Aviso

Colapsar
Não há avisos ainda.

BJ40 - 1982 - "Andry"

Colapsar
X

• Filtrar
  • Time
  • Mostrar
Clear All
new posts

Re:BJ40 - 1982 - "Andry"

Andry,

Já escrevi noutro tópico sobre isso:

http://forumflc.clubeflc.com/index.p...ic,928.15.html

[quote author=axf link=topic=928.msg14382#msg14382 date=1295317172]
    Caro Alípio,

Pela lógica do funcionamento de engrenagens não deverá ser um carreto mas sim um par de carretos - um primário e outro escravo deste - porque ao tirar ou acrescentar dentes a um carreto, ou se mexe no passo dos dentes ou no diâmetro do carreto, e assim ele já não casa com o outro.

Abraço,
    André Ferreira
    [/quote]

[quote author=axf link=topic=928.msg15283#msg15283 date=1296083818]
    Em relação a diminuir o no de dentes para adiantar o velocímetro, está correcto, mas não me parece que seja possível simplesmente trocar esse carreto! Já tinha explicado isso num post anterior... Se reduzes o no de dentes, estás a reduzir também o tamanho (diâmetro) do carreto e por isso ele não encaixa lá dentro da cx. de velocidades. Acho mesmo que para isso tens de abrir a cx. de vel. e trocar também o carreto que faz esse andar.
    [/quote]
    "Beards are like boobs. The bigger they are, the longer you stare."

Comment

[quote author=andry link=topic=274.msg29379#msg29379 date=1306851972]
      (...)
      aqui pode-se ver que oo carreto do BJ40 tem menos 2mm de diametro do que o do KZJ70, será normal ???

Com o objectivo de montar os 35" e ter o conta kilometros certo preciso ai de uma carreto que altere ai uns 11%

comprando um carreto de 15 dentes, que julgo ser o minimo que a toyota tem para venda, só vai reduzir cerca de 6% :'(

Será que existe algum carreto à venda com 14 dentes ??? já aumentaria 12.5 %
      (...)
      [/quote]

Espero que se perceba o que eu tentei dizer no post anterior... É como nas caixas de velocidades, os carretos são sempre aos pares - um principal e outro escravo deste. Para trocar um carreto de 5ª vel. por outro menos reduzido, por exemplo, tem de se trocar o par. Provavelmente neste caso, como o sistema não está sujeito a grandes cargas (é só rodar a bicha), há alguma margem de jogo mas, quanto menos dentes tiver o carreto, menor o seu diâmetro. Imagino que com menos 2 dentes, o carreto já nem deve tocar no seu inductor...

abraço,
      Teu homónimo

Comment

Boas axf,

Tens toda a razão, eu também pensava que tinha de ser um par que carretos, mas segundo parece dá para colocar com menos dentes...

mas podes ter o mesmo numero de dentes e o diametro ser igual, certo ??? aumnto o tamanho dos dentes..ou não ??

estive a ver e pensava que o carreto indutor era fixo, mas não

será que existe outros carretos indutores ???

aBJraços TT
        Sócio Fundador nº 3

http://www.bj40s.com/index.php?optio...&Itemid=55

www.edito.pt

Comment

[quote author=kone link=topic=274.msg29389#msg29389 date=1306855481]
          Confesso que fico de boca aberta cada vez que abro este topico...

Parabens Andry pelo trabalho excelente que estas a fazer.

Continua.

Kone
          [/quote]

Obrigado pelo comentário...faço o que posso

aBJraços TT
          Sócio Fundador nº 3

www.edito.pt

Comment

O carreto em questão é o da imagem? É que esse parece-me bastante fixo... Como é que ele tem margem para se ajustar ao escravo? ???

[quote author=andry link=topic=274.msg29404#msg29404 date=1306859594]
            mas podes ter o mesmo numero de dentes e o diametro ser igual, certo ??? aumnto o tamanho dos dentes..ou não ??
            [/quote]

Mas se aumentas o tamanho dos dentes do carreto, este já não casa com o inductor! Penso eu... Teoricamente, a solução seria alterar o ponto fixo do carreto escravo para este se aproximar do outro por forma a compensar o seu diâmetro reduzido. Claro que isso não é exequível, por isso é uma questão de ir tentando com carretos mais pequenos até a folga entre carretos ser demasiado grande, para tentar descobrir o limite. Se não houver carretos disponíveis no mercado, há torneiros que fazem esse serviço mas deve ficar muito caro. Só se houvesse um group-buy interessado...

Abraço

Comment

Boas,

Sim é o carreto. Se é fino eu não sei ;D ;D quanto ao ajuste, não me parece que exista...

estive a ver no toyodiy e parece que existe peças dessas com codigos diferentes, em que cada uma dela permite uma gama de carretos com diferentes nº de dentes.

vê aqui para o bj40 de 1982:

33481P GEAR, SPEEDOMETER DRIVE (FOR TRANSFER)
              33481-60060 N=6, MARK 6:15-17, N=6 1 € 32.40

diz aqui que pode ir de 15 a 17 dentes.

Para o BJ73 com 3B:
              33481-60061 N=6, MARK 6:15-17, N=6 1 € 33.79

Para o VM=VX=LJ:
              33481-60051 N=6, MARK 6:18-20 1 € 33.79

aBJraços TT
              Sócio Fundador nº 3

www.edito.pt

Comment

voçes complicam tudo...faço isso com um bocado de tubo e uma rebarbadora.... leva 19 cortes...e fica o estriado feito

ou André... parabéns realmente fazes tudo mt bem feito, e vais ao pormenor...o teu tópico é uma bíblia parabéns e obrigado

pela partilha...agora a serio...fala ao Fagundes ele faz te um á medida...penso eu... não vejo dificuldade em fazer isso...comprar

feito era mais barato...e mais facil...ja existe para os GR....ora vai la perguntar ao teu brooder... 8)

abraço

Comment

Boas,

ehehehe essa da rebarbadora era engraçada ;D ;D quanto à biblia ;D ;D isto não é nada de mais, o que eu faço qualquer um pode fazer, desde que saiba contar 1 + 1 ;D ;D

Pelo que já falei com o D4dteam e o Amândio, parece que os bj40 têm "todos" 16 dentes ;D ;D

depois pode variar para 17 dentes bj45 e depois para VM com 19 dentes (espero não me estar a enganar, mas o D4dteam entretanto deve enviar ai umas fotos )

Pelo que estou a ver isto depende da relação do diferencial, se for mais reduzido o numero de dentes é superior, ou vice versa.

Estou tentando a ir falar com o torneiro para ver quanto é que ele leva para fazer um carreto com 14 dentes ;D ;D e rezar que os mesmos não ganhem cárie ;D ;D

Se o Fagundes fizer de borla é traquilo hehehe devias morar ai na Mouraria pois era bem mais simples ;D ;D

agora a sério, tudo o que seja mais de 50€ mais vale comprar um carreto na toyota com 15 dentes e depois compensar o restante no conta kilometros, pois parece que dá para desencaixá-lo e mudá-lo de posição ;D ;D

Agora se tiver de fazer os dois carretos upa, upa, venha guita hehehe

entretanto vou experimentar o carreto do VX no BJ40, pois como é maior fiquei curioso em saber se ele entra ;D

aBJraços TT
                  Sócio Fundador nº 3

www.edito.pt

Comment

Boa noite

Aqui vão as fotos, espero que sirva

BJ 73 com motor 3B

Uploaded with ImageShack.us

Caixa de BJ 73 com motor VM

Se quiseres mais ao pormenor avisa que eu tiro

Abraço

D4dteam

Comment

[quote author=MARCO SAMIR link=topic=274.msg29423#msg29423 date=1306868666]
                      voçes complicam tudo...faço isso com um boado de tubo e uma rebarbadora.... leva 19 cortes...e fica o estriado feito

[/quote]

Tipo como foi feito o meu veio primário ;D :P ;D

Andry muito bom gosto muito de aprender com o teu topico e com o forum

Abraço de aluno

abraço

Comment

A trabalhar...
                      X