Aviso

Colapsar
Não há avisos ainda.

Amortecedores origem KAYABA - J9

Colapsar
X

• Filtrar
  • Time
  • Mostrar
Clear All
new posts

Re: Amortecedores origem KAYABA - J9

Amigo JAVD,

Reparei agora que ainda falta a apresentação desse J9 [huhuhuh] [huhuhuh] [huhuhuh]

Por isso é que não consegues resolver esse problema [hmmm] assim que a fizeres essas questões resolvem-se todas como por artes mágicas [smile rir-se] [smile rir-se] [smile rir-se]

Abraço resolvido
    KZJ95 - 1997 - Black Rhino / Clube FLC Sócio N.º 57

Comment

JAVD,

Não deves estar a ver bem a coisa... É sempre possível instalar os amortecedores só pela parte de cima do prato. O truque da chave de griffena proteção do amortecedor é isso mesmo, um truque. Se esses não dão para usar o truque tens de fazer o caminho mais difícil!

Segura o veio do amortecedor com uma chave de bocas e aperta a porca com uma de luneta, por exemplo. Deita-te debaixo do carro e olha bem pra isso!

Abraço
      "Beards are like boobs. The bigger they are, the longer you stare."

Comment

Boas,

Netcruiser:
        Não sei como eram os amortecedores na altura que montaste, mas desconfio que andam a poupar para ter preços mais competitivos. Os amortecedores traseiros que adquiri têm bainha/protecção plástica toda uniforme, num plástico fraquinho tipo balde de esfregona, e inclusive mesmo que conseguisse fixá-la ela não está interligada ao espigão, ou seja, consigo rodar a protecção livremente e o espigão fica fixo. De qualquer forma a utilização da "contra-porca" sugerida parece uma boa ideia, e certamente que vai permitir fixar o espigão, pois o problema maior é que ao rodar a porca freada, por ser freada, roda sempre em conjunto com o espigão. Vou tentar!

Godzillaz:
        O meu LC não tem muito que ver, por isso não fiz apresentação...Ele está como "veio ao mundo", completamente de origem! Não pratico TT regularmente, apenas "ataco" os maus caminhos que me aparecem ocasionalmente com um sorriso e a confiança de estar bem montado , é o meu carro do dia-a-dia (um luxo nos dias que correm, com o preço do gasóleo...), tenho um prazer imenso em conduzi-lo, permite descobrir praias incríveis na costa alentejana e vicentina, idas à serra Nevada sem necessitar de correntes, tem potência disponível, é lindo e super-fiavel. Já ando de LC à 15 anos e não troco por nada, antes deste tive um BJ73 (motor atmosférico 3500cc Toyota) e nunca mais quis outro!

AXF:
        Os amortecedores que falo são os traseiros. A solução de fixar o veio era boa, mas será que não corro o risco da danificar o veio/haste? Eu sei que não preciso apertar o veio com muita força para conseguir apertar a porca, mas receio danificar a haste...pois não sou lá grande mecânico.

À noite, ao invés de ir para a garagem, vou tentar postar fotos para explicar o problema

Agradeço o contributo de todos!

Comment

[quote author=JAVD link=topic=33196.msg82827#msg82827 date=1377677629]
          ........ tenho um prazer imenso em conduzi-lo, permite descobrir praias incríveis na costa alentejana e vicentina, idas à serra Nevada sem necessitar de correntes, tem potência disponível, é lindo e super-fiavel. Já ando de LC à 15 anos e não troco por nada,

Agradeço o contributo de todos!
          [/quote]

Ainda disses que tens o carro de origem e não vale a pena a apresentação

[chocadoo] [chocadoo] [chocadoo] [chocadoo] [chocadoo] [chocadoo] [chocadoo] [chocadoo] [chocadoo]

Venham lá fotos dessa maquina nesses cantos

MD TT
          $$$$$$$$$$$$$$$$ Tenho 3 filhos - 4 BJ40 - 1 BJ45 - 3 corolas - 1 dyna, alguem me dá uma esmola para comer ou um contacto do manicómio $$$$$$$$$$$$$$$$

Comment

[quote author=JAVD link=topic=33196.msg82827#msg82827 date=1377677629]
            AXF:
            Os amortecedores que falo são os traseiros. A solução de fixar o veio era boa, mas será que não corro o risco da danificar o veio/haste? Eu sei que não preciso apertar o veio com muita força para conseguir apertar a porca, mas receio danificar a haste...pois não sou lá grande mecânico.
            [/quote]

Eu sei que são os traseiros, eu percebi! Mas atenção que falo em fixar o veio na ponta do mesmo! Ele deve ter um entalhe para uma chave de bocas ou então um furo sextavado interior para enfiar lá uma chave... Manda lá as fotos...

Abraço

Comment

Sim, a "ponta" do espigão é rectangular, dá para segurar com um alicate de grifo, ou algo do género. O meu problema é o acesso, pois só cabe lá uma mão, por isso não consigo meter o alicate para segurar o espigão e ao mesmo tempo apertar a porca freada com a luneta...

À noite tento postar

Abraço agradecido

Comment

Não segures com alicate, segura com chave de bocas que é muito mais pequena. Caber, cabe, mas é com jeitinho! []

Comment

Boas comunidade!

Antes de mais informo que já respiro de alivio, pois hoje já voltei a montar-me na minha"besta"!!

Aqui vai resumo da utopia, entretanto(felizmente) já solucionada!!

1ºAmortecedor Tokico, com espigão e "bainha" metálica interligados/peça única. Como podem ver na foto, basta por a luneta na porca freada do espigão do amortecedor através do tal espaço muito pequenino (para mãos de criança!), e depois com a chave inglesa rodar a "bainha" do amortecedor que salta cá para fora em 10 segundinhos

2ºAmortecedor KYB com bainha plástica e a malfadada porca freada no espigão.

3ºO inicio da utopia começa aqui. A anilha visivel na imagem desmonta-se, tal como a "bainha" plástica, por isso ao segurar no espigão e dar uma carolada na bainha aquilo anda à roda do espigão (é completamente independente...)

4ºAo colocar o amortecedor no local (desculpem o plágio da imagem do tópico DIY - J9 - Substituição de amortecedores originais , mas na altura não tirei fotos...), conseguia por só uma mão e uma chave, ou seja, não conseguia fixar o espigão e rodar a porca, ou então rodava a porca freada e o espigão rodava junto com ela...No lado direito da imagem vê-se uma mão, mas o "buraco" onde podia meter a mão era insuficiente para colocar um alicate, e como a chave de bocas não chegava lá fazendo 90º com o espigão (era preciso meter a chave na diagonal), não consegiua fixar o espigão para apertar a porca freada. No lado do escape então...

5ºO meu mecânico, que já me tem safo de inumeros apertos, lá puxou pela cabeça e "criou" a ferramente abaixo (curiosamente a partir de uma haste de amortecedor [smile rir-se]). Com esta ferramente, que já apresenta inclinação e é pequena para passar no buraco do lado direito da imagem anterior, já foi (FINALMENTE) possível fixar o espigão e apertar a porca.

Não sei se isto foi uma tempestade num copo de água, se um bicho-de-sete-cabeças, mas garanto-vos que transpirei e amaldiçoei a KYB!!

Se algum de vós precisar da dita ferramenta, é só apitar []

Agradeço a todos a paciencia e boa vontade em ajudar-me

P.S.Obrigado pela dica para postar fotos MD TT, agora já não me esqueço!

P.S.2.Godzillaz, na sequencia do teu conselho para espreitar as tuas alterações dos teus amortecedores, para tentar resolver o meu "problema"/azelhice, devo dizer-te que me roí de inveja! Que canhão tens tu ali!!Está B-R-U-T-A-L!! Mas nunca teria coragem de meter uma rebarbadora no meu carro...

Comment

Muito boa, essa chave do teu mecânico! [] Ainda bem que a máquina já rola...

Abraço

Comment

[quote author=JAVD link=topic=33196.msg82995#msg82995 date=1377817120]
                      Boas comunidade!

P.S.Obrigado pela dica para postar fotos MD TT, agora já não me esqueço!

[/quote]

Agora não te canses de colocar fotos da maquina.

[] [] [] [] [] [] [] [] [] []

MD TT
                      $$$$$$$$$$$$$$$$ Tenho 3 filhos - 4 BJ40 - 1 BJ45 - 3 corolas - 1 dyna, alguem me dá uma esmola para comer ou um contacto do manicómio $$$$$$$$$$$$$$$$

Comment

A trabalhar...
                      X