Aviso

Colapsar
Não há avisos ainda.

BJ73 - 1988 - "Porky's"

Colapsar
X

• Filtrar
  • Time
  • Mostrar
Clear All
new posts

Re: BJ73 - 1988 - "Porky's"

[quote author=axf link=topic=539.msg86880#msg86880 date=1381974401]
    Pois é, netcruiser... É o que dá ir ver no toyodiy sem introduzir o n º de chassis!

Ora repara, introduzindo apenas o modelo, ano, etc. da viatura:

http://www.toyodiy.com/parts/p_E_198...-MRW_1901.html

Aparece uma data de variantes em termos de velas e lembro-me que tiveste dúvidas qual seria a indicada.

E agora introduzindo o nº de chassis do teu porco:

http://www.toyodiy.com/parts/p_E_198...-MRW_1901.html

Reduzem-se logo as opções! Como podes ver, a ref. certa é a 19850-68051, que é uma vela de 12V-6V. Estive a estudar um pouquinho e parece que esses temporizadores têm uma função de reduced after glow; algo do género - pega a 12V e depois passa a 6V.

Do que pesquisei, há as seguintes referências de velas equivalentes:

DENSO DG-220

BOSCH 0 250 202 115

MAGNETI MARELLI 062407220312

Agora é falares com o Rui da Candipeças, a ver se ele arranja alguma dessas!

Abraço estudado!

P.S. - SMartins, obrigado pela dica! Sinceramente, desconhecia este sistema e graças a ti já aprendi algo hoje! [] Este fórum é mesmo fixe... [8)]
    [/quote]

A explicação é exactamente essa, inicialmente um relé da-lhes 12V para aquecimento rápido mas depois um segundo relé (que é o mesmo da vela do colector) deixa-as com
    6V durante minuto e meio, dois minutos, se bem me recordo.

Na minha opinião o sistema podia ser bastante mais simples porque é só reles e réguas e velas a mais, aqui parece-me que complicaram e podiam ter feito algo tipo motor B.

Eu não consegui arranjar velas da concorrência e o senhor da casa de peças que costumo ir (CIAL em Coimbra) ainda perdeu um bom bocado de tempo na pesquisa de alternativas. Se entretanto descobrirem velas iguais da concorrência e a um preço acessível digam algo, pois pode dar jeito. [] []

Abraço

VW Taro (Toyota Hilux LN105) & Land Cruiser KDJ125 & Land Cruiser BJ73 3B

Comment

Netcruiser, já experimentas-te aquecer a resistencia mais que uma vez antes de meter a trabalhar???

será que já pega bem???

aBJraços TT
      Sócio Fundador nº 3

http://www.bj40s.com/index.php?optio...&Itemid=55

www.edito.pt

Comment

[quote author=andry link=topic=539.msg86884#msg86884 date=1381997295]
        Netcruiser, já experimentas-te aquecer a resistencia mais que uma vez antes de meter a trabalhar???

será que já pega bem???

aBJraços TT
        [/quote]

Já e o resultado é praticamente o mesmo! De qualquer modo essa não é a solução pretendida!

Ele tem de pegar à primeira! olice:

abraço por solucionar
        SÓCIO FUNDADOR Nº2 Volta-se de todo o lado num TLC! Apresentação do Ovelha Negra Apresentação do Porky's

Comment

[quote author=axf link=topic=539.msg86880#msg86880 date=1381974401]
          ... - pega a 12V e depois passa a 6V. ...
          [/quote]

O passar a 6v, no meu pensamento, serve para ajudar o motor a trabalhar após o arranco, durante o período em que está frio e não se embrulhar, como até é normal neste tipo de motores pois todos se queixam (é a velhice :angel. Mas isso é depois de pegar!

A minha questão é: Mesmo sendop umas velas 12v o motor não deve arrancar logo independentemente de as velas passarem depois a 6v?

abraço de vela
          SÓCIO FUNDADOR Nº2 Volta-se de todo o lado num TLC! Apresentação do Ovelha Negra Apresentação do Porky's

Comment

Boas, desconhecia tal facto nos 73....conheço nos patrois um sistema idêntico onde ficam sempre 3 velas a trabalhar....como sao 6cl

inclusive 3 das velas sao diferentes....

se o motor nao pega bem é uma coisa, se depois de pegar embrulha é outra....usa o fio.............

abraço

Comment

Já existia alguma info sobre o sistema "Super-Glow" no forum antigo. Ainda existia mais, mas um dia desapareceu...

http://forum2009.clubeflc.com/index.....html#msg72192

http://forum2009.clubeflc.com/index....ic,2342.0.html

Comment

[quote author=netcruiser link=topic=539.msg86888#msg86888 date=1382000117]
                (...)
                A minha questão é: Mesmo sendop umas velas 12v o motor não deve arrancar logo independentemente de as velas passarem depois a 6v?

abraço de vela
                [/quote]

Pode não ser tão certo assim, Pedro... Se qualquer vela de 12V servisse, só havia 2 ou modelos de velas que serviriam em todos os carros. Mas não é assim, há centenas de velas diferentes com pequenas e grandes variações, em função da própria cabeça e também da parte eléctrica. Basta uma pequena diferença (por exemplo ao nível do comprimento total, comprimento da rosca, comprimento e diâmetro da ponta incandescente, amperagem, etc., etc.) para o carro não pegar bem! Olha o caso do SMartins - assim que trocou as velas pelas originais passou logo a pegar como deve ser!

Abraço tramado
                "Beards are like boobs. The bigger they are, the longer you stare."

Comment

digamos que eu tiro ha força bruta um 3b de um land cruiser............tenho uma mao gigante e puxo-oooooooo [smile rir-se] p fora do jipe [smile rir-se]

meto 4 velas 12v todas elas de cada naçao, desde claro que sirvam la........ele tem que pegar bem desde que tenha gasol, ar e compresao...

depois disso, depois de pegar e se ficar instável até normalizar pode ser outra historia......nao quero ser teimoso mas usem o fio, se ele

pegar bem, temos defeito na resistencia, se nao pegar bem pode ser outra coisa...neste caso gasol...mete uma valvula anti retorno

se bem que nao acredito que seja disso......questoes de ar no circuito pode ser chato.....se ele pegar bem com o fio e ficar a falhar torna a meter

o fio a dar intenciade as velas...se ele estabilizar temos defeito na resistência......concordo que as velas nao sendo adequadas, e nao

sendo compativeis com o sistema eletrico pode dar sintomas poz pegar, mas nunca no pegar ...........logo que as velas aquecam ele tem

que pegar de estalo ponto final......isto é com o tal fio chantado.......será que aquela peça de treta que faz parar o motor tá marada ? [smile rir-se]

abraço

Comment

Sugestão: Purgar bem a linha de gasoleo, não esquecendo o decantador e a linha de retorno ao depósito. Ver se não ha nenhuma entrada de ar na linha de retorno, incluindo a pequena linha de retorno dos injectores à bomba injectora (tubo borracha + tubo metalico).

Comment

Obrigado a todos pelos comentários e ajudas. Peço desculpa em não dar atenção, mas ultimamente o meu mundo tem demorado menos que 24h a dar a volta e tem-me faltado tempo pois o dia não me chega. [] [] []

abraço agradecido

Comment

A trabalhar...
                      X