Publicado por netcruiser
Ver Publicação
Uma nota relativamente aos manómetros. No meu Defender tinha manómetros que considero "top". Na altura em que vendi o carro não pensei em voltar ao todo-o-terreno e de forma negligente e irreflectida despachei o carro com uma régua de 3 manómetros analógicos da marca "Stack" - para quem não conhece a marca, é do melhorzinho que por aí anda e frequentemente utilizado em ambiente de competição. Quando refiro "melhorzinho" estou a querer referir-me ao grau de precisão da leitura ou, se quiserem, à acurácia dos valores que são apresentados no manómetro.
A escolha das leituras que queremos ter nos nossos carros é preponderante. E que poderá fazer toda a diferença para quem quer monitorizar ou prever uma degradação precoce de alguns componentes (e.g. turbina, óleo do motor, etc.). Com especial importância em carros sobrealimentados e com alterações subsequentes com vista ao aumento de potência (reprogramação centralina, aplicação de ICs de maiores dimensões, etc.).
Pessoalmente, a minha opção recai invariavelmente em duas leituras mandatórias: a) Pressão da turbina e b) EGT. Ambas por razões óbvias. A terceira leitura é informativa e optei desta vez pela monitorização da temperatura da água, também importante. Consensual e conscientemente, são as 3 leituras que presentemente tenho no meu carro.
Actualmente tenho 3 que o meu mecânico fez o favor de comprar numa loja qualquer. Além de mecânico é meu amigo, mas de outro mundo: Land Rover. Fez o favor de ir comigo ver o Toyota, quando o comprei, e ainda uma revisão detalhada quando o carro veio para as minhas mãos e antes de começar a circular despreocupadamente.
Mais uma vez, e da parte deste amigo, houve um natural (e já meu conhecido) esforço no sentido de me entregar o carro com estes manómetros instalados e assim ser possível a leitura.Infelizmente não gostei do resultado final. Por três razões essenciais:
1 - Leituras: O vidro dos manómetros não permite a leitura fácil a partir da minha posição. A localização dos mesmos, na consola central, bem como o facto de ser um vidro côncavo, dificulta (e muito) a leirtura. Os manómetros "Stack" tinham um vidro facetado / direito pelo que a leitura era imediata;
2 - Acurácia: Tenho para mim que as 3 leituras são meramente informativas. Quero com isto dizer que não me oriento a 100% pelas mesmas. O grau de precisão é duvidoso, mas permite-me ter uma noção da temperatura de "EGT" ou mesmo da pressão da turbina. Ponto final;
3 - Design: Os manómetros foram comprados numa loja de "tuning". Assim sendo, o design dos mesmos é coerente com isso. Sem mais comentários.
Aguardo a chegada do manómetro digital para a leitura do "EGT" (diz-me o mecânico que vem da China). Assim que o mesmo chegar, irei então instalar os 3 manómetros digitais. Previsível e desejavalmente, irei conseguir um incremento no grau de precisão das leituras aliado a um design neutro.
Publicado por netcruiser
Ver Publicação
Este rádio era de uma marca branca, mas vinha com livro de instruções, "sacas" e um comando "wireless". Muito bom e que, na minha apreciação, evidencia cuidado e preocupação por parte do antigo proprietário. Valorizo isso, naturalmente. Chamem-lhe mania, mas gosto das coisas documentadas. E para este "menino-grande-que-mora-lá-em-casa" há pouca coisa que não consiga rastrear.
Voltando ao tema, Essa, se me permites, será a principal desvantagem do rádio "2DIN". O ficar visível. De resto, é só vantagens. Penso que a instalação de câmara traseira é relativamente simples - para alguém que perceba de fiarada. No meu caso seria o mesmo que falar em lagares de azeite ou seja, "bola".
Publicado por netcruiser
Ver Publicação
Comment