Aviso

Colapsar
Não há avisos ainda.

Óleo motor 1KZ-TE

Colapsar
X

• Filtrar
  • Time
  • Mostrar
Clear All
new posts

Óleo motor 1KZ-TE

Boas Toyotistas,

Gostaria de solicitar a vossa opinião/experiência relativamente ao óleo do motor para o 1KZ-TE.

Tenho um magnifico Land Cruiser KZJ90 de 1998, e conta já com 280.000km, que está a precisar de revisão. Questionei a toyota relativamente ao oleo que recomendam para uma máquina com esta quilometragem e a resposta deles deixou-me na mesma, mas a sentir-me ainda mais ignorante:

Relativamente ao exposto, informamos que o óleo de motor deverá cumprir com a norma API CF-4. Poderá também utilizar óleo com as normas API CF, CE ou CD.

Alguém me pode traduzir isto? Eu estava à espera de uma resposta do tipo 0W40, 5W40, ou mesmo a marca e modelo do óleo, mas assim fiquei na mesma...Tenho ouvido dizer que os óleos sintéticos, p.ex. o 0W40 são muito finos, e motores com esta quilometragem já têm alguma folga nos segmentos e começam a gastar mais óleo que o habitual. Outros dizem-me que os óleos sintéticos é para motores mais actuais, com common rail, injector bomba, etc...Enfim, estou confuso.

Podem dar a vossa opinião por favor?

Saudações enlameadas

P.S.É verdade, este é o meu carro para tudo (dia-a-dia, trabalho, lazer, etc.), pelo que está completamente de origem e a maioria da quilometragem é feita (infelizmente) em alcatrão

Re: Óleo motor 1KZ-TE

RETIRADO DA WIKIPÉDIA

O Grau API (em inglês, API Gravity) é uma escala arbitrária que mede a densidade dos líquidos derivados do petróleo.1 Foi criada pelo American Petroleum Institute - API, juntamente com a National Bureau of Standards e utilizada para medir a densidade relativa de líquidos. Quanto mais densidade o óleo tiver, menor será seu grau API.1
    [editar]Formulação

É obtido pela fórmula:
    ºAPI = (141,5 ÷ densidade da amostra) - 131,5
    em que a densidade é medida relativamente à densidade da água 1
    A densidade, portanto, pode ser obtida por:

Obs: 60°F correspondem a 15,55...°C
    Grau API do American Petroleum Institute (ºAPI)
    Forma de expressar a densidade relativa de um óleo ou derivado. A escala API, medida em graus, varia inversamente à densidade relativa, isto é, quanto maior a densidade relativa, menor o grau API. O grau API é maior quando o petróleo é mais leve. Petróleos com grau API maior que 30 são considerados leves; entre 22 e 30 graus API, são médios; abaixo de 22 graus API, são pesados; com grau API igual ou inferior a 10, são petróleos extrapesados. Quanto maior o grau API, maior o valor do petróleo no mercado.
    [editar]Classificação do petróleo segundo o Grau API

O grau de API permite classificar o petróleo em
    Petróleo leve 1 ou de base Parafínica: [carece de fontes] Possui ºAPI maior que 30.1 Contém, além de alcanos, uma porcentagem de 15 a 25% de cicloalcanos.
    Petróleo médio 1 ou de base Naftênica: [carece de fontes] Possui ºAPI entre 22 e 30.1 Além de alcanos, contém também de 25 a 30% de hidrocarbonetos aromáticos.
    Petróleo pesado 1 ou de base Aromática: [carece de fontes] Possui ºAPI menor que 22 1 e é constituído, praticamente, só de hidrocarbonetos aromáticos.
    Quanto maior o grau API, maior o valor do produto no mercado.
    O petróleo encontrado pela Petrobras no campo petrolífero de Tupi (bacia de Santos) em Novembro de 2007 foi testado e classificado como 28º API, ao contrário do que é frequêntemente dito é do tipo médio e não leve. Um dos motivos para a sua divulgação como leve é a comparação com a média da densidade do petróleo nacional.
    Referências

dentro da viscosidade dos oleos existem diferentes API....poderá ter um oleo com viscosidade x indicada

ao motor em questão, mas nao com o dito API correcto...

cumprimentos

Comment

Obrigado pela explicação Lenhador,

Estive a ver algumas latas de oleo e quase todas diziam API. Por exemplo o BP VISCO 3000 10W40 tem a indicação API SL/CF, tal como o BP VISCO 2000 15W40, ou mesmo o BP VISCO 5000 5W40. Já o BP VISCO 7000 0W40 indica API SM/CF, o que me leva a crer que ainda estamos dentro dos oleos API CF que a toyota recomendou...

Mas será que são todos estes oleos recomendados para o LC??Isso é que ainda não consegui perceber...

E o resto da malta, o que anda a meter no "coração" das máquinas? Castrol? Galp?Helix?Qual?

Saudações enlameadas

Comment

para mim, os motores fazem muitos quilometros quando trazem o oleo a nivel e são bem tratados...

eu não stressava muito com isso... os taxistas por exemplo, não usam oleos especiais nos mercedes... nem nos renault ... etc...etc...

é o que lhes metem na oficina e barato de preferencia...

mete o oleo indicado no livro e quando muito um aditivo que o ajude a fixar-se nos rolamentos e carretos... [:-\] [:-\]

Comment

[quote author=JAVD link=topic=33007.msg77867#msg77867 date=1369518240]
          Obrigado pela explicação Lenhador,

Estive a ver algumas latas de oleo e quase todas diziam API. Por exemplo o BP VISCO 3000 10W40 tem a indicação API SL/CF, tal como o BP VISCO 2000 15W40, ou mesmo o BP VISCO 5000 5W40. Já o BP VISCO 7000 0W40 indica API SM/CF, o que me leva a crer que ainda estamos dentro dos oleos API CF que a toyota recomendou...

Mas será que são todos estes oleos recomendados para o LC??Isso é que ainda não consegui perceber...

E o resto da malta, o que anda a meter no "coração" das máquinas? Castrol? Galp?Helix?Qual?

Saudações enlameadas
          [/quote]

para o lc em questão é, comprar um oleo com o dito api recomendado para o motor kzt-e e uma

viscosidade adequada ao nosso clima....ser castrol ou manel, ou joao nao interessa na minha opinião...

abraço

Comment

Semi-sintético cumpre perfeitamente. Marcas prefiro Mobil ou Agip.

Comment

Boas,

O texto que o LENHADOR postou fala do grau de um determinado óleo na escala do API (American Petroleum Institute) mas isso tem a ver com a densidade do óleo e não com a qualidade do mesmo. A qualidade ou nível de performance dos óleos é classificada por organismos oficiais e pelos fabricantes de automóveis. Nas Américas usa-se a tabela do API e na Europa usam-se as tabelas da ACEA (Association des Constructeurs Europeens d'Automobiles) e as próprias especificações de alguns fabricantes de automóveis como Mercedes-Benz (MB), BMW, grupo VAG (VW), GM, Renault, PSA... Depois posso escrever mais sobre estas normas europeias mas por agora vou apenas explicar por alto as especificações/normas do API.

Estas normas são compostas por um código de 2 letras (como o exemplo que a toyota te deu para o teu motor, "CF&quot. O API divide as classificações em 2 categorias: Serviço - designada pela letra "S" - para motores a gasolina e Comercial - designada pela letra "C" - para motores Diesel; esta letra é a primeira do código atribuído. A segunda letra é atribuída por ordem alfabética à medida que se vão desenvolvendo óleos melhores. SA, SB, SC, SD, SE, SF, SG, SH, SJ, SL, etc. para motores a gasolina e CA, CB, CC, CD, CE, CF para motores a óleo diesel. À medida que vão saindo novas normas, estas vão substituindo as anteriores. Assim, um óleo "SA" ou "CA" será completamente obsoleto, adequado para motores do início do séc. XX.

Posto isto, há que dizer que ainda assim é um conselho um bocado vago da parte da Toyota, uma vez que há imensos óleos diferentes e com qualidades muito diferentes que cumprem com a norma API CF, até porque estas normas são muito abrangentes. As normas ACEA são bastante mais específicas... Para não perderes muito tempo, sugiro que vás ao site de um qualquer fabricante de óleos e pesquises o óleo recomendado; depois vês quais as especificações desse óleo e podes comprar qualquer óleo de qualquer marca que cumpra essas normas. A marca do óleo não interessa, o que interessa são as especificações...

Para este motor eu recomendo ACEA A3/B4 ou superior.

Alguns exemplos de oil advisor:

http://www.eurol.com/en/37-products/...r/c1-cars.html

http://www.olyslager-lubricants.nl/l....aspx?Lang=eng

http://ew5.earlweb.com/search.php?site=41

http://www.syntix.com/en/oil-advisor/

Espero que estas informações sejam úteis e peço desde já desculpa se passou algum erro, visto eu não ser formado na área.

Abraço,
              André Ferreira
              "Beards are like boobs. The bigger they are, the longer you stare."

Comment

Caríssimos,

Obrigado a todos pela a ajuda. Acho que já percebi que a escolha ideal recai algures entre o semi-sintetico e o sintetico, 5W40 ou 10W40, levando em atenção a norma API CF ou ACEA A3/B4. Após alguma consulta de mercado descobri um BP VISCO 5000 0W40 a 9€/litro, que me pareceu ser a relação preço/qualidade mais vantajosa.

Entretanto, e como não estava completamente esclarecido pela Toyota, voltei à carga. A resposta deles foi:

Agradecemos desde já o contacto efetuado através do site Toyota.

Relativamente ao exposto, recomendamos o óleo Toyota Genuine Motor Oil SemiSynthetic Oil 10W-40.

Assim sendo, parece-me que a decisão de esolher um óleo sintético, ao invés do semi-sintético, fica ao critério (€€) de cada um, pois o semi-sintético serve perfeitamente segundo a Toyota. A respeito da viscosidade parece que para o nosso clima 10W40 é suficiente.

Abraço

João Duarte

Comment

Boas JAVD.

Ainda bem que ficaste esclarecido. A tua questão desenvolveu um tópico que será válido para todos os leitores do fórum! []

Ficamos á espera da apresentação desse J9. []

abraço oleado
                  SÓCIO FUNDADOR Nº2 Volta-se de todo o lado num TLC! Apresentação do Ovelha Negra Apresentação do Porky's

Comment

Boas
                    Eu tenho um Toy 95 de 1998 desde novo, sempre meti logo após a garantia o oleo 15W40 da Castrol acompanhado de STP oleo (uma embalagem das plásticas de STP Oleo dá-me para 4 mudas).
                    A viatura tem 320 mil kms e não gasta oleo mesmo apanhando temperaturas em África de 40/50 graus.
                    Este oleo podes comprar no Continente ou Jumbo assim como o STP onde é mais em conta.

Comment

A trabalhar...
                    X