Aviso

Colapsar
Não há avisos ainda.

truques e magias 1KZT-E

Colapsar
X

• Filtrar
  • Time
  • Mostrar
Clear All
new posts

Re: truques e magias 1KZT-E

[quote author=Jose Maria link=topic=33227.msg85891#msg85891 date=1380736832]
    Boas
    Secalhar uma resistencia (20 centimos) faz o mesmo desse chip de 25€ [] []

Jose Maria
    [/quote]

[] [] [] [] [] [] [] [] [] [] []

MD TT
    $$$$$$$$$$$$$$$$ Tenho 3 filhos - 4 BJ40 - 1 BJ45 - 3 corolas - 1 dyna, alguem me dá uma esmola para comer ou um contacto do manicómio $$$$$$$$$$$$$$$$

Comment

vosses tao-me a dar uma [hmmm] " musica " do caraças!! [hmmm] [:P] [:P]
      resistencias no sensor de temperatura de admiçao, isso é muito xuning sem ganhos nenhuns lololololol
      masi que nao seja se souberem indiquem-me alguem que faça esses upgrades sem meter nada, eu nao me importo de pagar pelo serviço [] [smile rir-se]
      homem que é homem!! nao come mel ,come logo a abelha, lolololol

Comment

[quote author=iceman link=topic=33227.msg85938#msg85938 date=1380798862]
        vosses tao-me a dar uma [hmmm] " musica " do caraças!! [hmmm] [:P] [:P]

[/quote]

Copiado de outro forum

"Introdução: A MAF, também conhecida por sensor de massa de ar, debímetro ou caudalímetro, é um pequeno sensor que tem uma função muito importante no funcionamento da electrónica dos motores actuais e que tem uma frequência de falhas que se pode considerar grande, nomeadamente nos motores diesel TDI. Com este texto para além de descrever o que é a MAF e de mostrar como diagnosticar problemas com a mesma, mostro os vários testes que efectuei com duas MAFs boas, uma com a rede de protecção e outra sem essa rede. Este último teste surgiu como tentativa de verificação de alguns pressupostos lidos em alguns artigos na internet.
        MAF: A medida do fluxo de ar para o motor é feita pelo sensor de massa de ar através de um fio percorrido por uma corrente eléctrica. Este sensor está acoplado à caixa do filtro de ar e inclui duas grelhas que tem como objectivo reduzir a turbulência do ar. MAFTambém é feita referência às redes como medida de protecção contra a possibilidade de ratos roerem o filtro e entrarem para o motor, danificando-o irremediavelmente. Este sensor não tem partes móveis. Um fio condutor muito fino é percorrido por uma corrente eléctica que o mantém a 180ºC acima da temperatura do ar. Quando o fluxo de ar aumenta, o fio é arrefecido e a resistência dos sensores muda. A corrente no fio é aumentada para manter o fio à mesma temperatura constante. Esta alteração é convertida numa tensão que é enviada à centralina para que calcule o volume de ar que entrou. A sujidade e óleo no sensor podem causar leituras incorrectas ou deficientes. Por causa disto, o fio da MAF é aquecido até 1000º por um período de 1 segundo a cada vez que o motor é desligado, de modo a queimar alguns resíduos que possam ter ficar no filamento. Se é detectada alguma avaria no sensor, o sinal é substituído por um valor fixo de modo a que o carro possa ser conduzido"

MD TT
        $$$$$$$$$$$$$$$$ Tenho 3 filhos - 4 BJ40 - 1 BJ45 - 3 corolas - 1 dyna, alguem me dá uma esmola para comer ou um contacto do manicómio $$$$$$$$$$$$$$$$

Comment

O 1KZ-TE não é um TDI. É um Turbodiesel com gestão electrónica. Não tem MAF, por isso nada dessas histórias é relevante neste caso. Não há cá resistências nem "truques e magias", pelo menos que eu tenha conhecimento, e olhem que eu sei umas coisitas...
          Este motor tem um sensor MAP (pressão absoluta de colector) que informa a centralina da pressão do turbo para que esta compense o débito. Infelizmente, a centralina tem um safe mode que corta (reduz) o volume da injecção quando se ultrapassa 1Bar de pressão. Se alguém souber como contornar isto que faça o favor de explicar, porque eu não sei. Isso sim, era informação de valor! Sem power box, claro... Se alguém souber fazer isso tem a minha admiração sincera.

O que se pode fazer, a nível de débito e sem mexer em mais nada é reduzir a folga ou espaço de ar (air gap) entre a válvula que faz o fim da injecção e a sua bobine (solenoide) - estamos a falar da spill control valve, que fica localizada na cabeça da BI, no lugar normalmente ocupado pela válvula de corte de gasóleo numa bomba mecânica rotativa tipo Bosch. Desta forma, a referida válvula fica aberta um pouco mais de tempo, resultando em aumento de volume da injecção. As diferenças são bem notórias e é uma tarefa muito fácil de realizar, com recurso a ferramentas muito básicas.

Infelizmente este fim de semana não tenho tempo para fazer um DIY mas prometo-o para breve.

Cumprimentos,
          André Ferreira
          "Beards are like boobs. The bigger they are, the longer you stare."

Comment

Hum bem falado....

Mas eu nao preciso de chips, power box nem muito menos resistençias.

Afirmo que isso da para mexer agora pode haver muitas maneiras.. Eu sei uma mas pode haver varias... Referio ao motor kzt.E

Comment

[quote author=axf link=topic=33227.msg86127#msg86127 date=1380930250]
              Este motor tem um sensor MAP (pressão absoluta de colector) que informa a centralina da pressão do turbo para que esta compense o débito. Infelizmente, a centralina tem um safe mode que corta (reduz) o volume da injecção quando se ultrapassa 1Bar de pressão. Se alguém souber como contornar isto que faça o favor de explicar, porque eu não sei. Isso sim, era informação de valor! Sem power box, claro... Se alguém souber fazer isso tem a minha admiração sincera.
              [/quote]

Boas, esta é de sensores e assim sempre me interessou, mesmo ainda nao estando dentro do assunto.

Aqui qual seria o objectivo? enganar a centralina fazendo parecer que existia um valor sempre inferior ao real? ou forçar o sinal a ser sempre perto do limite de 1bar para existir debito maximo?

Cumprimentos

Comment

Jorge, forçar o sinal de modo a não passar do valor de 1 Bar seria interessante mas era bom que, abaixo desse valor, o sinal se comportasse normalmente. De qualquer forma, o que seria mesmo bom era alterar a centralina, para não fazer o safe! Mas isso não pode ser fácil, porque o processador original não é um EPROM, logo não dá para modificar. Já vi que existem uns chips destes que se podem soldar para poder programar a gosto mas, que eu saiba, não há ninguém por cá que o tenha feito. Só conheço até hoje este caso:

http://www.toyotadiesel.com/forums/s...M-tuned-1kz-te

O ideal seria conseguir ler/copiar o mapa original com software próprio para o efeito, de seguida dessoldar o processador original e substituir por um chip EPROM (Erasable Programable Read Only Memory). Depois experimentar alterar os vários parâmetros, um de cada vez... Definitivamente não é trabalho para mim! []

Abraço!

P.S. - Já tens Land Cruiser? [8)] Vamos a isso! []

Comment

sera que motor kzt-e trabalha sem centralina???????????? [smile rir-se]

Comment

Não!

Comment

Eu estou muito por fora do funcionamento da centralina em si, nao será mais facil interceptar o sinal do sensor antes de chegar à centralina? sabendo como funciona esse sensor (saida em tensão, corrente, pwm, etc) acho que seria possivel arranjar forma de alterar a info que chega à centralina.

Geralmente, numa aplicaçao normal (sem ser auto) um sistema desses será controlado por um microprocessador e uma eprom, onde o firmware do uprocessador nunca se mexe, apenas se alteram os dados guardados na memoria.

Abraço

Comment

A trabalhar...
                      X