Aviso

Colapsar
Não há avisos ainda.

Futuro membro se tudo correr bem ;)

Colapsar
X

• Filtrar
  • Time
  • Mostrar
Clear All
new posts

Re: Futuro membro se tudo correr bem

[quote author=prosatanos link=topic=32157.msg68080#msg68080 date=1357349599]
    Boas!
    Espero que já tenhas o teu TLC [smile rir-se].
    Uma vez mais vejo as pessoas a dizerem mal do motor vm sem saberem o que realmente é mau no motor...
    Eu tenho um bj73 com motor vm de 4cilindros. Ao fim de meio ano de utilização, começou a verter água... por onde???? por detras do quarto cilindro... Como é uma zona muito incessivel, decidi levantar o motor: verifiquei que a fuga era pela junta da cabeça.
    Desmontei o motor todo (com ajuda do Mestre Sogrinho), estudei a engenharia dele e o porquê de esses motores terem dado problemas sempre no quarto cilindro!
    Então é assim: o motor tem quatro cabeças individuais e uma junta comum (alguns têm juntas individuais) e o grande defeito consiste no aperto das cabeças: os calços que se encontram no primeiro e quarto cilindros têm um área de contacto de aperto nas cabeças muito pequena, o que provoca um "esmagamento" do aluminio das cabeças criando folgas e vibrações que se transformam em desgaste da junta (que também é em metal). Os pernos que apertam as cabeças também deviam ter uma rosca mais fina criando maior flexibilidade. Os engenheiros da casa (1 mecânico, 1 electrotécnico e 1 químico (eu)) estudaram, desenharam e construiram novos calços com maior área de aperto nas cabeças. Alterou-se ainda os pernos que apertam os balanceiros que controlam as válvulas e apertam as tampas das cabeças, furando as cabeças a 14,00 mm em vez dos 12,00 originais e apertou-se tudo a 15,00kgf com novo aperto ao fim de 1000km. Com tudo isto montado, a reparação custou-me exactamente 80.00€ (o preço da junta, filtro de óleo, óleo e anti-congelante). As cerca de 35 horas de trabalho, o torno mecânico e outros metais está tudo ali em casa...
    Sei que poucos são os proprietários com possibilidade deste tipo de procedimentos e estas reparações custam milhares de euros numa oficina... por isso a má fama!!!!
    Penso ter motor para uns anos sem problemas... De facto este é um bom motor mas tem defeito de aperto das cabeças acentuado pelo facto de serem de aluminio!
    Sinceramente acho que a maior parte das pessoas que dizem "nem pintados" exageram um pouco, pois há muitos motores desses que nunca precisaram de ser abertos!
    Quando se compra um carro destes sem se conhecer de onde vem... temos que assumir os riscos. Eu assumi e estou muito feliz por o ter ali na garagem! Só a titulo de curiosidade já o carreguei com mais de 900kg e mais uns 450kg a reboque, atravessei a serra da estrela (tremenda subida pela covilhã) num dia muito quente: 2ª - 3ª e nada de aqueciementos nem quaisquer problemas. hhhááá: e com AC ligado!! média de consumo: 14-15L/100km.

Maiores cumprimentos
    [/quote]

gostei de ler...quase que diria que era o Gonsalo .F. [smile rir-se] a escrever.... [smile rir-se] nunca se sabe.....

no entanto o motor nao presta....se presta-se ninguém os tirava.... e nao prestam pelos motivos que acima voçe menciona....

em tempos, o cajo gr artista de Coimbra doente de land rover, chegou a essa mesma conclusão....eu pessoalmente em todos

os vm que tive, mal davam problemas retirava-os e dava lugar a outros..... nunca vi pessoalmente performance nesses motores

talvez porque ja os comprava cansados...e mesmo desafinados, "entenda-se" mais gasol e turbo....nao agradaram...e as

temperaturas....subiam em flexa....mas isso sao quase todos....reparei um motor desses por teimosia do dono, isto ha 10 anos

atras...foram 4 mil euros....nos primeiros 70 klm partiu uma mola de valvula....portanto pistao nas coves...etc...só se eu anda-se

com uma lupa a reparar o motor a detectar futuras fissuras...que dariam lugar a problemas graves....depois durou 150 mil....

o vm cl ainda se come...o de 5cl nem ve-lo....gostei de ler o seu topico, e principalmente porque nesta casa o lema sempre foi

entre muitos a partilha e o conhecimento.....OBRIGADO

quanto ao negocio, preço parece me bem, mas preferia compra um 73 3b, e depois comprar uns eixos do vm...

esse 73 parece mal usado e cansado....penso mesmo que e nao querendo estragar o negocio.... que é barato na compra

e depois facilmente chega com reparações a um valor dentro de um em melhor estado, ou mesmo aos 3b....

tendo so 2000 euros para comprar um jipe, preferia esperar mais alguns meses.....e comprar uma base melhor...

abraço e boa sorte....

Comment

Boas!
      Respondendo ao caro Lenhador, não sou o Gonçalo; o meu nome é Paulo.

O meu sogro tinha como viatura de trabalho um bj73 3B, o qual foi embora com 700.000 km sem nunca ter sido aberto o motor (ainda está a venda por 3000€!!! numa sucata que não vou dizer qual), mas o resto da mecânica já estava toda alterada porque de uma forma ou outra já tinha partido ou desgastado. Maior problema encontrado nesses modelos era o sistema de travagem: aquilo travava muito mal e por isso também se alterou...
      o meu tem agora 130.000 e ja necessitou intervenção... O "Mestre Sogrinho" chegou a ver motores abertos com 15000km, no entanto há outros (e eu sei de alguns) que nunca deram problemas...

Quanto ao meu caso, com estas alteraçoes estou confiante... Nao me parece vir a ter problemas tão cedo. quanto a aquecer... não percebo pois o sistema de refriferação é bem dimensionado desde que não lhe falte liquido... também passa pelo dono saber ver "os gemidos" da máquina.
      Mas acho um pouco exagerado (embora compreenda) a substituíção imediata do motor, que tal como descreve foi, e é, a solução encontrada por muita gente.
      Maiores cumprimentos

Comment

[quote author=prosatanos link=topic=32157.msg68215#msg68215 date=1357500354]
        Boas!
        Respondendo ao caro Lenhador, não sou o Gonçalo; o meu nome é Paulo.

O meu sogro tinha como viatura de trabalho um bj73 3B, o qual foi embora com 700.000 km sem nunca ter sido aberto o motor (ainda está a venda por 3000€!!! numa sucata que não vou dizer qual), mas o resto da mecânica já estava toda alterada porque de uma forma ou outra já tinha partido ou desgastado. Maior problema encontrado nesses modelos era o sistema de travagem: aquilo travava muito mal e por isso também se alterou...
        o meu tem agora 130.000 e ja necessitou intervenção... O "Mestre Sogrinho" chegou a ver motores abertos com 15000km, no entanto há outros (e eu sei de alguns) que nunca deram problemas...

Quanto ao meu caso, com estas alteraçoes estou confiante... Nao me parece vir a ter problemas tão cedo. quanto a aquecer... não percebo pois o sistema de refriferação é bem dimensionado desde que não lhe falte liquido... também passa pelo dono saber ver "os gemidos" da máquina.
        Mas acho um pouco exagerado (embora compreenda) a substituíção imediata do motor, que tal como descreve foi, e é, a solução encontrada por muita gente.
        Maiores cumprimentos
        [/quote]

Boas, eu vivo numa ilha, estas 9 ilhas VIVIAM do trabalho manual pesado..... []

aqui um 3b ou um b fazia 500......750 mil klm, um vm fazia com sorte 150 mil klm......

quando retirava motor vm, e metia 3b, valorizava a venda logo centenas grandes.....as vezes as nossas opiniões sao

influenciadas sem querer.........vivemos em diferentes partes do mundo..... [] perto mas mt diferente....

dai que tal como em angola nao querem turbos, aqui era assim também, e era preciso força e fiabilidade e b e 3b eram REIS

os vm era apropriados para ir ha missa e as compras..... [] esses fizeram 150 mil....

nao conheço pior clima no mundo como este para apodrecer carros etc etc...nao conheço gente mais bruta a andar de carro a nao

ser os USA....estradas isto no tempo deles, eram grande parte terras batidas....caminhos de cabra e algum cimento com alcatrão...

depois a toyota com tanto motor de sonho...opta por por uma ***** italiana.....politicas.....

só dar mais uma axega na minha opiniao.... [smile rir-se]

abraço []

Comment

Boas!
          Realmente não se percebe como é que a toyota se meteu em motores que não eram deles... principalmente motores não testados... quando tinham tantos que era só alterar algumas coisas por causa da exagerada poluíção e consumo que os japon's faziam... realmente é como diz: politicas! mas que prejudicaram a marca!!

No entanto, não posso deixar de referir: cuidado com a expressão "trampa italina", e isto porque aqui em casa se compraram os seguintes veículos italianos (sempre novos):
          - fiat uno 1000 de 1985 (supostamente um cancro) esteve 6 anos aqui em casa e a unica reparação extra que alguma vez levou foi quando a minha mana o esfregou num monte de pedras!
          - Fiat Ducato Maxi (2.5 tdi) em casa desde 1994: reparaçõe extras ao normal foi um vidro da frente partido (que na altura custou 200 contos), uma pintura geral (o tecto estava todo descascado), um carreto de transmissão que realmente desgastou anormalmente e uma reparação num elevador do vidro do condutor. Também partiu o apoio de suspensão da frente (esquerdo). Para 18 anos não é mau...
          - Fiat linea 1.3 td em casa desde 2009: tem quase 80000 e ainda nada de reparações...
          - Fiat Dobló 1.3 tb em casa desde 2010, tem 76000 e ainda nada de reparações...
          bem, já que estou numa de descrição das máquinas da casa, continuo:
          França:
          - Peugeot 206 1.9D em casa desde 2001: 207.000 e a reparação mais grave foi no eixo traseiro que depois de se ter arranjado 2 vezes decidi meter outro... Uma vez parti-lhe as cerâmicas do catalisador e, embora engasgado, andou cerca de 350km assim até me levar a casa. Já levou dois conjuntos de velas de aquecimento e pendurais da frente. Também um comutador de piscas. é também um carro (ao contráro do que me aconselharam) tb muito fiável e aerodinâmico.
          Alemanha.
          -mercedes A170 cdi em casa desde 2002: 260.000km e apesar de alguns problemas eléctricos, nomeadamente comutador de piscas, fecho centralisado "preguiçoso", muitas luzes fundidas... nada de problemas, mas a mecânica é muito aborrecida... tudo sem acesso...
          -bmw 524 tds de 1989: tem agora cerca de 370.000 e o problema mais grave que teve foi a corrosão completa da cabeça (que só por sorte (e atenção [smile rir-se])) não meteu água suficiente dentro do motor para o estrambelhar todo, tendo levado cabeça nova aos 230000km. Desde muito cedo que o sincronizador da 1ª velocidade não funciona bem, mas ainda não chegou o dia da reparação... com jeito ela entra [smile rir-se]. O conta km's parou na passagem para os 300000 mas ainda não se reparou... quando vai a inspecção adienta-se uns milhares manualmente. não tem aparecido o velocimetro necessário (já nem a marca tem [:'(])

Todos os outros veículos são / foram japoneses: nissan (que ja ca não está mas era o carro mais antigo da casa. foram 28 anos de excelente fiabilidade (poucos km: 140000): levou injectores novos aos 100000 pois o meu pai andou tres dias a queimar gasolina!. De resto, toyota e suzuki. tirando o toyota que deu o problema referido, um vidro que quase não sobe e luz airbag acesa no vitara (em casa desde 1995), até agora tudo impecável.
          Tb refiro que passaram por ca muitas ford transit que foram realmente bons carros.

Também me ocorre dizer que muito do que é realmente grande no mundo dos carros é italiano: ferrari, maseratti, bugatti, lamborghini... dizem que os alfa tb dão uns probs mas eu não conheço pois nunca houve aqui nenhum....

Obrigado pelas mensagens caro Lenhador,
          Maiores cumprimentos

Comment

Mas que grande garagem! [] [] []

Obrigado pelos comentários, Paulo! []

abraço automóvel
            SÓCIO FUNDADOR Nº2 Volta-se de todo o lado num TLC! Apresentação do Ovelha Negra Apresentação do Porky's

Comment

"nao conheço gente mais bruta a andar de carro"

è mesmo isso.

[smile rir-se] [smile rir-se] [smile rir-se] [smile rir-se]
              RABBIT

Padrinho Mor

Comment

Boas !

De facto assim é... uma garagem enorme.... e nao os mencionei todos!!
                Queria no entanto referir mais um "Velhinho" aqui em casa que já só anda para diversão e para ir a inspecção, mas que está pronto a fazer muitos kms: Volvo 240 td 6 vw de 1984, que vai ser onde vou gastar uns 1000´s para melhorar a cara e o conforto... Vai ser preto por fora e aplicações em cromado, e por dentro bancos de alcatara em cinza e tablier tb cinza com aplicações em carbono, sendo (talvez) o painel de instrumentos em leds azuis. Mas isso é só para 2014/2015.

Sabes apercebi-me que nós "Homens" andamos sempre com pressa e com uma vontade de ter e ter e fazer que... um dia apercebi-me que nas nossas garagens já há carros a mais!! Aqui na garagem desta casa estão 5 carros, apenas há dois condutores!!! pensei por exemplo desfazer-me de um ou dois mas... o excelente estado em que se encontram e atendendo ao valor de mercado que se lhe atribui, Vão ficando.... No entanto nesta familia fazem-se muitos mas mesmo muitos km todos os dias... a vida assim o exige...
                O que realmente custa são os seguros.... estão sempre a cair pagamentos [:'(] (sao treze de carros, dois de motorizadas e um de trator (o volvo já não tem seguro!)... e então os que têm contra todos os riscos...

Já agora, o Lenhador parece-me ser dos açores, é isso?
                Estive na ilha de são miguel e apesar de ter feito muitos km por lá, não consegui ver nenhum bj [:'(]! Nem um!!!
                Abraços e até breve
                Maiores Cumprimentos

Comment

[quote author=prosatanos link=topic=32157.msg68284#msg68284 date=1357602804]
                  Boas !

De facto assim é... uma garagem enorme.... e nao os mencionei todos!!
                  Queria no entanto referir mais um "Velhinho" aqui em casa que já só anda para diversão e para ir a inspecção, mas que está pronto a fazer muitos kms: Volvo 240 td 6 vw de 1984, que vai ser onde vou gastar uns 1000´s para melhorar a cara e o conforto... Vai ser preto por fora e aplicações em cromado, e por dentro bancos de alcatara em cinza e tablier tb cinza com aplicações em carbono, sendo (talvez) o painel de instrumentos em leds azuis. Mas isso é só para 2014/2015.

Sabes apercebi-me que nós "Homens" andamos sempre com pressa e com uma vontade de ter e ter e fazer que... um dia apercebi-me que nas nossas garagens já há carros a mais!! Aqui na garagem desta casa estão 5 carros, apenas há dois condutores!!! pensei por exemplo desfazer-me de um ou dois mas... o excelente estado em que se encontram e atendendo ao valor de mercado que se lhe atribui, Vão ficando.... No entanto nesta familia fazem-se muitos mas mesmo muitos km todos os dias... a vida assim o exige...
                  O que realmente custa são os seguros.... estão sempre a cair pagamentos [:'(] (sao treze de carros, dois de motorizadas e um de trator (o volvo já não tem seguro!)... e então os que têm contra todos os riscos...

Já agora, o Lenhador parece-me ser dos açores, é isso?
                  Estive na ilha de são miguel e apesar de ter feito muitos km por lá, não consegui ver nenhum bj [:'(]! Nem um!!!
                  Abraços e até breve
                  Maiores Cumprimentos
                  [/quote]

boas companheiro, sim da ilha de s,jorge ao lado do pico ilha do rabbit [smile rir-se] post anterior lol

pena, até existem bons exemplares...dois deles sao menbros cá da casa....

um dia que torne, avise por aqui que seja de s.miguel ou s.jorge etc temos umas fresta sempre prontas...com passeio ha mistura...

será bem vindo.... [] um abraço [smile rir-se]

Comment

Assim farei caro Lenhador!
                    Quando voltar aí comunicarei! só se houver uma tragédia que me leve rápidamente é que não voltarei aos açores. Adorei a ilha! Adorei mesmo!
                    Para a próxima gostava de não ficar em Hotel, mas a mulher não gosta de compismo
                    Quem sabe e levo o toyota comigo
                    Ja agora, e visto que é navegante à mais tempo neste forum do que eu, acabei de deixar uma mensagem para alguem que me possa arranjar o manual de utilizador do bj73: por acaso não o tem digitalizado? Conhece alguem que tenha? Gostava mesmo de o ter... se eu conseguisse um em papel, fazia eu próprio a digitalização, mas isso tinha de ser alguem de mais perto...

Obrigado,
                    Maiores cumprimentos

Comment

[quote author=prosatanos link=topic=32157.msg68295#msg68295 date=1357606510]
                      Assim farei caro Lenhador!
                      Quando voltar aí comunicarei! só se houver uma tragédia que me leve rápidamente é que não voltarei aos açores. Adorei a ilha! Adorei mesmo!
                      Para a próxima gostava de não ficar em Hotel, mas a mulher não gosta de compismo
                      Quem sabe e levo o toyota comigo
                      Ja agora, e visto que é navegante à mais tempo neste forum do que eu, acabei de deixar uma mensagem para alguem que me possa arranjar o manual de utilizador do bj73: por acaso não o tem digitalizado? Conhece alguem que tenha? Gostava mesmo de o ter... se eu conseguisse um em papel, fazia eu próprio a digitalização, mas isso tinha de ser alguem de mais perto...

Obrigado,
                      Maiores cumprimentos
                      [/quote]

por acaso nao tenho....quem poderá ter é o green, ou netcruiser....talvez o vitord4d ou jose maria...etc...

abraço

Comment

A trabalhar...
                      X