Aviso

Colapsar
Não há avisos ainda.

BJ73 - 19?? - "Diabolico"

Colapsar
X
 
  • Filtrar
  • Time
  • Mostrar
Clear All
new posts

    #41
    Re: BJ73 - 19?? - "Diabolico"

    [quote author=axf link=topic=33678.msg107583#msg107583 date=1413044354]
    [quote author=LENHADOR link=topic=33678.msg107557#msg107557 date=1412988763]
    [quote author=axf link=topic=33678.msg101150#msg101150 date=1400721603]
    Mas dar débito na bomba não aumenta a pressão do turbo, apenas o faz "entrar" mais cedo... Se a pressão andava nesses valores é porque a wastegate (ou o seu actuador) foram mexidos!
    [/quote]

    ola axf, aumentar o debito permite o turbo fazer mais pressão.....talvez nao percebi a tua afirmação, mas se tiveres

    a bomba a debitar x, e o turbo tiver a fazer por ex 0.5, se deres gasol o turbo ja faz por ex 0.7., isto sem mexer no turbo...

    no meu land cruiser tenho a bomba a x, e o turbo a 0.5, basta-me dar debito com um cordel....o turbo faz por ex 0.9....

    se percebi mal a tua esplicaçao os meus sorrys [smile rir-se], no meu carro tenho um cabo ligado ha bomba, que ao ser

    puxado dentro dele, ganho mais pressão de turbo....mais gasol, mais gases igual a mais pressao...portanto, estou a falar

    de variantes de 3 gramas....com certeza nao vai de 0.6 para 1.5.....no meu caso a bomba é em linha..o que me permite

    debito exterior...

    abraço
    [/quote]

    Companheiro,

    Funciona assim no teu caso porque tens um motor originalmente atmosférico com uma bomba em linha sem nenhum dispositivo de compensação do débito em função da pressão de turbo. Na realidade tu tens é pouco débito e o turbo não chega a alcançar a pressão para a qual está regulada a wastegate.

    Num motor turbo de origem, com bomba rotativa e LDA não é assim. O que limita a pressão máxima do turbo é o actuador da wastegate, que desperdiça todos os gases em excesso (acima da pressão regulada) e, em tal caso, por mas débito que dês na bomba, nunca conseguirás aumentar a pressão do turbo. É esse o caso do VM deste nosso amigo...

    Abraço
    André
    [/quote]

    andré seja na rotativa ou linha o que limita será sempre a westage. entao nao será justo dizer que mais debito nao faz mais

    pressao...como dizes e bem se tenho pouco debito, só faço 0.5, mas se lhe der debito vou até ha descarga pela qual

    a westage esta a limitar....outra ideia....tiras a westage, certo ? trancas o turbo certo ? mas nao mexes no debito, ele so faz

    por ex 0.5, mas se lhe deres gasol ja vai fazer mais x de pressao....aqui será justo dizer que mais debito faz mais pressao...

    é isso que pretendo explicar...quando li que dizes que mais debito nao dá mais pressao, apenas comentei este facto, nao

    estava a seguir o topico, nem a expecular sobre o carro do membro. nao posso concordar com essa afirmação.

    concerteza que se a descarga westage fizer a mesma por mais debito que dez a pressao nao passará dali....mas até lá chegar

    podes fazer com mais debito mais pressao...

    se tiveres um caro STD, bomba e turbo, se montares o manómetro, ele so faz por ex 0.5 porque nao tem debito para chegar

    aos 0.8, mas se lhe deres gasol ele vai chegar aos 0.8 logo o debito permite mais pressao de turbo, antes da westage

    fazer a descarca . sim ja sei que vais dizer, mas existem carros que nao tem debito de origem suficiente e a west nem chega a

    libertar. inclusive temos motores, como alguns PSA, canter e outros que nao teem de fabrica westage...sendo que mais gasol mais

    pressao...concerteza limitada.....

    abraço

    Comment


      #42
      Re: BJ73 - 19?? - "Diabolico"

      por ex no motor PSA 1.9 que vem no samurai 1900, turbo k16 e bomba CAV LUCAS a westage nem chega a funcionar, dado que a bomba em STD nao chega a debitar para a west fazer descarga, e mesmo com debito ao maximo na CAV, nao chegas a ter
      descarga, mas mesmo com o pouco que ela permite em debito aumentas a pressao em 2 gramas....
      na minha opiniao podes ter mais pressao em funçao de mais debito. vamos sempre dar ao mesmo, que será a west
      a limitar essa pressao....mas até lá mais gasol dá mais pressao..

      abraço

      Comment


        #43
        Re: BJ73 - 19?? - "Diabolico"

        Boas amigos, já testei a maquina no monte e saiu-se muito bem. Fi com ele ao passeio tt de paredes e não tive qualquer problema [], não aquece, e tem muita força. O turbo quando aperto a fundo vai aos 1.7 bares mas nem assim o bicho aquece mais do que um quarto do manometro.
        Penso que deswta vez ficou no ponto. [smile rir-se]

        Abraço e bons trilhos
        Quanto mais alto subires maior será a tua queda, portanto sobe mas com cuidado.....bons trilhos...

        Comment


          #44
          Re: BJ73 - 19?? - "Diabolico"

          A temperatura da água não é o melhor indicador da temperatura do motor. Terias de medir as temperaturas dos gases de escape (EGT's)
          O turbo k16 não está construído para essas pressões, 1,7 bar fica completamente fora do gráfico do turbo:



          Só fica a mandar ar quente para o motor e vais tritulá-lo em pouco tempo e mandar limalhas das pás para dentro do motor.
          Isto se os segmentos aguentarem a pressão e não cederem primeiro, desafio lançado também ás culassas em alumínio famosas pelos empenos. Os tubos do intercooler com 20 e tal anos também é provável que rompam depressa.
          O VM é um motor despachado de origem, se queres um conselho de amigo repõe os valores de pressão de origem e brinca um bocadinho no débito de gasóleo. Fica porreiro e fiável.

          Cumprimentos.


          Comment


            #45
            Re: BJ73 - 19?? - "Diabolico"

            [quote author=filipefalcao link=topic=33678.msg107676#msg107676 date=1413212592]
            A temperatura da água não é o melhor indicador da temperatura do motor. Terias de medir as temperaturas dos gases de escape (EGT's)
            O turbo k16 não está construído para essas pressões, 1,7 bar fica completamente fora do gráfico do turbo:



            Só fica a mandar ar quente para o motor e vais tritulá-lo em pouco tempo e mandar limalhas das pás para dentro do motor.
            Isto se os segmentos aguentarem a pressão e não cederem primeiro, desafio lançado também ás culassas em alumínio famosas pelos empenos. Os tubos do intercooler com 20 e tal anos também é provável que rompam depressa.
            O VM é um motor despachado de origem, se queres um conselho de amigo repõe os valores de pressão de origem e brinca um bocadinho no débito de gasóleo. Fica porreiro e fiável.

            Cumprimentos.
            [/quote]

            pode ser que o IC faça de filtro AR [smile rir-se]

            Comment


              #46
              Re: BJ73 - 19?? - "Diabolico"

              qual IC qual carapuça, o meu não tem IC. A principio era para ter mas preferi ficar sem ele. O turbo faz mais pressão e fica mais brabo e se lhe calcar a fundo faz perto de 2 bares ( 1.8, 1.9). O mais importante é o facto de não aquecer.

              Abraço e bons trilhos
              Quanto mais alto subires maior será a tua queda, portanto sobe mas com cuidado.....bons trilhos...

              Comment


                #47
                Re: BJ73 - 19?? - "Diabolico"

                como o filipe disse é mt....consegues o mesmo bravo, com menos pressão e mais durabilidade....

                abraço

                Comment


                  #48
                  Re: BJ73 - 19?? - "Diabolico"

                  hehe... O nosso amigo hugunes come VM's ao pequeno almoço! [smile rir-se] Ah homem de coragem!


                  Abraço à homem!
                  André

                  "Beards are like boobs. The bigger they are, the longer you stare."

                  Comment


                    #49
                    Re: BJ73 - 19?? - "Diabolico"

                    Com este motor, até á data, não tenho o minimo problema com ele. Sempre a dar calor com pneus 33*12.5R15 recontruidos...
                    Só tenho a suspensão a ir á vida, vou ter que a alterar.

                    Abraço e bons trilhos [smile rir-se] [smile rir-se] :evil:
                    Quanto mais alto subires maior será a tua queda, portanto sobe mas com cuidado.....bons trilhos...

                    Comment


                      #50
                      Re: BJ73 - 19?? - "Diabolico"

                      [quote author=hugunes link=topic=33678.msg108201#msg108201 date=1413824866]
                      Com este motor, até á data, não tenho o minimo problema com ele. Sempre a dar calor com pneus 33*12.5R15 recontruidos...
                      Só tenho a suspensão a ir á vida, vou ter que a alterar.

                      Abraço e bons trilhos [smile rir-se] [smile rir-se] :evil:
                      [/quote]

                      quando vi o teu post pensei ja se foi o vm e o turbo..... [smile rir-se]

                      abraço

                      Comment

                      A trabalhar...
                      X