Re: BJ73 - 19?? - "Diabolico"
[quote author=axf link=topic=33678.msg107583#msg107583 date=1413044354]
[quote author=LENHADOR link=topic=33678.msg107557#msg107557 date=1412988763]
[quote author=axf link=topic=33678.msg101150#msg101150 date=1400721603]
Mas dar débito na bomba não aumenta a pressão do turbo, apenas o faz "entrar" mais cedo... Se a pressão andava nesses valores é porque a wastegate (ou o seu actuador) foram mexidos!
[/quote]
ola axf, aumentar o debito permite o turbo fazer mais pressão.....talvez nao percebi a tua afirmação, mas se tiveres
a bomba a debitar x, e o turbo tiver a fazer por ex 0.5, se deres gasol o turbo ja faz por ex 0.7., isto sem mexer no turbo...
no meu land cruiser tenho a bomba a x, e o turbo a 0.5, basta-me dar debito com um cordel....o turbo faz por ex 0.9....
se percebi mal a tua esplicaçao os meus sorrys [smile rir-se], no meu carro tenho um cabo ligado ha bomba, que ao ser
puxado dentro dele, ganho mais pressão de turbo....mais gasol, mais gases igual a mais pressao...portanto, estou a falar
de variantes de 3 gramas....com certeza nao vai de 0.6 para 1.5.....no meu caso a bomba é em linha..o que me permite
debito exterior...
abraço
[/quote]
Companheiro,
Funciona assim no teu caso porque tens um motor originalmente atmosférico com uma bomba em linha sem nenhum dispositivo de compensação do débito em função da pressão de turbo. Na realidade tu tens é pouco débito e o turbo não chega a alcançar a pressão para a qual está regulada a wastegate.
Num motor turbo de origem, com bomba rotativa e LDA não é assim. O que limita a pressão máxima do turbo é o actuador da wastegate, que desperdiça todos os gases em excesso (acima da pressão regulada) e, em tal caso, por mas débito que dês na bomba, nunca conseguirás aumentar a pressão do turbo. É esse o caso do VM deste nosso amigo...
Abraço
André
[/quote]
andré seja na rotativa ou linha o que limita será sempre a westage. entao nao será justo dizer que mais debito nao faz mais
pressao...como dizes e bem se tenho pouco debito, só faço 0.5, mas se lhe der debito vou até ha descarga pela qual
a westage esta a limitar....outra ideia....tiras a westage, certo ? trancas o turbo certo ? mas nao mexes no debito, ele so faz
por ex 0.5, mas se lhe deres gasol ja vai fazer mais x de pressao....aqui será justo dizer que mais debito faz mais pressao...
é isso que pretendo explicar...quando li que dizes que mais debito nao dá mais pressao, apenas comentei este facto, nao
estava a seguir o topico, nem a expecular sobre o carro do membro. nao posso concordar com essa afirmação.
concerteza que se a descarga westage fizer a mesma por mais debito que dez a pressao nao passará dali....mas até lá chegar
podes fazer com mais debito mais pressao...
se tiveres um caro STD, bomba e turbo, se montares o manómetro, ele so faz por ex 0.5 porque nao tem debito para chegar
aos 0.8, mas se lhe deres gasol ele vai chegar aos 0.8 logo o debito permite mais pressao de turbo, antes da westage
fazer a descarca . sim ja sei que vais dizer, mas existem carros que nao tem debito de origem suficiente e a west nem chega a
libertar. inclusive temos motores, como alguns PSA, canter e outros que nao teem de fabrica westage...sendo que mais gasol mais
pressao...concerteza limitada.....
abraço
[quote author=axf link=topic=33678.msg107583#msg107583 date=1413044354]
[quote author=LENHADOR link=topic=33678.msg107557#msg107557 date=1412988763]
[quote author=axf link=topic=33678.msg101150#msg101150 date=1400721603]
Mas dar débito na bomba não aumenta a pressão do turbo, apenas o faz "entrar" mais cedo... Se a pressão andava nesses valores é porque a wastegate (ou o seu actuador) foram mexidos!
[/quote]
ola axf, aumentar o debito permite o turbo fazer mais pressão.....talvez nao percebi a tua afirmação, mas se tiveres
a bomba a debitar x, e o turbo tiver a fazer por ex 0.5, se deres gasol o turbo ja faz por ex 0.7., isto sem mexer no turbo...
no meu land cruiser tenho a bomba a x, e o turbo a 0.5, basta-me dar debito com um cordel....o turbo faz por ex 0.9....
se percebi mal a tua esplicaçao os meus sorrys [smile rir-se], no meu carro tenho um cabo ligado ha bomba, que ao ser
puxado dentro dele, ganho mais pressão de turbo....mais gasol, mais gases igual a mais pressao...portanto, estou a falar
de variantes de 3 gramas....com certeza nao vai de 0.6 para 1.5.....no meu caso a bomba é em linha..o que me permite
debito exterior...
abraço
[/quote]
Companheiro,
Funciona assim no teu caso porque tens um motor originalmente atmosférico com uma bomba em linha sem nenhum dispositivo de compensação do débito em função da pressão de turbo. Na realidade tu tens é pouco débito e o turbo não chega a alcançar a pressão para a qual está regulada a wastegate.
Num motor turbo de origem, com bomba rotativa e LDA não é assim. O que limita a pressão máxima do turbo é o actuador da wastegate, que desperdiça todos os gases em excesso (acima da pressão regulada) e, em tal caso, por mas débito que dês na bomba, nunca conseguirás aumentar a pressão do turbo. É esse o caso do VM deste nosso amigo...
Abraço
André
[/quote]
andré seja na rotativa ou linha o que limita será sempre a westage. entao nao será justo dizer que mais debito nao faz mais
pressao...como dizes e bem se tenho pouco debito, só faço 0.5, mas se lhe der debito vou até ha descarga pela qual
a westage esta a limitar....outra ideia....tiras a westage, certo ? trancas o turbo certo ? mas nao mexes no debito, ele so faz
por ex 0.5, mas se lhe deres gasol ja vai fazer mais x de pressao....aqui será justo dizer que mais debito faz mais pressao...
é isso que pretendo explicar...quando li que dizes que mais debito nao dá mais pressao, apenas comentei este facto, nao
estava a seguir o topico, nem a expecular sobre o carro do membro. nao posso concordar com essa afirmação.
concerteza que se a descarga westage fizer a mesma por mais debito que dez a pressao nao passará dali....mas até lá chegar
podes fazer com mais debito mais pressao...
se tiveres um caro STD, bomba e turbo, se montares o manómetro, ele so faz por ex 0.5 porque nao tem debito para chegar
aos 0.8, mas se lhe deres gasol ele vai chegar aos 0.8 logo o debito permite mais pressao de turbo, antes da westage
fazer a descarca . sim ja sei que vais dizer, mas existem carros que nao tem debito de origem suficiente e a west nem chega a
libertar. inclusive temos motores, como alguns PSA, canter e outros que nao teem de fabrica westage...sendo que mais gasol mais
pressao...concerteza limitada.....
abraço
], não aquece, e tem muita força. O turbo quando aperto a fundo vai aos 1.7 bares mas nem assim o bicho aquece mais do que um quarto do manometro.
Comment