Para todos aqueles que entram no fórum como visitante, propomos que se registem.
O registo é rápido e dá acesso a muitas funcionalidades que não estão disponíveis de outra forma.
Infelizmente nem tudo é um mar de rosas. Hoje dei conta de a temperatura do motor ter chagado ao limite no ponteiro como está na figura. Entretanto abri o capot e vi o deposito de compensação cheio e a borbulhar ar vindo do tubo de respiro do radiador. Amanha vou verificar se ainda tem liquido la dentro mas o facto de estar a borbulhar ar e o motor aquecer penso que pode ser a junta da cabeça queimada. Tenho razão?
O orgulho em andar num jipe mais velho que o dono!
Depois de ter ido ao medico, o diagnóstico é mesmo a junta da cabeça queimada. Houve ainda quem disse-se que poderia ser uma das cabeças estaladas, mas sem tirar tudo para fora não se pode ter a certeza.
O mais barato que consegui foi 600€ para mudar a bem dita junta (quando ouvi isto caiu-me tudo, mas mesmo tudo!!) pois implicava mandar rectificar as cabeças, etc etc e 1200€ para reparação completa incluindo segmentos, bronzes e tudo mais para ficar como novo.
Como não é prioridade, decidi por enquanto ir estando atento a temperatura e ao óleo.
Mudei o liquido de refrigeração e para meu espanto apenas saíram 5 L dos 10.2 L que está no manual.
Entretanto já tive de fazer perto de 500 Km com ele em estrada nacional. A temperatura continua bastante estável e potencia igual.
Continuo é a notar o borbulhar do depósito de compensação, mas quanto a isso nada a fazer.
Resumindo, vou evitar apertar com ele, especialmente em mato, para não aumentar a temperatura. Ver sempre o nível do liquido e quando houver T€mpo arranja-se ou troca-se.
O orgulho em andar num jipe mais velho que o dono!
Depois de ter ido ao medico, o diagnóstico é mesmo a junta da cabeça queimada. Houve ainda quem disse-se que poderia ser uma das cabeças estaladas, mas sem tirar tudo para fora não se pode ter a certeza.
O mais barato que consegui foi 600€ para mudar a bem dita junta (quando ouvi isto caiu-me tudo, mas mesmo tudo!!) pois implicava mandar rectificar as cabeças, etc etc e 1200€ para reparação completa incluindo segmentos, bronzes e tudo mais para ficar como novo.
Como não é prioridade, decidi por enquanto ir estando atento a temperatura e ao óleo.
Mudei o liquido de refrigeração e para meu espanto apenas saíram 5 L dos 10.2 L que está no manual.
Entretanto já tive de fazer perto de 500 Km com ele em estrada nacional. A temperatura continua bastante estável e potencia igual.
Continuo é a notar o borbulhar do depósito de compensação, mas quanto a isso nada a fazer.
Resumindo, vou evitar apertar com ele, especialmente em mato, para não aumentar a temperatura. Ver sempre o nível do liquido e quando houver T€mpo arranja-se ou troca-se.
Não desesperes.
Tens o vm de 4 cilindros certo? Lembra-te que tens 4 juntas, e acredito que só 1 ou 2 é que poderão estar rachadas. Geralmente a primeira a ir á vida é a do 4º cilindro, depois 3º e por aí fora, pois recebem a água já quente por ter refrigerado o 1º e 2º cilindro.
Aqui á muito pouco tempo pedi um orçamento de peças, nomeadamente segmentos para os 4 pistões, 4 juntas de culassa, respetivos pernos novos (todos), e 4 juntas de cabeça. Ficava-me tudo em +-200€, só material. As culassas são todas iguais e custam em torno de 300€ cada, se a memória não me falha.
Muitos dos VM's que andam por aí só reparam a culassa/junta estragada (geralmente a 4ª) e fica bom para muitos quilómetros.
Existe sempre a possibilidade de abrires o motor e ser detetado outro problema, mas isso é em todos.
No meu caso queria mudar os segmentos porque estava a passar compressão e fumo para o circuito do óleo. Felizmente recomendaram-me um aditivo excelente, que resolveu o problema (até ver...), chamado RESTORE oil additive. Fiz a festa por 14. Este aditivo "dura" 15-20mil km, e depois é preciso adicionar outra vez. Atenção que só funciona com óleos minerais.
Se mandates rectificar, atencao porque as cabecas tem que ser rectificadas por comparacao, porque o mesmo parafuso aperta duas cabecas (quando tinha o BJ 73 com a junta da cabeca queimada e mandei reparar, nao foram rectificadas por comparacao e 300 kms depois, teve que voltar a ser reparado). Em vez de colocares 4 juntas de cabeca independentes, podes colocar a junta colocada nesse motor, quando era aplicado no Cherokee ou no Frontera( nao me lembro em qual dos dois)que e uma junta unica. O meu apos essa alteracao, nao me deu mais problemas na cabeca, e antes de o vender, ainda foi mais duas vezes a Marrocos.
Não desesperes.
Tens o vm de 4 cilindros certo? Lembra-te que tens 4 juntas, e acredito que só 1 ou 2 é que poderão estar rachadas. Geralmente a primeira a ir á vida é a do 4º cilindro, depois 3º e por aí fora, pois recebem a água já quente por ter refrigerado o 1º e 2º cilindro.
Aqui á muito pouco tempo pedi um orçamento de peças, nomeadamente segmentos para os 4 pistões, 4 juntas de culassa, respetivos pernos novos (todos), e 4 juntas de cabeça. Ficava-me tudo em +-200€€, só material. As culassas são todas iguais e custam em torno de 300€€ cada, se a memória não me falha.
Muitos dos VM's que andam por aí só reparam a culassa/junta estragada (geralmente a 4ª) e fica bom para muitos quilómetros.
Existe sempre a possibilidade de abrires o motor e ser detetado outro problema, mas isso é em todos.
No meu caso queria mudar os segmentos porque estava a passar compressão e fumo para o circuito do óleo. Felizmente recomendaram-me um aditivo excelente, que resolveu o problema (até ver...), chamado RESTORE oil additive. Fiz a festa por 14€. Este aditivo "dura" 15-20mil km, e depois é preciso adicionar outra vez. Atenção que só funciona com óleos minerais.
Sim é o de 4 cilindros. Pensei que a junta fosse completa de origem e não separada. Assim sendo posso sempre trocar só mesmo a do cilindro avariado. Mas de qualquer maneira decidi meter um cocktail de líquidos para o efeito. Foram os que estão na imagem:
Já não borbulha nada. Não aquece e não bebe liquido. Esta semana vou mudar o óleo e ver o estado dele. Sei que não é definitivo e o furo da junta está lá, mas ajuda.
Custa-me imenso ter o jipe parado na garagem quando está tão bom tempo na rua .
Entretanto andei a procura do tal aditivo RESTORE, andei a ler na net e tem muito boa reputação nos EUA. Não consegui foi encontrar cá a venda!!!
Encontrei no Ebay, é este?
Felizmente existem hoje aditivos excelentes que adiam os problemas por uns bons anos.
Relativamente ao Restore existe á venda em vários lados em Portugal. Pelo menos em Barcelos e Braga há lojas com isso em venda.
Eu comprei via internet aqui: http://www.repincol.pt/loja-acessori...0/restore.aspx
Como o teu motor tem poucos quilómetros possivelmente ainda não precisará de Restore.
Comment