Aviso

Colapsar
Não há avisos ainda.

BJ40 - 1982 - "Andry"

Colapsar
X

• Filtrar
  • Time
  • Mostrar
Clear All
new posts

Re: BJ40 - 1982 - "Andry"

Boas,

Então a ideia é o seguinte [smile rir-se]

Independentemente da origem das molas, a minha ideia já de algum tempo é aumentar o comprimento do feixe de mola, como sabemos melhor o conformo, bla, bla, bla

Não estava planeado para agora, mas como tive este problema na mola, estou já a tratar do assunto.....

A minha ideia inicial até era pegar nas molas OME e meter uma mestra e contra-mestra mais comprida, uns 2 a 4 cm, mas como tenho lá em casa estas molas do BJ73 também coloquei a a hipoteses de usar umas laminas do bj73 no conjunto OME.

Como todos sabem, o BJ73 é bastante confortável e cruza muito bem, logo era uma das hipóteses mais viáveis.....cheguei a ir uma casa de molas para tentar perceber como é a ciência da coisa, mas bastou meia dúzia de palavras, para perceber que pelo menos aquelas pessoa faz as coisas à sapateiro....liga para o fornecedor e pede uma laminha x e y para aquele carro...venha bem ou mal é aquela que se monta hehehehe....tudo o resto é conversa lolol

Por isso é que muitas vezes quando o pessoal manda alterar as molas sai bosta!!! [hmmm] [hmmm]

Agora como tenho o feixe de mola completo, vou montá-lo assim mesmo, porque estou com um feeling que vai ficar à maneira.....basta ver o numero que molas que tem comparativamente com o original BJ40.....claro que isto não vem só!!!

Ao termos poucas molas e para quem ande bastante em alcatrão, é fundamental uma barra estabilizadora, que no meu caso irei usar a do BJ73 e com os suportes desconectáveis!!! quem quiser apenas monte, esqueça esta parte [smile rir-se] [smile rir-se]

Agora vou experimentar e depois logo se vê no que dá, mas tenho também planeado não deitar as molas OME fora, usar o restante molas pois estão novas e ainda têm muita força para aguentar o jipe nas alturas [smile rir-se] [smile rir-se]

As molas traseiras já é outro caso bem mais complicado devido à sua geometria....fica para depois [smile rir-se] [smile rir-se] [smile rir-se]

aBJraços TT
    Sócio Fundador nº 3

http://www.bj40s.com/index.php?optio...&Itemid=55

www.edito.pt

Comment

Relativamente às questões que levantaram a ideia é que as molas sejam maiores, mas também não quero nada abusado nem esses missing link....

Os 4 cm que as molas do 73 têm a mais acho que é uma boa medida [smile rir-se] [smile rir-se]

deixa ver no que dá!!!

As originais BJ40, têm o mesmo problema do comprimento já para não falar que as molas estão velhas e cansadas....ou então pega-se numas novas originais e aumentar-lhe os cm's que achar-se por bem, mas logo na fábrica [smile rir-se] [smile rir-se]

Rui Alegria, os temporário geralmente nunca são menos de 1 a 2 anos hehehehe

aBJraços TT
      Sócio Fundador nº 3

www.edito.pt

Comment

no meu caso nao meti molas maiores mas descravei os os pontos dos brincos e metios 2,5 cm para dentro

na frente e na trazeira.

o bj parece um mercedes em conforto em relaçao ao que era antes....

força com essa alteraçao

abraço

Comment

[quote author=rui alegria link=topic=274.msg86931#msg86931 date=1382092773]
          no meu caso nao meti molas maiores mas descravei os os pontos dos brincos e metios 2,5 cm para dentro

na frente e na trazeira.

força com essa alteraçao

abraço
          [/quote]

Sim, essa também é uma boa hipotese, mas à partida não quero ir por ai [smile rir-se]

aBJraços TT
          Sócio Fundador nº 3

www.edito.pt

Comment

...só tens que respeitar a posição do eixo... que é defenida pela distancia do ponto fixo da lamina ao ponto mola do eixo...

ha dias , eu armado em esperto retirei as minhas laminas de tras para dar flecha e endireitar o carro e disse ao rapaz da oficina que não

queria que desse muita flecha do ponto mola para o ponto fixo...

é que no meu caso , se isto não for respeitado, deixo de conseguir meter os veios de transmissão...

ao que ele me respondeu : Não se preocupe porque é isso mesmo que fazemos para não mexer muito a posição do eixo ...

enfim... uns são sapateiros e outros deixam-nos envergonhados... [smile rir-se] [smile rir-se] [smile rir-se]

Comment

Eu gostava era de falar com um desses soubesse o que estava a fazer....casas destas cada vez à menos e é complicado apanhar uma de jeito!!!

Eu pelo menos não conheço nenhuma aqui na zona!!!

aBJraços TT
              Sócio Fundador nº 3

www.edito.pt

Comment

Boas, André penso eu que nao é com essas molas nem com mais esses poucos x cm que ficas com mais conforto.............

o 73 é melhor, tem chaci fechado........distancia entre eixos e claro mais alguns cm de mola...a totalidade disso e mais uns pormenores

da no conforte que se conhece em relaçao ao j4.

podes nao estar convencido no missing link compreendo, no entanto ta la tudo. fazes uma peça que aparafuse ao teu olhal do brinco, depois

metes o teu brinco ha distancia pretendida, assim podes colocar a mola a trabalhar devidamente, e o brinco também...nao furas nada, apenas

perdes tempo a fazer duas peças....nao gostas sai fora....repara que as ditas peças nao precisam ser como as da foto...podem ser diferentes

e desfarsadamente nem se notam......a anos que leio sobre este tema na net, e pelo mundo pelo menos nos foruns mais usados, existe

apenas uma soluçao, para quem nao quer radicalismos, brinco passa para tras....ponto fixo frente.

depois vem outra solução mais radical que é spoa e inversao do brinco, esta sim é confortável...fica com o conforto de uma hilux

de resto nada mais ha a fazer, ha sim mas é preciso corta e solda, fazer como o rui fez, o jose maria tambem o fez, cortar pontos e

tornar a soldar....usar os tais brincos os verdadeiros bomberang, os tais com um ponto morto desviado do centro....

deixando me dos bla bla bla............e terminando so nao meto molas heli porque amanha pode dar trampa na IPO....depois de andar no j4

do funcruiser com esse sistema nao queremos outra coisa........nunca vou entender como com varios pedaços de ferro, arquiados queremos

fazer o milagre do conforto........ [smile rir-se] mas.................gostaria mesmo era que saisse dai um brilharete impek []

abraço

Comment

[quote author=rui alegria link=topic=274.msg86931#msg86931 date=1382092773]

na frente e na trazeira.

força com essa alteraçao

abraço
                  [/quote]

Boas
                  Realmente é uma optima opção, também já fiz isso no meio xaço e a diferença é abismal, mais tarde cheguei á conclusão que poderia ainda ter feito muito melhor.... devia era ter alterado os 2,5cm mas nos pontos fixos, e ganhava 5cm de distancia entre eixos e isso é que ficava excelente, se fizesse agora essa correcção era a opção que tomava...
                  Já á muito que não comentava neste topico.... [smile rir-se] [smile rir-se] [smile rir-se] [smile rir-se]

José Maria

Comment

[quote author=andry link=topic=274.msg86943#msg86943 date=1382101072]
                    Eu gostava era de falar com um desses soubesse o que estava a fazer....casas destas cada vez à menos e é complicado apanhar uma de jeito!!!

Eu pelo menos não conheço nenhuma aqui na zona!!!

aBJraços TT
                    [/quote]
                    Boas André,

Tens uma na zona industrial da Póvoa de Sto. Adrião em Odivelas em frente ao pingo doce.
                    Acho que ainda está aberto.

Abraço

Comment

Não esquecer de furar também as bases ondem apertam as abraçadeiras das molas.

[img width=800]http://imageshack.us/a/img580/1047/b37q.jpg[/img]

[img width=800]http://imageshack.us/a/img20/6412/6g79.jpg[/img]

[IMG width=800]http://imageshack.us/a/img22/5837/5kk6.jpg[/img]

Abraço,

Rui Ponte

TOYOTA Land Cruiser FJ40 1978 3B | Demónio da Tasmânia

TOYOTA Land Cruiser BJ40 1980 11B+H55F | Verde Maduro

TOYOTA Hilux Tracker 3.0 2007 | Black Lux

TOYOTA Dyna 150 2.4 1989

Comment

A trabalhar...
                      X