Aviso

Colapsar
Não há avisos ainda.

Adquirir um BJ73

Colapsar
X

• Filtrar
  • Time
  • Mostrar
Clear All
new posts

Adquirir um BJ73

Boa tarde,

Sou novo por estas bandas, e como podem constatar pelo assunto, a única coisa de TT que tenho é uma bicla, que por sinal, já não sai da garagem desde Agosto.

Parabéns pelo v/ fórum!!
    Tenho passado umas horas por aqui a ler vários posts e isto é malta com muito conhecimento e com muita aptidão para a mecânica, electrónica e um grande espírito de entra ajuda!

Tenho um negócio em vista de um LC (pois claro!) de nov/1988 com motor VM 2494cc de 5 cilindros turbo.
    A viatura tem cerca de 240.000 kms - não há registo de manutenção nem manual.
    Tem 5 pneus Fedima (o suplente está zero kms!) - não sei indicar o modelo.
    O bicho tem AC e vidros eléctricos.
    Está razoável de pintura - tem quase 25 anos! E tem alguns, poucos, podres.
    O motor parece estar bem, mas...

O preço são uns módicos 1.500 cruisers.
    É de um amigo de uma pessoa que conheço.
    Precisa de bateria.

Se ficar com ele, estou a pensar "mandar" fazer:

1.mudar de correia de distribuição
    2.mudar óleo dos tavões
    3.mudar de valvolina dos diferenciais e cx velocidades
    4.mudar liquido de refrigeração
    5.mudar do óleo do motor
    6.mudar filtro de óleo
    7.mudar filtro de ar

Acham que faz falta fazer mais alguma coisa?

Porquê mandar fazer?
    Bem, é que eu não percebo puto de mecânica nem de electrónica, e por isso vai ter de ir para a oficina para tudo e mais alguma coisa...

Para além do stress do sobre-aquecimento nos motores VM, há mais alguma coisa com tenha de me preocupar?

Que consumo posso esperar do vm 2.5000 turbo 5 cilindros? 8L? 10L? 12L? 15L?

Para além disso, imagino-me a fazer uns passeios soft e nada de coisas complicadas.
    E sempre acompanhado da mulher e filha de 4 anos.
    Pergunto-me não será um LC 250 demasiado puro-e-duro para a utilização que pretendo?

Que conselhos me dão?

Já agora malta do Porto costuma parar nalgum sítio onde eu possa ir ter para ver as v/ máquinas e trocarmos umas opiniões de viva voz?
    Eu moro perto de Vilar de Luz (Maia/Trofa).

Já sei, gostavam de ver fotos... lamento mas não tenho - quando o fui ver não me lembrei de fazer fotos.

Desde já agradeço os v/ comentários.

Cumprimentos,
    M Castro

Re: Adquirir um BJ73

Boas, bem vindo ao forum, por esse preço é de aproveitar estando o 73 como voçe diz....nao tendo qualquer problema de motor

e tendo uns podrezecos vale bem os euros....força...se fosse mais caro ja teria outra opinião...vindo de um conhecido a verdade

em torno do jipe vale euros....

nao gasta muito menos de 14... e sim é uma boa maquina para passeio e lazer...mesmo com a família....independente do motor nao

ser o melhor nestas maquinas, tudo o resto é muito bom...do melhor diria...eixos, caixa, acabamentos e simplicidade mecânica...

é dos melhores 4x4 que por ai andam.....e a preços muito bons...com a possibilidade de em qualquer altura meter outro motor...

a MAIA é o lugar certo para se estar, vivem por ai mal do melhor para passeios e etc....fagundes, marcomendes, e green, nuno170

etc etc....

cumprimentos e boa sorte....

Comment

Bem vindo MCastro.

Força nessa aquisição. Quanto ao motor já muito se disse neste fórum e pareces estar a par do coração que esse 73 tem! Mais ajudas virão, mas deixo-te o link para o pessoal com que te podes encontrar para te ambientares a estas andanças: http://forumflc.clubeflc.com/index.php/board,24.0.html

Estou certo que mesmo sem 4x4 serás bem acolhido e alguém te dará uma boleia para saboreares a vida a bordo de um TLC. []

abraço grande
      SÓCIO FUNDADOR Nº2 Volta-se de todo o lado num TLC! Apresentação do Ovelha Negra Apresentação do Porky's

Comment

Obrigado pelas boas-vindas!

14L/100 kms... até fico angustiado!!!

Os outros motores que estão montados nos BJ73 também são assim tão sedentos?

Abc,
        MC

Comment

mais ou menos 1 litro....mas tudo dentro disso...

abraço

Comment

boas, um bj é sempre uma boa compra [smile rir-se]

mas esse vm de 5 cilindros tem AC? corrijam me se tiver enganado... mas o AC não vinha só nos vm de 4 cilindros? [:P]

abraco
            XaruTTo

Comment

[quote author=Xarutto link=topic=32620.msg69931#msg69931 date=1359586691]
              boas, um bj é sempre uma boa compra [smile rir-se]

mas esse vm de 5 cilindros tem AC? corrijam me se tiver enganado... mas o AC não vinha só nos vm de 4 cilindros? [:P]

abraco
              [/quote]

Boas amigo Xarutto []

Afinal apanho-te aqui neste tópico...deixei-te recado no tópico da pick-up RC do amigo Vítor []

Olha que já vi um BJ73 3B que o vendedor garantia ter AC D'Orige [:P] dos VM's já não sei...mas como disseste que só os de 4cl é que tinha, meti a posta []

Abraço fresquinho
              KZJ95 - 1997 - Black Rhino / Clube FLC Sócio N.º 57

Comment

Eu já fui ao Algarve ver um 73 3B com AC e vidros eléctricos de origem!

abraço moderno
                SÓCIO FUNDADOR Nº2 Volta-se de todo o lado num TLC! Apresentação do Ovelha Negra Apresentação do Porky's

Comment

Eu quando tinha o meu BJ73 VM d 5 cilindros conseguia fazer consumos d 11L dia-a-dia.
                  Convém mudar tb o termoestato.
                  Este motor n tem correia d distribuição, é carretos.
                  C 240.000kms o turbo pode n estar mt saúdável, o meu foi à vida c 270.000 acho... mm na auto-estrada.
                  Ex-UMM Alter Turbo
                  Ex-BJ73 VM
                  Ex-BJ73 3B
                  Ex-Patrol GR Y60
                  Ex-HJ60
                  Ex-4Runner
                  Actual BJ73 3B
                  Actual KZJ95

Comment

a tarde

eu gostava que alguem me podesse esclarecer algumas duvidas que eu tenho sobre o land cruiser bj73

eu estou a pensar adquirir um bj 73 de 88 mas a pessoa que o esta a vender diz que o motor que ele tem e do bj40 com um turbo aplicado e nao esta a contar os quilometros nem a velocidade

ele diz que pode ser da bicha mas ja me disseram que pode ser da caixa

a minha questao e se o material do bj 40 e compativel com o do bj 73 ou se tem de ser alterado

e em termos de material ha fabricantes/fornecedores que tenham material para os bj?

obrigado

fico aguardado a vossa resposta

Comment

A trabalhar...
                    X