Aviso

Colapsar
Não há avisos ainda.

KZJ95 - 1999 - "PVC"

Colapsar
X

• Filtrar
  • Time
  • Mostrar
Clear All
new posts

Re: KZJ95 - 1999 - "PVC"

Companheiros, para já estou muito satisfeito com os novos pneus. Ainda não tratei foi da alteração das medidas no livrete. Algo a fazer brevemente.

Tenho ideia que se a diferença das dimensões dos pneumáticos relativamente ao livrete, se for inferior a 10%, passas na inspecção, ficando com essa nota no papelinho verde. O problema é que os Srs. Agentes, ainda assim, podem multar.

Creio que há dias senti, numa situação de travagem em curva apertada, o pneu da esquerda a roçar ligeiramente. Entretanto tenho que tratar dos espaçadores de mola.

[]

Comment

Agora que a máquina já passou dos 150k kms, tenho que tratar de lhe substituir a distribuição. Ando a ver preços, mas estou tentado a comprar o kit na Toyota e pedir ao meu mecânico para montar. Sempre poupo algum...

Para além disso, vou trocar também todos os óleos e valvulinas, filtros, etc.

Uma dúvida, aconselham mudar também a bomba de água? O Mecânico diz que, se esta não apresentar sinais de desgaste, não vale a pena trocar, uma vez que isso pode ser feito sem mexer na distribuição. O que me dizem os Mestres?

Já agora, se me puderem ajudar na lista de coisas a fazer, agradeço:

-Kit distribuição

-Bomba de água (Vale a pena mudar por prevenção?)

-Correias auxiliares (Duas do alternador, Uma do ar condicionado, será só isto? A direcção assistida não é accionada por correia?)

-Filtros do óleo, gasóleo e ar

-Óleo do motor (Arranjei o BP visco 5000 10w40 a €21,95 cada 4 litros 51% de desconto na Norauto)

-Óleo dos travões e embraiagem (Creio que é o mesmo, certo?)

-Valvulinas das caixas (É a mesma valvulina para ambas as caixas? Há dois sitios para meter a valvulina, ou é partilhada?)

-Valvulinas para diferenciais (no da frente é a mesma valvulina das caixas? No de trás é Valvulina própria para LSD, certo?)

-Lubrificar transmissões

-Há algo mais que deva ser visto ??

Obrigado pela ajuda!

[]

Comment

Não sei se me encaixo nessa categoria d"os mestres" mas aqui vai o meu bitaite...

-Kit distribuição - A questão é original ou concorrência? Ainda não tenho a certeza mas tenho impressão que o tensor hidráulico (a peça mais importante) da Blueprint é da NTN, igual ao original. De qualquer forma também concordo que quem puder comprar material original Toyota fica, à partida, mais bem servido. Em última análise, quem manda é a tua carteira! []

-Bomba de água (Vale a pena mudar por prevenção?) - Não, o teu mecânico tem toda a razão. Essa bomba de água não trabalha na distribuição, por isso não há razão nenhuma para mudar apenas porque se está a mexer na distribuição; isso é o que fazemos quando a bomba de água funciona como rolamento tensor da distribuição. Essa bomba, a ser a original, é de elevada qualidade e deve fazer presumivelmente outros tantos quilómetros. A título de curiosidade, a do meu 95 já tem quase 300000km e não acusa desgaste...

-Correias auxiliares (Duas do alternador, Uma do ar condicionado, será só isto? A direcção assistida não é accionada por correia?) - Correcto, 2 do alternador/ventoinha e outra do A/C. A direcção assistida é por carretos, na distribuição.

-Óleo do motor (Arranjei o BP visco 5000 10w40 a €21,95 cada 4 litros 51% de desconto na Norauto) - Se ese motor tem mesmo 150000km e está de saúde merece um melhorzinho. 100% sintético 5W30 ou 5W40 com especificação ACEA A3/B4 ou superior (A5/B5, C2, C3, etc.), a marca não interessa. Podes fazer os km que quiseres durante um ano.

-Óleo dos travões e embraiagem (Creio que é o mesmo, certo?) - Certo:

-Valvulinas das caixas (É a mesma valvulina para ambas as caixas? Há dois sitios para meter a valvulina, ou é partilhada?) - Certo, é a mesma nas caixas e no diferencial da frente; há um bujão para cada orgão, não são partilhadas. A valvulina indicada é a 75W90 (sintética) com especificação GL5.

-Valvulinas para diferenciais (no da frente é a mesma valvulina das caixas? No de trás é Valvulina própria para LSD, certo?) - Certo.

-Lubrificar transmissões

-Há algo mais que deva ser visto ?? - Eu mudava também o anticongelante, não só pelos km mas sobretudo pela idade. Os anticongelantes económicos do mercado estão garantidos por 2 anos ou 100000km, o vermelho da Toyota faz 150000km ou 5 anos. Eu uso da Toyota em todos os meus carros, independentemente da marca ou idade - até na 4L! [8)]

Abraço,
        André Ferreira
        "Beards are like boobs. The bigger they are, the longer you stare."

Comment

[quote author=pvc link=topic=32675.msg90406#msg90406 date=1387277697]

-Há algo mais que deva ser visto ??

Obrigado pela ajuda!

[]
          [/quote]

Termostato

(muito importante)

[] [] [] [] []

MD TT
          $$$$$$$$$$$$$$$$ Tenho 3 filhos - 4 BJ40 - 1 BJ45 - 3 corolas - 1 dyna, alguem me dá uma esmola para comer ou um contacto do manicómio $$$$$$$$$$$$$$$$

Comment

[quote author=axf link=topic=32675.msg90452#msg90452 date=1387321921]
            Não sei se me encaixo nessa categoria d"os mestres" mas aqui vai o meu bitaite...

-Kit distribuição - A questão é original ou concorrência? Ainda não tenho a certeza mas tenho impressão que o tensor hidráulico (a peça mais importante) da Blueprint é da NTN, igual ao original. De qualquer forma também concordo que quem puder comprar material original Toyota fica, à partida, mais bem servido. Em última análise, quem manda é a tua carteira! []

-Bomba de água (Vale a pena mudar por prevenção?) - Não, o teu mecânico tem toda a razão. Essa bomba de água não trabalha na distribuição, por isso não há razão nenhuma para mudar apenas porque se está a mexer na distribuição; isso é o que fazemos quando a bomba de água funciona como rolamento tensor da distribuição. Essa bomba, a ser a original, é de elevada qualidade e deve fazer presumivelmente outros tantos quilómetros. A título de curiosidade, a do meu 95 já tem quase 300000km e não acusa desgaste...

-Correias auxiliares (Duas do alternador, Uma do ar condicionado, será só isto? A direcção assistida não é accionada por correia?) - Correcto, 2 do alternador/ventoinha e outra do A/C. A direcção assistida é por carretos, na distribuição.

-Óleo do motor (Arranjei o BP visco 5000 10w40 a €21,95 cada 4 litros 51% de desconto na Norauto) - Se ese motor tem mesmo 150000km e está de saúde merece um melhorzinho. 100% sintético 5W30 ou 5W40 com especificação ACEA A3/B4 ou superior (A5/B5, C2, C3, etc.), a marca não interessa. Podes fazer os km que quiseres durante um ano.

-Óleo dos travões e embraiagem (Creio que é o mesmo, certo?) - Certo:

-Valvulinas das caixas (É a mesma valvulina para ambas as caixas? Há dois sitios para meter a valvulina, ou é partilhada?) - Certo, é a mesma nas caixas e no diferencial da frente; há um bujão para cada orgão, não são partilhadas. A valvulina indicada é a 75W90 (sintética) com especificação GL5.

-Valvulinas para diferenciais (no da frente é a mesma valvulina das caixas? No de trás é Valvulina própria para LSD, certo?) - Certo.

-Lubrificar transmissões

-Há algo mais que deva ser visto ?? - Eu mudava também o anticongelante, não só pelos km mas sobretudo pela idade. Os anticongelantes económicos do mercado estão garantidos por 2 anos ou 100000km, o vermelho da Toyota faz 150000km ou 5 anos. Eu uso da Toyota em todos os meus carros, independentemente da marca ou idade - até na 4L! [8)]

Abraço,
            André Ferreira
            [/quote]

Obrigado André e MD TT!

Quanto ao kit da distribuição, estou à espera de orçamento do Kit original e de uma alternativa. Mal tenha mais informação posto aqui.

Quanto ao óleo, o BP Visco 5000 tem a especificação ACEA A3/B4. Achas que um 5w40 seria mais aconselhável? Ouço algumas pessoas dizer que o óleo 100% nem sempre é uma melhor opção, pelo menos para motores mais antigos... A quilometragem do motor está confirmada e, até ver, o motor parece que está de boa saúde. Segundo soube, através de um técnico da Toyota, o óleo que era utilizado pela própria marca, na época em que estes carros saíram, era este. Não posso garantir isto a 100%, mas, pelo menos, foi o que ele disse...

Quanto à bomba de água, se esta não apresentar sinais de desgaste, vou manter.

O anti-congelante e o termostato foram substituídos na Toyota no início do ano. Isso, o óleo do motor e o filtro do óleo. Foram, aliás, as únicas coisas que fiz desde que comprei o carro.

[]

Comment

Ora então está decidido:

Kit distribuição + Filtro ar + Filtro gasóleo + 2 Correias alternador + Correia AC = Vem da Toyota

(O filtro do óleo não estou a pensar substituir, uma vez que foi substituído na ultima muda e é original)

Falta-me decidir a marca da valvulina para caixas e diferencial frontal (75w90 100% sintética GL5), assim como a valvulina para o diferencial traseiro (Específica para LSD). Conhecem a marca de lubrificantes Wolf? Têm boas referencias acerca desta?

[]

Comment

Conheço! ca na madeira quem vende e a centrauto essa marca, ainda hoje tive a aplicar essas valvulinas num LJ73 nao tenho a certeza se e oleo reciclado o nao! mais parece me uma gama media-baixa no meu acostumo utilizar valvulinas da Delphi que ao meu ver sao melhores que essas da Wolf.

Cumptt
                Nelson Caldeira
                [1WJ73]

Comment

Obrigado Nelson!

Tinha ideia que era uma boa marca, mas não conheço o suficiente...

Entretanto, continuam as buscas das valvulinas para diferenciais e caixas.

Na Texóleo aparece a Fuchs Titan Sintopoid sae75w90 a bom preço. É sintética e cumpre a especificação api GL-5. Estou a pensar mandar vir esta para as caixas e diferencial frontal.

Para o diferencial traseiro, existe lá a Fuchs Sintopoid LS sae75w140. Aparentemente dá para caixas de transferências e diferenciais com ou sem autoblocante... Parece-vos adequada?

Boas festas!

[]

Comment

Ora então, o meu 95 já está pronto para mais uns tempos.

Distribuição, com rolamento, tensor e correia, mais as outras correias, filtro do ar e filtro do combustível, veio tudo original Toyota.

Valvulinas para as caixas e diferenciais da Sunoco, com as especificações que o AXF recomendou. Obrigado André!

Algumas fotos do material:

Kit distribuição e as correias

Filtro do ar

O rolamento original Toyota, aparentemente feito pela NSK

O tensor hidráulico original Toyota, aparentemente feito pela NTN

As Valvulinas

[]

Comment

Um menino foi às compras! [smile rir-se] [smile rir-se] [smile rir-se]

Só miminhos! :angel:

abraço original
                      SÓCIO FUNDADOR Nº2 Volta-se de todo o lado num TLC! Apresentação do Ovelha Negra Apresentação do Porky's

Comment

A trabalhar...
                      X