Aviso

Colapsar
Não há avisos ainda.

Amortecedores origem KAYABA - J9

Colapsar
X

• Filtrar
  • Time
  • Mostrar
Clear All
new posts

Amortecedores origem KAYABA - J9

Boas a todos,

Ultimamente levo os dias a pedir-vos ajuda, mas os "azares" estão encadeados...

Não sei se alguns acompanharam, mas criei um tópico a pedir ajuda para encontrar um modelo especifico de pneu, para substituir 1 que já não encontro à venda e que sofreu um precalço. Uma vez que não foi possível encontrar esse pneu, vou ter que optar por montar, pelo menos, 2 pneus novos (os outros 2 só talvez daqui a 1 mês ou 2, depois de me refazer do rombo!) e como os amortecedores estão para lá de acabados (quase 300.000km...), lá vou ter que fazer novo investimento...senão os pneus novos vão à vida num instante!

O meu carro é utilizado 80% no dia-a-dia e 20% caminhos "manhosos", pelo que me parece que a melhor solução é continuar com os amortecedores de origem (KAYABA), que até nem são desconfortáveis, mas ao pedir o valor na toyota deram-me 312€+IVA/cada (só para a frente), o que até me deixou sem cor! Tentei ir a um representante da KAYABA comprá-los, mas deram-me um valor muito inferior (menos de metade), o que deixou sem segurança sobre o facto de estarmos a falar do mesmo amortecedor, até porque o individuo da Toyota me disse que os amort. da frente eram muito mais caros por causa do peso do motor (os de trás eram menos de 80€/cada), e que eram "especiais".

Alguém sabe a referencia correcta da KAYABA para amortecedores da frente do KZJ90, para eu perceber se estou a comprar o produto certo?

No site da KAYABA aparecem 2 referências:
    Excel-G (refª341 232)
    Ultra SR (refª351 031)

Mas não sei se as 2 referências são equivalentes, se uma é melhor que a outra, ou mesmo se são para aplicar em modelos de anos diferentes...

Alguém sabe dar dicas sobre este assunto?

Abraço empoeirado

Re: Amortecedores origem KAYABA - KZJ90

Viva JAVD,

Em 2007 troquei os amortecedores de um KZJ90 que entretanto vendi! Custaram-me, à altura, 310 euros os quatro amortecedores com cerca de 20% de desconto (e com o IVA da época)

http://forumflc.clubeflc.com/index.php/topic,32.0.html

Se quiseres podes ligar para a CandiPeças e pedir a informação que pretendes! Consulta a parceria que tem com o nosso clube!

http://forumflc.clubeflc.com/index.p...c,32977.0.html

Mas, [smile rir-se] para teres acesso a estas parcerias tens de te tornar sócio e podes ver aqui como proceder!

http://forumflc.clubeflc.com/index.p...ic,1533.0.html

Qualidade do produto, na minha opinião é boa!

Como muita gente vai nesta época para o Algarve, pode ser que alguém te possa levar o "pacote" para baixo! []

abraço ajudante
    SÓCIO FUNDADOR Nº2 Volta-se de todo o lado num TLC! Apresentação do Ovelha Negra Apresentação do Porky's

Comment

Mas os teus amortecedores são KYB? Os J9 que tenho visto têm todos Tokiko...

De qualquer forma KYB é muito bom, podes comprar sem receio! Reforço a info do netcruiser - tens 50% de desconto como sócio do nosso clube... []

Abraço
      André
      "Beards are like boobs. The bigger they are, the longer you stare."

Comment

O kyb ultra SR é de tecnologia monotubo enquanto que o excel-G é bitubo.
        O 1º é o topo de gama da kyb em termos de performance, sacrificando o conforto. o Excel-g mantém a qualidade de construção porém é mais orientado para o conforto.

Comment

Re: Amortecedores origem KAYABA - J9

Obrigado a todos pelos esclarecimentos.

Realmente tenho que tratar de me associar, independentemente das "parcerias", pois só o valor do transporte (seja do que for) para o Algarve faz com que qq desconto deixe de ser compensador...

Uma vez que estava com dúvidas sobre quais os amortecedores indicados, falei com um amigo que trabalha num representante da KYB que disse o seguinte "...O Ultra SR sao iguais aos Excel-G, mas no caso têm um funcionamento misto de oleo/gas que lhes confere um trabalhar mais suave, logo mais conforto para os passageiros, e em alguns casos sao regulaveis, mas por outro lado sao amortecedores mais caros e a sua duraçao é a mesma de uns a gas normais...". O que é certo é que no site KYB a informação que está disponivel é sobre o monotubo e bitubo que o Filipe refere no seu post.

Se o meu J9 tem kayaba? Eu achava que sim, até porque li algures que era o amortecedor que a toyota montava de origem neste modelo, mas agora fiquei "descalço"...é que nem me dei ao trabalho de confirmar e assumi como verdade!

Já agora, ninguém teve problemas nos amortecedores de origem (frente). É que o tipo da toyota deu a entender que têm dado problemas, daí serem tão caros. Não sei se era verdade, ou se estava a ser "comercial".

Abraço agradecido

Comment

[quote author=JAVD link=topic=33196.msg82203#msg82203 date=1376859449]
            Obrigado a todos pelos esclarecimentos.

Realmente tenho que tratar de me associar, independentemente das "parcerias", pois só o valor do transporte (seja do que for) para o Algarve faz com que qq desconto deixe de ser compensador...
            [/quote]

Ora aí está a atitude correcta! Já tenho dito muitas vezes ao netcruiser, andry e outros companheiros da administração que vejo com tristeza a reivindicação de muitos membros do fórum, perguntando pelos benefícios de ser sócio. Para mim isto não faz muito sentido porque esta é uma casa que todos nós, membros, muito estimamos e queremos ver de pé e a crescer por muitos e bons anos. A meu ver todos nós devíamos ser sócios para apoiar a casa e não para receber benefícios! E convenhamos que, para quem pratica este desporto do TT, €12 por ano não é nada... Parabéns pela atitude, serás muito bem vindo a este pequeno grande clube! []

Uma vez que estava com dúvidas sobre quais os amortecedores indicados, falei com um amigo que trabalha num representante da KYB que disse o seguinte "...O Ultra SR sao iguais aos Excel-G, mas no caso têm um funcionamento misto de oleo/gas que lhes confere um trabalhar mais suave, logo mais conforto para os passageiros, e em alguns casos sao regulaveis, mas por outro lado sao amortecedores mais caros e a sua duraçao é a mesma de uns a gas normais...". O que é certo é que no site KYB a informação que está disponivel é sobre o monotubo e bitubo que o Filipe refere no seu post.
            [/quote]

Sem querer ser desrespeituoso para com o teu amigo, essa conversa não tem pés nem cabeça... Infelizmente tenho reparado que muitos vendedores falham no elementar - não conhecem bem nem sequer percebem os produtos que vendem! Ora, não há amortecedores só a gás, "normais", quando muito há suspensões pneumáticas mas isso é outra história. Todos os amortecedores trabalham com óleo; uns só com óleo, outros com óleo e nitrogénio. O propósito do uso deste gás é evitar a cavitação dentro do cilindro, que provoca a formação de uma emulsão, reduzindo consideravelmente a sua eficiência. Sinceramente acho a informação do Filipe Falcão muito mais credível!

Se o meu J9 tem kayaba? Eu achava que sim, até porque li algures que era o amortecedor que a toyota montava de origem neste modelo, mas agora fiquei "descalço"...é que nem me dei ao trabalho de confirmar e assumi como verdade! (...)
            [/quote]

Hmmm... Vai lá ver ao teu carro, aposto que são Tokiko. A Toyota monta KYB de origem em muitos modelos mas não no nosso caso! []

Abraço
            "Beards are like boobs. The bigger they are, the longer you stare."

Comment

Comunidade...

Tinham razão, os amortecedores originais são tokico e estou metido numa alhada das boas...Amortecedores desmontados, carro parado e não estou a ver como vou resolver o "problema", se bem que acredito que deve ser mais fácil do que parece. Eu explico:

O amortecedor traseiro instalado de origem (tokico) tem uma protecção/bainha metálica que protege o êmbolo/veio do amortecedor, protecção essa que está soldada ao “espigão” que fica na ponta oposta ao olhal.Esta “protecção metálica” permite, ao fixar a porca freada da parte superior do veio com uma chave luneta, para apertá-la(a porca) baste apenas que se rode a "bainha" com uma chave de bocas, ou até mesmo à mão...

O amortecedor traseiro KYB tem uma “protecção/bainha plástica” do veio/embolo do amortecedor. Esta protecção, para além de ser frágil (não permitindo utilizar qualquer chave para fixá-la sem a partir por ser plástica, e tb devido aos esforços envolvidos) não está fixa ao espigão. Resultado, se rodarmos o amortecedor na sua parte inferior, o embolo/veio “roda” dentro do amortecedor, mas nunca vai enroscar na porca freada do espigão. Tendo em conta que o acesso à ponta do espigão onde enrosca a porca freada é muito reduzido (basta olhar ao excelente post " DIY - J9 - Substituição de amortecedores originais" e ver a imagem nº14 que lá está), e não cabe mais que uma mão para segurar a porca freada, muito menos é possível meter 2 mãos e 2 ferramentas para conseguir apertar a porca freada no espigão do topo do amortecedor, ao mesmo tempo que se mantém o espigão fixo.

Certamente que quando esta viatura foi montada na fábrica, na linha de montagem, foi fácil apertar esta porca freada, pois a carroçaria do veículo é montada em cima do chassis depois de apertada a porca freada no espigão… Mas neste momento não estou bem a ver como vou descalçar a bota...

Alguém já passou por esta situação?? Eu sei que fotos do que falo ajudavam a perceber melhor, mas não sei postá-las...

Abraço aflito

Comment

[quote author=JAVD link=topic=33196.msg82743#msg82743 date=1377602341]

Alguém já passou por esta situação?? Eu sei que fotos do que falo ajudavam a perceber melhor, mas não sei postá-las...

Abraço aflito
                [/quote]

Isso de postar foto é muito facil, basta dares aqui uma vista de olhos:

http://forumflc.clubeflc.com/index.php/topic,170.0.html

Depois já se pode dar umas ideias

[] [] [] [] [] []

MD TT
                $$$$$$$$$$$$$$$$ Tenho 3 filhos - 4 BJ40 - 1 BJ45 - 3 corolas - 1 dyna, alguem me dá uma esmola para comer ou um contacto do manicómio $$$$$$$$$$$$$$$$

Comment

Boas JAVD,

Não percebi bem o problema, mas como sou pouco mais do que um nabo em mecânica não é de estranhar [:P]

Ainda assim passa no tópico do meu KZJ95 "O Rinoceronte Negro" que estão lá muitas fotos da troca dos meus amortecedores traseiros []

Espero que ajude [hmmm]

Abraco amortecido
                  KZJ95 - 1997 - Black Rhino / Clube FLC Sócio N.º 57

Comment

Viva companheiro!

Pelo que me lembro da montagem, e já fui rever as fotos, o corpo de plástico que protege o embolo tem uma zona mais resistente (no topo) onde podes colocar uma chave de canalização.

Na altura o aperto que a chave fez não danificou em nada a protecção! Até porque essas chaves apertam em proporção á força que se aplica na torção. Ao apertares a porca também não vais apertar isso como se fosse o fim do mundo!

Em caso de duvida usa uma anilha de mola e outra porca para freares essa! []

abraço para montar
                    SÓCIO FUNDADOR Nº2 Volta-se de todo o lado num TLC! Apresentação do Ovelha Negra Apresentação do Porky's

Comment

A trabalhar...
                    X