Aviso

Colapsar
Não há avisos ainda.

HDJ80 - 1994 - "O Borrachola"

Colapsar
X

• Filtrar
  • Time
  • Mostrar
Clear All
new posts

Re: HDJ80 - 1994 - "O Borrachola"

Exactamente! []

Se o motor foi reconstruído também pode valer bom dinheiro... []

Cumprimentos,
    André
    "Beards are like boobs. The bigger they are, the longer you stare."

Comment

Olá todos
      Acerca do intercooler estive na loja axt turbo.com.au tem intercoler para seu 80!!!!
      Estive a ver um para o meu ar agua e feito por eles e custa cerca de 2000 dólares !!!
      E mais uma ideia!!!
      Eu ainda nao me decidi!!!
      Estou a fazer minhas pesquisas e como nao e barato e preciso pensar duas vezes!

O melhor e usufruir desse motor já que foi reconstruído por coriusidade qt km tem???
      O meu tem 375000 mil km e esta como novo!!!
      Abraço pedro

Comment

Ora então boas tardes!

Começemos pelo motor...
        A história da "reconstrução" começou com a caixa de velocidades... Acho que é mais ou menos comum começar a sentir dificuldades em engrenar a segunda... Ora toca a tirar caixa fora.. etc etc etc... reconstrução à caixa! à segunda foi de vez!
        Entretanto inspecção mais a sério e tinha um ligeiro babar na tampa de válvulas.. e Turbo tb com sinais que já tinha tido mais saúde... resultado, mexe aqui e mexe ali e no final tinha um turbo novo a caixa e motor refeitos....
        Já agora a outra parte que me motivou a tudo isto... O jipe foi comprado há uns anos e o anterior proprietário na altura disse-me que já tinha tido problemas com o motor.. Tinha ficado sem àgua no radiador e só notou quando queimou! Acho que já tinha gasto qq coisa como uns 5000€ em peças... Estranhamente sempre me pareceu que o jipe não tinha sido tão bem tratado quanto devia... Manutenções incluidas! Entretanto, eu tb já tinha trocado o radiador! Mas como nada como sabermos ao certo o que temos lá dentro e como andam as coisas.... Agora sei o que lá anda! E anda muito bem!

Quanto a Kms não tenho certeza de quantos tem... Mas andará perto dos 400.000... As reparações essas foram feitas há 15.000 (mais coisa menos coisa)

Mas como sou um eterno insatisfeito... (acho que nem com um novo 4.5TD V8 no 80 ia dar o jipe por acabado!! [smile rir-se] [smile rir-se] infelizmente não cabe!!! ) sempre achei que era possível optimizar o motor, ou seja aumentar prestações, baixar consumos e, se possível, melhorar algo a fiabilidade e duração do mesmo.
        É um bloco com uns anos mas que a toyota sempre foi evoluindo. E mesmo sem querer meter eletrónica tenho certeza que é possível tirar mais partido daquele enorme bloco!

Primeira opção lógica em motores turbo... Intercooler!
        Só ainda não está porque a lista de avarias foi longa! Volta e meia lá vem a ameaça da esposa sobre os gastos no "borrachola" [smile rir-se] [smile rir-se] e realmente o que gastei para tratar de algumas maleitas tinha dado para muita coisa...

Voltando ao importante... Intercooler...
        A opção é lógica! basta ver as evoluções dos motores... Sei que há uns quantos kits mais ou menos específicos para os 80, desde ar/ar ou ar/água, etc...
        Como a ideia não é por o jipe uma excêntrica máquina de arranques, quero uma coisa simples e acima de tudo barata! Além que, para passar nas inspecções, convém que pareça minimamente de série! (e este tem sido o meu maior travão...)
        Portanto, arranjar um intercooler Bom/Barato e, sem cortar muito de chaparia, adaptar tubagem, de preferência curta e sem pôr nada à frente de nada!
        Os 2000 dólares (mesmo que australianos) estão completamente fora de questão!!! Por mais coisa menos coisa 150€ arranjo um intercooler de um GR 4.2TD!!! As tubagens não devem ser uma fortuna!!!

A segunda parte para baixar consumos e porque também uso o carro para o dia a dia (portanto muito asfalto) é pôr o kit que possibilita a tracção só nas rodas de trás. (Já agora... Vi que o Sr PIMENTA tem um e fez uma alteração na caixa de trânsferências... Se puder partilhar o que foi necessário, agradeço a dica! ) Os AVM's Já cá andam....

Entretanto, mais pesquisa e etc e tal... parece que sempre é possível meter uma cabeça 24v num bloco de 12v sem tanta alteração... Pelo que soube já foi feito... mas como cabeças de 24v não abundam e são carotas... É algo para equacionar daqui a uns anos!!!

A busca por melhorias no 80 continua!

Abraços
        Pedro

Comment

[quote author=fusi link=topic=33723.msg96590#msg96590 date=1394471595]
          (...)
          Entretanto, mais pesquisa e etc e tal... parece que sempre é possível meter uma cabeça 24v num bloco de 12v sem tanta alteração... Pelo que soube já foi feito... mas como cabeças de 24v não abundam e são carotas... É algo para equacionar daqui a uns anos!!!
          (...)
          [/quote]

[quote author=axf link=topic=33723.msg95964#msg95964 date=1393679773]
          Boa tarde,

Além da cabeça, tampa de válvulas, tampa da distribuição, bomba injectora, injectores e tubos, também tens de trocar os pistões, porque a posição dos injectores é diferente nos dois motores, logo a posição da câmara de combustão (no pistão) também difere...

Cumprimentos,
          André Ferreira
          [/quote]

A informação que te ofereci anteriormente é algo do qual tenho a certeza absoluta, se assim não fosse, não to diria.
          "Beards are like boobs. The bigger they are, the longer you stare."

Comment

Carissímo André,

Confesso que a minha experiência em termos de mecânica é quase nula! Sou um curioso interessado e nada mais!
            Quando "questionei" sobre a possibilidade de trocar cabeças foi apenas porque o meu mecânico me disse que poderia ser feito, logo nada como descobrir mais informações... Quem anda nestas andanças directamente acredito que tenha mais experiência e conhecimentos, só por isso o comentei aqui.

Abraço!

Comment

Boas
              Esta semana estive numa outra garagem!!!
              Agua ar denco intercooler preço 2400 dólares montagem 600 e 300 dólares para regular bomba injectora e pressão turbo!!
              E mais uma ideia!
              Eu continuo procura melhor preço!!
              Abraço pedro

Comment

E ao fim de uns bons aninhos o jipe passou a ter a possibilidade de 4X2!! Uma espécie de sonho antigo...
                Uns cubos AVM e um interruptor de bloquio ao diferencial central e já tá! É ver o menino a fumegar dos pneus de trás!!
                Ainda não andei muito... Assim que tenha novidades quanto a comportamento (bem, já senti que se pisar na saída de curvas apertadas ele patina!) e consumos aviso.

Cumprimentos
                Pedro

Comment

A trabalhar...
                X