Para todos aqueles que entram no fórum como visitante, propomos que se registem.
O registo é rápido e dá acesso a muitas funcionalidades que não estão disponíveis de outra forma.
Está quase no ponto, fiz as contas para que a taragem das molas ficasse o mais original possível que é +- 50Kg / cm.
Agora só mesmo com uns amortecedores um pouco mais a maneira porque por 35€ cada não há milagres!
De resto levantei um pouco a capota para lubrificar as borrachas porque já estava a ser impossível andar nele com tantos ruídos parasitas.
O orgulho em andar num jipe mais velho que o dono!
Vitor vx_d4d , não fiz nada disso. As instruções não indicavam que era necessário remover tais componentes. Apenas meti a dosagem completa la para dentro e pronto. Até hoje, ja fiz uns 5.000km e nada a apontar.
O tal produto da Restore não encontrei mas encontrei outro que "faz o mesmo" de outra marca.
Peço desculpa por não ter respondido logo, pois infelizmente tenho tido "uns" problemas que não desejo a ninguém, tal ponto que ia deixar passar a IPO do VX e ainda mais com os problemas que isso acarretou a ter que mudar tudo,
----------------------
pois, digamos, a "versão" do produto que tenho é uma "versão" profissional e lá diz para se retirar a bomba de agua, desligar radiadores, também quero ver se pego no Bj, pois não anda desde Dezembro, ponho só o motor a trabalhar um pouco e ultimamente nem isso tenho feito, enfim, mas a ver se brevemente vai para o "xor dótor" para fazer alguma manutenções e aplicar este produto a ver se evito de abrir o motor, pois não sei o que lhe vou fazer, se o vendo.
Peço desculpa por não ter respondido logo, pois infelizmente tenho tido "uns" problemas que não desejo a ninguém, tal ponto que ia deixar passar a IPO do VX e ainda mais com os problemas que isso acarretou a ter que mudar tudo,
----------------------
pois, digamos, a "versão" do produto que tenho é uma "versão" profissional e lá diz para se retirar a bomba de agua, desligar radiadores, também quero ver se pego no Bj, pois não anda desde Dezembro, ponho só o motor a trabalhar um pouco e ultimamente nem isso tenho feito, enfim, mas a ver se brevemente vai para o "xor dótor" para fazer alguma manutenções e aplicar este produto a ver se evito de abrir o motor, pois não sei o que lhe vou fazer, se o vendo.
Caro Vitor VX_d4d, se for o caso, as melhoras, se não for então força que esses problemas haverão de se resolver!
Acredito que essa versão profissional não se encontre em todo o lado e de certeza que a aplicação deve ser de modo diferente já que é preciso retirar bomba e tudo mais.
Em relação ao facto de estar parado há uns meses, isso não é problema para um carro com + de 20 anos. Podem esperar até as coisas voltarem a estabilizar para se poder voltar a usufruir da maquina! Eu sei que não tem nada haver, mas tive de parar o meu mais de 1 mês e quando voltei a dar a chave pegou como se estivesse quente. Máquina
Boas,
retirou alguma lamina ou deixou ficar o feixe completo ?
aBjraços
Caro Guardião, sim retirei uma lamina em cada conjunto tanto à frente como atrás.
Mas o trabalho foi muito mais que isso, passo a explicar: Todo este trabalho foi apenas nas molas da frente
No inicio apliquei directamente as molas traseiras do Corsa B por terem um formato tipo ovo ao qual se adaptava bem a distancia entre a longarina do chassis e ao eixo.
Acabei por perceber que estava bastante alto e rijo.
Optei por retirar uma lamina a cada feixe, a 4º a contar de cima se não estou em erro.
A coisa melhorou mas longe daquilo que eu queria. Cada buraco continuava a ser aterrador e bastante massacrador!
Comprei umas molas normais, sem ser tipo ovo e cortei-as +- a olho para as encaixar mais uma vez entre a longarina e o eixo.
Nada, em nada melhorou!!!
Decidi então passar a parte mais "engenheira" da coisa. Andei a ver e investigar e descobri que as molas de lamina para este modelo têm que ter uma tara de +- 50kg/cm.
Isto é, para a suspensão baixar 1 cm teria que ter uma carga de 50 kg em cima. A partir deste momento foi só fazer contas.
Retirei a mola que tinha previamente cortado e medi a tara dela, estava perto dos 35 kg/cm. Fiquei parvo, ora se esta está a fazer 35 kg/cm mais as originais que estariam também a fazer perto de 30-35 kg/cm (este valor descobri depois de uns cálculos manhosos) estava no total a fazer 60-65 kg/cm. Obviamente que era demais. Só se anda-se com um mega mata-vacas + guincho + para-choques +sei la o que!
Tendo os valores necessários para a compra de umas molas, tinham de ser entre 10-15 kg/cm, acabei por encontrar umas com perto de 17 kg/cm. O único problema é que eram altas e se as mete-se no espaço entre a longarina e o eixo já estaria a dar pré carga a mola e alterar valores. Acabei por fazer um novo sistema como mostra nas fotos anteriores de modo a que ela fique na altura certa. (mais uma vez, foi preciso andar com contas para saber a altura)
Neste momento a suspensão da frente esta muito mais confortável e segura, fui a IPO e nada a apontar. O jipe não parece nenhum barco nas curvas e ja amortece bastante melhor os buracos.
Claro que esta longe do conforto de um carro novo porque para chegar ai teria que ser o kit completo Old Man emu
A suspensão atrás não dá para grandes mexidas porque de um lado temos o escape a passar e no outro esta o distribuidor do travão no local onde se poderia colocar a mola.
Para finalizar deixo a nota de que os valores das taras referidos não estão 100% certos pois fiz esta alteração há algum tempo e não tenho as notas de cada valor comigo neste momento.
O orgulho em andar num jipe mais velho que o dono!
Comment