Aviso

Colapsar
Não há avisos ainda.

KDJ95 - 2001 - "Corleone"

Colapsar
X

• Filtrar
  • Time
  • Mostrar
Clear All
new posts

Publicado por netcruiser Ver Publicação
    Ora bom dia.

Por curiosidade onde aplicaste a sonda de leitura EGT? Pré ou pós Turbo?
    Bom dia netcruiser. Tive de confirmar com meu mecânico - foi instalado a jusante da turbina.

Uma nota relativamente aos manómetros. No meu Defender tinha manómetros que considero "top". Na altura em que vendi o carro não pensei em voltar ao todo-o-terreno e de forma negligente e irreflectida despachei o carro com uma régua de 3 manómetros analógicos da marca "Stack" - para quem não conhece a marca, é do melhorzinho que por aí anda e frequentemente utilizado em ambiente de competição. Quando refiro "melhorzinho" estou a querer referir-me ao grau de precisão da leitura ou, se quiserem, à acurácia dos valores que são apresentados no manómetro.

A escolha das leituras que queremos ter nos nossos carros é preponderante. E que poderá fazer toda a diferença para quem quer monitorizar ou prever uma degradação precoce de alguns componentes (e.g. turbina, óleo do motor, etc.). Com especial importância em carros sobrealimentados e com alterações subsequentes com vista ao aumento de potência (reprogramação centralina, aplicação de ICs de maiores dimensões, etc.).

Pessoalmente, a minha opção recai invariavelmente em duas leituras mandatórias: a) Pressão da turbina e b) EGT. Ambas por razões óbvias. A terceira leitura é informativa e optei desta vez pela monitorização da temperatura da água, também importante. Consensual e conscientemente, são as 3 leituras que presentemente tenho no meu carro.

Actualmente tenho 3 que o meu mecânico fez o favor de comprar numa loja qualquer. Além de mecânico é meu amigo, mas de outro mundo: Land Rover. Fez o favor de ir comigo ver o Toyota, quando o comprei, e ainda uma revisão detalhada quando o carro veio para as minhas mãos e antes de começar a circular despreocupadamente.

Mais uma vez, e da parte deste amigo, houve um natural (e já meu conhecido) esforço no sentido de me entregar o carro com estes manómetros instalados e assim ser possível a leitura.Infelizmente não gostei do resultado final. Por três razões essenciais:

1 - Leituras: O vidro dos manómetros não permite a leitura fácil a partir da minha posição. A localização dos mesmos, na consola central, bem como o facto de ser um vidro côncavo, dificulta (e muito) a leirtura. Os manómetros "Stack" tinham um vidro facetado / direito pelo que a leitura era imediata;

2 - Acurácia: Tenho para mim que as 3 leituras são meramente informativas. Quero com isto dizer que não me oriento a 100% pelas mesmas. O grau de precisão é duvidoso, mas permite-me ter uma noção da temperatura de "EGT" ou mesmo da pressão da turbina. Ponto final;

3 - Design: Os manómetros foram comprados numa loja de "tuning". Assim sendo, o design dos mesmos é coerente com isso. Sem mais comentários.

Aguardo a chegada do manómetro digital para a leitura do "EGT" (diz-me o mecânico que vem da China). Assim que o mesmo chegar, irei então instalar os 3 manómetros digitais. Previsível e desejavalmente, irei conseguir um incremento no grau de precisão das leituras aliado a um design neutro.

Ando com umas ideias de colocar um rádio 2DIN com ecrân. Deste de modo queria colocar uma câmara traseira ( a maria diz que não vê nada para trás quando estaciona a viatura) para facilitar o estacionamento e "outras manobras". Custa-me meter a faca e desatar a cortar... Já tenho um manómetro de pressão do turbo para substituir o relógio à tempo demasiado na caixa. Sempre dá umas horas mais bonitas e é trabalho que não estraga componentes.
    Algumas notas neste tema. Efectivamente, penso que o nome correcto do rádio que vinha com o meu carro é mesmo: "2DIN". Despachei aquilo logo porque não gosto de ver rádios "bem visíveis" em carros que dormem na rua. Basta haver um "carocho-meio-ressacado" que vai partir um vidro do carro para (tentar) tirar o rádio.
    Este rádio era de uma marca branca, mas vinha com livro de instruções, "sacas" e um comando "wireless". Muito bom e que, na minha apreciação, evidencia cuidado e preocupação por parte do antigo proprietário. Valorizo isso, naturalmente. Chamem-lhe mania, mas gosto das coisas documentadas. E para este "menino-grande-que-mora-lá-em-casa" há pouca coisa que não consiga rastrear.

Voltando ao tema, Essa, se me permites, será a principal desvantagem do rádio "2DIN". O ficar visível. De resto, é só vantagens. Penso que a instalação de câmara traseira é relativamente simples - para alguém que perceba de fiarada. No meu caso seria o mesmo que falar em lagares de azeite ou seja, "bola".

ps: gosto deste tópico.
    Obrigado netcruiser! Um forTTe abraço!
    Last edited by Corleone; 25-01-2017, 09:16. Razão: erro

Comment

Netcruiser, utilizando o tópico para "ajudar", algumas dessas câmaras podes comprar com um ecrã que fixa ao retrovisor central, já tive uns sensores de estacionamento assim é acho muito bom, principalmente porque está no sítio certo para se ver a fazer manobras, no meu caso instalei o ecrã normal em baixo junto à caixa de velocidades e não é prático. Tem ainda a vantagem de ser discreto!
      Não interessa o veículo que se conduz, desde que seja um Todo-o-Terreno Toyota...

Comment

Publicado por vitorlourenco82 Ver Publicação
        Netcruiser, utilizando o tópico para "ajudar", algumas dessas câmaras podes comprar com um ecrã que fixa ao retrovisor central, já tive uns sensores de estacionamento assim é acho muito bom, principalmente porque está no sítio certo para se ver a fazer manobras, no meu caso instalei o ecrã normal em baixo junto à caixa de velocidades e não é prático. Tem ainda a vantagem de ser discreto!
        Creio que o netcruiser pretende é precisamente incorporar tudo no mesmo local, utilizando para tal o rádio multifunções "2DIN". Ou seja, quando engrenada a marcha-atrás, a informação da tela do rádio comuta automaticamente para a imagem da câmara. Pessoalmente, e se não tiver problemas com o deixar o rádio à vista, penso ser melhor opção do que a câmara no retrovisor central ou perto do selector da caixa de velocidades. Mas é apenas a minha apreciação.Um abraço!

Comment

Tenho tido algum contacto com a empresa "Paralelo Aventura", com quem inclusivè, se Deus quiser, farei um curso no próximo mês de Março. Têm para venda um "kit EGT" com a seguinte descrição:
          "Kit pronto a montar para a medição da temperatura dos gases de escape (Exaust Gas Temperature).
          Essencial para a monitorização do esforço do motor ou para a afinação de viaturas com turbos, bombas injetoras e centralinas alteradas.
          O kit é composto por um display digital e uma sonda:
          A sonda é do tipo termopar sem massa. Lê valores de de -100º a 1250º C e tem um comprimento de 2 metros. A ponta é feita em aço inoxidável e o revistimento dos condutores é em malha de alumínimo. A fixação é regulável em altura e usa uma rosca 1/8 NPT.
          O medidor é um display digital alimentado a 12v que mede de 0 a 999,9 graus centígrados, com uma precisão de décimo de grau.
          Material de precisão industrial da mais elevada qualidade. Garantia total de satisfação
          Medidas exteriores do manómetro: 7,9 x4,3x2,5cm
          Medidas de corte para embutir o manómetro: 7,4 x 4cm
          "
          Abraço!

Comment

Publicado por Corleone Ver Publicação
            Tenho tido algum contacto com a empresa "Paralelo Aventura", com quem inclusivè, se Deus quiser, farei um curso no próximo mês de Março. Têm para venda um "kit EGT" com a seguinte descrição:
            "Kit pronto a montar para a medição da temperatura dos gases de escape (Exaust Gas Temperature).
            Essencial para a monitorização do esforço do motor ou para a afinação de viaturas com turbos, bombas injetoras e centralinas alteradas.
            O kit é composto por um display digital e uma sonda:
            A sonda é do tipo termopar sem massa. Lê valores de de -100º a 1250º C e tem um comprimento de 2 metros. A ponta é feita em aço inoxidável e o revistimento dos condutores é em malha de alumínimo. A fixação é regulável em altura e usa uma rosca 1/8 NPT.
            O medidor é um display digital alimentado a 12v que mede de 0 a 999,9 graus centígrados, com uma precisão de décimo de grau.
            Material de precisão industrial da mais elevada qualidade. Garantia total de satisfação
            Medidas exteriores do manómetro: 7,9 x4,3x2,5cm
            Medidas de corte para embutir o manómetro: 7,4 x 4cm
            "
            Abraço!
            Também já os conheço e fiquei contente com o contacto que fizemos.
            Apesar de considerar que a montagem da sonda a montante do turbo reflete melhor o que se pretende, compreendo que a montagem é mais complicada
            Abraço formativo
            """'''''''"""############__________ PasseaTTas de KZJ95, o meu Guaxinim __________############"""'''''''""
            Land Cruiser ==>> Leads You Ahead | Drive Your Dreams | Let's Go Places | Moving Forward | Let's Go Beyond
            _________________________________ Diário de bordo do Guaxinim ________________________________

Comment

Publicado por Corleone Ver Publicação
              Pessoalmente, e se não tiver problemas com o deixar o rádio à vista, penso ser melhor opção do que a câmara no retrovisor central ou perto do selector da caixa de velocidades. Mas é apenas a minha apreciação.Um abraço!
              Eu percebi perfeitamente, falei nisso para ficar mais discreto, no entanto para não ficar tão exposto, pois concordo contigo que é mais perigoso, existem ainda rádios que recolhem o ecrã quando desligados, pessoalmente não gosto, mas será outra solução para minorar o risco de problemas.
              Não interessa o veículo que se conduz, desde que seja um Todo-o-Terreno Toyota...

Comment

Publicado por Passeattas Ver Publicação

Também já os conheço e fiquei contente com o contacto que fizemos.
                Apesar de considerar que a montagem da sonda a montante do turbo reflete melhor o que se pretende, compreendo que a montagem é mais complicada
                Abraço formativo
                Viva Passeattas! Podes explicar o porquê da instalação da sonda a montante reflectir uma leitura mais precisa da temperatura do "EGT"? O meu mecânico, na altura que a instalou, disse-me que o tipo que "hibridou" a turbina lhe ter dito para instalar a jusante. Já agora, se puderes partilhar o porquê, seria excelente. Um abraço e obrigado.

Comment

Publicado por vitorlourenco82 Ver Publicação

Eu percebi perfeitamente, falei nisso para ficar mais discreto, no entanto para não ficar tão exposto, pois concordo contigo que é mais perigoso, existem ainda rádios que recolhem o ecrã quando desligados, pessoalmente não gosto, mas será outra solução para minorar o risco de problemas.
                  Se te disser que há mais de 20 anos me assaltaram um carro para roubar um autorádio "kenwood" desses - que recolhiam depois do carro desligado? Os macacos cortaram o fio (bem grosso) que ligava à caixa dos CDs que só não levaram a mesma porque estava bem fixa à estrutura do carro. Fiquei muito triste porque tudo isto tinha sido comprado com o meu primeiro ordenado.

Hoje em dia, quanto mais simples melhor. Os próprios "carochos" sabem que auto-rádios simples não valem nada. E por isso...nem sequer querem confusões.

Um abraço!
                  Last edited by Corleone; 25-01-2017, 14:31.

Comment

Boa tarde, no tópico inicial introduzi o ponto "Wish list" que dá conta do que pretendo fazer, a seu tempo, no meu Toyota! Um abraço

Comment

Boa tarde, do meu Fornecedor de material ARB obtive as seguintes cotações para os faróis de longo alcance: preço de cada farol "AR21" (323,64 euros €) + preço "kit instalação" (47,00 euros€). Aos preços indicados acresce IVA. Vou esperar mais um pouco e ver outras alternativas. Creio que me enviou um link para especificações técnicas. Se fôr o caso partilharei aqui.

P.S.: É só comigo ou este fórum não aceita o símbolo do euro?

Abraço

Comment

A trabalhar...
                      X