas vezes. Tira o calor de dentro do capot e ainda ajuda os gases a sair mais depressa.

                  Comment


                    #10
                    Re: Termostatos KZT / KZTE

                    [quote author=Infrnl_Crusr/JBatista link=topic=32071.msg59294#msg59294 date=1346824341]
                    O meu instructor d mecânica disse-me k (pelo menos aqui no Algarve e d verão) podia-se andar sem termoestato...
                    [/quote]

                    Tu já tives-te uma má experiencia de andar sem temoestacto, é preciso ter muita atenção que os termoestacto duplo não se podem tirar.

                    Há um pequeno ajuste no termoestacto para que fique a funcionar muito melhor

                    [:-X] [:-X] [:-X] [:-X] [:-X] [:-X] [:-X] [:-X] [:-X] [:-X] [:-X] [:-X] [:-X] [:-X] [:-X]




                    MD TT
                    $$$$$$$$$$$$$$$$ Tenho 3 filhos - 4 BJ40 - 1 BJ45 - 3 corolas - 1 dyna, alguem me dá uma esmola para comer ou um contacto do manicómio $$$$$$$$$$$$$$$$

                    Comment

                    A trabalhar...
                    X