Aviso

Colapsar
Não há avisos ainda.

BJ73 - 1991 - " Rei do Mato"

Colapsar
X
 
  • Filtrar
  • Time
  • Mostrar
Clear All
new posts

    #71
    Boas,


    Em modo descapotável fica simplesmente espectacular


    aBJraços TT
    Sócio Fundador nº 3

    http://www.bj40s.com/index.php?optio...&Itemid=55

    www.edito.pt

    Comment


      #72
      Infelizmente nem tudo é um mar de rosas. Hoje dei conta de a temperatura do motor ter chagado ao limite no ponteiro como está na figura. Entretanto abri o capot e vi o deposito de compensação cheio e a borbulhar ar vindo do tubo de respiro do radiador. Amanha vou verificar se ainda tem liquido la dentro mas o facto de estar a borbulhar ar e o motor aquecer penso que pode ser a junta da cabeça queimada. Tenho razão?

      Clica para uma versão maior

Nome:	2016-07-24 20.41.22.jpg
Visto:	32
Tamanho	1,98 MB
ID:	353123
      O orgulho em andar num jipe mais velho que o dono!

      Comment


        #73
        O mais certo é teres razão!!

        Sócio Fundador nº 3

        http://www.bj40s.com/index.php?optio...&Itemid=55

        www.edito.pt

        Comment


          #74
          Boas,

          Boa sorte. Oxalá não seja isso.

          Abraço
          Ex KZJ70: http://www.clubeflc.com/vb/forum/gar...toy-do-z%C3%A9

          Ex BJ73: http://www.clubeflc.com/vb/forum/gar...-73-do-z%C3%A9

          GRY60: http://www.clubeflc.com/vb/forum/ext...-gr-do-z%C3%A9

          Comment


            #75
            Depois de ter ido ao medico, o diagnóstico é mesmo a junta da cabeça queimada. Houve ainda quem disse-se que poderia ser uma das cabeças estaladas, mas sem tirar tudo para fora não se pode ter a certeza.
            O mais barato que consegui foi 600€ para mudar a bem dita junta (quando ouvi isto caiu-me tudo, mas mesmo tudo!!) pois implicava mandar rectificar as cabeças, etc etc e 1200€ para reparação completa incluindo segmentos, bronzes e tudo mais para ficar como novo.
            Como não é prioridade, decidi por enquanto ir estando atento a temperatura e ao óleo.
            Mudei o liquido de refrigeração e para meu espanto apenas saíram 5 L dos 10.2 L que está no manual.
            Entretanto já tive de fazer perto de 500 Km com ele em estrada nacional. A temperatura continua bastante estável e potencia igual.
            Continuo é a notar o borbulhar do depósito de compensação, mas quanto a isso nada a fazer.

            Resumindo, vou evitar apertar com ele, especialmente em mato, para não aumentar a temperatura. Ver sempre o nível do liquido e quando houver T€mpo arranja-se ou troca-se.
            O orgulho em andar num jipe mais velho que o dono!

            Comment


              #76
              Boas,

              Pois seria previsível, agora convém é ver se a cabeça não foi afectada.

              Não deixes isso andar muito tempo, pois a água vai encarregar-se de corroer as paredes dos cilindros e depois a despesa poderá ser maior.


              Abjracos TT
              Sócio Fundador nº 3

              http://www.bj40s.com/index.php?optio...&Itemid=55

              www.edito.pt

              Comment


                #77
                Publicado por Rei do Mato Ver Publicação
                Depois de ter ido ao medico, o diagnóstico é mesmo a junta da cabeça queimada. Houve ainda quem disse-se que poderia ser uma das cabeças estaladas, mas sem tirar tudo para fora não se pode ter a certeza.
                O mais barato que consegui foi 600€ para mudar a bem dita junta (quando ouvi isto caiu-me tudo, mas mesmo tudo!!) pois implicava mandar rectificar as cabeças, etc etc e 1200€ para reparação completa incluindo segmentos, bronzes e tudo mais para ficar como novo.
                Como não é prioridade, decidi por enquanto ir estando atento a temperatura e ao óleo.
                Mudei o liquido de refrigeração e para meu espanto apenas saíram 5 L dos 10.2 L que está no manual.
                Entretanto já tive de fazer perto de 500 Km com ele em estrada nacional. A temperatura continua bastante estável e potencia igual.
                Continuo é a notar o borbulhar do depósito de compensação, mas quanto a isso nada a fazer.

                Resumindo, vou evitar apertar com ele, especialmente em mato, para não aumentar a temperatura. Ver sempre o nível do liquido e quando houver T€mpo arranja-se ou troca-se.
                Não desesperes.
                Tens o vm de 4 cilindros certo? Lembra-te que tens 4 juntas, e acredito que só 1 ou 2 é que poderão estar rachadas. Geralmente a primeira a ir á vida é a do 4º cilindro, depois 3º e por aí fora, pois recebem a água já quente por ter refrigerado o 1º e 2º cilindro.

                Aqui á muito pouco tempo pedi um orçamento de peças, nomeadamente segmentos para os 4 pistões, 4 juntas de culassa, respetivos pernos novos (todos), e 4 juntas de cabeça. Ficava-me tudo em +-200€€, só material. As culassas são todas iguais e custam em torno de 300€€ cada, se a memória não me falha.
                Muitos dos VM's que andam por aí só reparam a culassa/junta estragada (geralmente a 4ª) e fica bom para muitos quilómetros.
                Existe sempre a possibilidade de abrires o motor e ser detetado outro problema, mas isso é em todos.

                No meu caso queria mudar os segmentos porque estava a passar compressão e fumo para o circuito do óleo. Felizmente recomendaram-me um aditivo excelente, que resolveu o problema (até ver...), chamado RESTORE oil additive. Fiz a festa por 14€. Este aditivo "dura" 15-20mil km, e depois é preciso adicionar outra vez. Atenção que só funciona com óleos minerais.

                Comment


                  #78
                  Se mandates rectificar, atencao porque as cabecas tem que ser rectificadas por comparacao, porque o mesmo parafuso aperta duas cabecas (quando tinha o BJ 73 com a junta da cabeca queimada e mandei reparar, nao foram rectificadas por comparacao e 300 kms depois, teve que voltar a ser reparado). Em vez de colocares 4 juntas de cabeca independentes, podes colocar a junta colocada nesse motor, quando era aplicado no Cherokee ou no Frontera( nao me lembro em qual dos dois)que e uma junta unica. O meu apos essa alteracao, nao me deu mais problemas na cabeca, e antes de o vender, ainda foi mais duas vezes a Marrocos.

                  Comment


                    #79
                    Publicado por filipefalcao Ver Publicação

                    Não desesperes.
                    Tens o vm de 4 cilindros certo? Lembra-te que tens 4 juntas, e acredito que só 1 ou 2 é que poderão estar rachadas. Geralmente a primeira a ir á vida é a do 4º cilindro, depois 3º e por aí fora, pois recebem a água já quente por ter refrigerado o 1º e 2º cilindro.

                    Aqui á muito pouco tempo pedi um orçamento de peças, nomeadamente segmentos para os 4 pistões, 4 juntas de culassa, respetivos pernos novos (todos), e 4 juntas de cabeça. Ficava-me tudo em +-200€€, só material. As culassas são todas iguais e custam em torno de 300€€ cada, se a memória não me falha.
                    Muitos dos VM's que andam por aí só reparam a culassa/junta estragada (geralmente a 4ª) e fica bom para muitos quilómetros.
                    Existe sempre a possibilidade de abrires o motor e ser detetado outro problema, mas isso é em todos.

                    No meu caso queria mudar os segmentos porque estava a passar compressão e fumo para o circuito do óleo. Felizmente recomendaram-me um aditivo excelente, que resolveu o problema (até ver...), chamado RESTORE oil additive. Fiz a festa por 14€. Este aditivo "dura" 15-20mil km, e depois é preciso adicionar outra vez. Atenção que só funciona com óleos minerais.
                    Sim é o de 4 cilindros. Pensei que a junta fosse completa de origem e não separada. Assim sendo posso sempre trocar só mesmo a do cilindro avariado. Mas de qualquer maneira decidi meter um cocktail de líquidos para o efeito. Foram os que estão na imagem:
                    Clica para uma versão maior

Nome:	2016-08-29 17.16.47.jpg
Visto:	33
Tamanho	3,76 MB
ID:	353724


                    Já não borbulha nada. Não aquece e não bebe liquido. Esta semana vou mudar o óleo e ver o estado dele. Sei que não é definitivo e o furo da junta está lá, mas ajuda.

                    Custa-me imenso ter o jipe parado na garagem quando está tão bom tempo na rua .


                    Entretanto andei a procura do tal aditivo RESTORE, andei a ler na net e tem muito boa reputação nos EUA. Não consegui foi encontrar cá a venda!!!
                    Encontrei no Ebay, é este?
                    Restore your high-mileage engine with AMETECH ENGINE RESTORE OIL 3 ENGLISH CANS in | eBay
                    O orgulho em andar num jipe mais velho que o dono!

                    Comment


                      #80
                      Felizmente existem hoje aditivos excelentes que adiam os problemas por uns bons anos.
                      Relativamente ao Restore existe á venda em vários lados em Portugal. Pelo menos em Barcelos e Braga há lojas com isso em venda.
                      Eu comprei via internet aqui: http://www.repincol.pt/loja-acessori...0/restore.aspx
                      Como o teu motor tem poucos quilómetros possivelmente ainda não precisará de Restore.

                      Comment

                      A trabalhar...
                      X