Aviso

Colapsar
Não há avisos ainda.

Acidente - Seguradora quer culpas divididas...

Colapsar
X

• Filtrar
  • Time
  • Mostrar
Clear All
new posts

Re: Acidente - Seguradora quer culpas divididas...

[quote author=MD TT link=topic=34704.msg109504#msg109504 date=1416007056]
    [quote author=LENHADOR link=topic=34704.msg109501#msg109501 date=1416005941]
    tas a sair de casa, da tua rua etc, vem um gajo em marcha atrás a mamar....metes o nariz de fora para sair e ele bate-te ?

de quem é a culpa ? é dele lógico....como é que pode ser metade tua ? tinhas que recuar em tempo record era ? lol

abraço
    [/quote]

Eu estava a ultrapassar um tractor e ele virou para a esquerda e quem teve a culpa foi eu, na altura apenas parti uma óptica e não nem dei ao trabalho de meter em tribunais.

[:-\] [:-\] [:-\] [:-\] [:-\] [:-\] [:-\] [:-\] [:-\]

MD TT
    [/quote]

Pois, mas neste caso vai ter de ser, estragou-me o para-choques, para-lamas , grelha e aquela peça que está abaixo da grelha.. Apanhou-me o carro mesmo no angulo certo a causar estragos! [:'(]

Comment

É um caso complicado pois ele já estava na via pública e tu não. Só por aí já abona a favor dele. Mesmo ele estando em transgressão.

Comment

[quote author=filipefalcao link=topic=34704.msg109529#msg109529 date=1416049831]
        É um caso complicado pois ele já estava na via pública e tu não. Só por aí já abona a favor dele. Mesmo ele estando em transgressão.
        [/quote]

Nesse caso estaria sempre impossibilitado de efectuar a manobra (eu), visto poder vir sempre alguem naquela rua. Estando eu parado, nao se deu o caso em que sai do estacionamento e fui embater num outro carro, mas sim estava a sair, parei, alertei o outro condutor e mesmo assim o acidente aconteceu, logo acho que o que abonaria a favor dele perde-se ai, mas pronto vamos lá ver!

Comment

Qual o veículo cuja reparação fica mais cara? [hmmm]

Partindo do princípio, certo para mim, de que as companhias de seguros olham pelos seus interesses antes de olharem pelos nossos, o que sugiro é que, (caso não tenhas um bom conhecimento na tua companhia de seguros), se o caso não se resolver favoravelmente para o teu lado, não aceites a decisão das companhias de seguros e avances com o caso para o ISP.

Apesar de bastante morosos, conheço bem de perto casos cuja decisão inicial das companhias de seguros envolvidas se inverteu, ou teve que se inverter, a favor de quem não tinha, efectivamente, culpa do sucedido.

Boa sorte.

[]

Comment

Não sei se a sua apólice tem cláusula de proteção jurídica (acho que é algo normal em qualquer seguro). Caso tenha, ative-a.
            No dia do acidente preencheram a declaração amigável?
            Está descrito o acidente tal como ele ocorreu e foi assinado por ambos os intervenientes? Caso assim seja, não me parece que existam grandes dúvidas quanto à responsabilidade do acidente e a sua companhia de seguros fará valer os seus direitos.

Boa sorte (e se puder, evite ir para tribunal... falo por experiência própria. :-( Se for, contrate o melhor advogado que puder pagar.)

Comment

Bom dia;

Pelo que li tens razão a 100% pois apesar de estares a sair de um local privado e a entrar na via pública, quanto te apercebeste da carrinha paraste, o que implicou que o outro veículo, além de estar a efetuar uma manobra perigosa, ainda foi embater contra um obstáculo (um veículo parado, não passa disso mesmo). Assim, a carrinha é duplamente culpada. Presumo que não tenhas chamado nenhuma autoridade para tomar conta da ocorrência o que deve ser, nestas situações, o procedimento mais correto. Presumo ainda que não tenham elaborado a respetiva participação amigável e se o fizeram nenhum assumiu a responsabilidade do sinistro e por isso fizeste a reclamação à seguradora do terceiro.

Atendendo ao facto de teres testemunhas no local e partindo do pressuposto que tudo o que atrás referi corresponde ao sucedido, aconselho-te a:

1 - Solicitar à seguradora para quem reclamaste que efetue uma peritagem, ainda que condicional, à tua viatura;
              2 - Participes a situação à tua seguradora pedindo a intervenção da proteção jurídica, caso tenhas;
              3 - Se não tiveres tens que falar com um advogado que te auxilie na resolução do assunto;
              4 - Não te esqueças de informar o nome e contactos telefónicos das testemunhas;

Estes assuntos podem arrastar-se por vários meses e por isso, com a peritagem e com o cálculo do valor da reparação podes sempre mandar reparar a máquina pois quando se resolver o assunto a seguradora é obrigada a indemnizar-te por esse valor, caso já tenhas mandado reparar.

Normalmente, quando não lhes interessa, as seguradoras ignoram a existência das testemunhas e não havendo certidão de ocorrência, chutam para canto, pois partem do princípio que é a palavra de um contra a do outro intervenientes e por isso, caso seja a tua seguradora, através da proteção jurídica a tentar resolver convém saber a existência dessas testemunhas para conseguir o depoimento delas e assim pressionar a seguradora do responsável a assumir as responsabilidades.

Um abraço e boa sorte

Francisco Dias
              Francisco Dias

Comment

[quote author=Gilinho link=topic=34704.msg109651#msg109651 date=1416219458]
                Não sei se a sua apólice tem cláusula de proteção jurídica (acho que é algo normal em qualquer seguro). Caso tenha, ative-a.
                No dia do acidente preencheram a declaração amigável?
                Está descrito o acidente tal como ele ocorreu e foi assinado por ambos os intervenientes? Caso assim seja, não me parece que existam grandes dúvidas quanto à responsabilidade do acidente e a sua companhia de seguros fará valer os seus direitos.

Boa sorte (e se puder, evite ir para tribunal... falo por experiência própria. :-( Se for, contrate o melhor advogado que puder pagar.)
                [/quote]

Tem sim, estou agora à espera que a minha companhia tome uma posição relativamente ao sucedido, vão ainda falar coma testemunha que pus na declaração amigável (que confirma o que eu disse) e se não me ajudarem vou mesmo accionar a clausula de protecção juridica.

Na declaraçao amigavel cometi o erro de não meter a cruz em "parado", mas escrevi nas observações que mal tive angulo para ver o outro veiculo apitei (dando a entender o obvio de que estava parado).
                É tambem claramente visivel no meu para-choques que o outro veiculo "deslizou" por ele, indicando que me encontrava parado e que ele veio contra mim.

Comment

[quote author=Francisco Dias link=topic=34704.msg109667#msg109667 date=1416227887]
                  Bom dia;

Pelo que li tens razão a 100% pois apesar de estares a sair de um local privado e a entrar na via pública, quanto te apercebeste da carrinha paraste, o que implicou que o outro veículo, além de estar a efetuar uma manobra perigosa, ainda foi embater contra um obstáculo (um veículo parado, não passa disso mesmo). Assim, a carrinha é duplamente culpada. Presumo que não tenhas chamado nenhuma autoridade para tomar conta da ocorrência o que deve ser, nestas situações, o procedimento mais correto. Presumo ainda que não tenham elaborado a respetiva participação amigável e se o fizeram nenhum assumiu a responsabilidade do sinistro e por isso fizeste a reclamação à seguradora do terceiro.

Atendendo ao facto de teres testemunhas no local e partindo do pressuposto que tudo o que atrás referi corresponde ao sucedido, aconselho-te a:

1 - Solicitar à seguradora para quem reclamaste que efetue uma peritagem, ainda que condicional, à tua viatura;
                  2 - Participes a situação à tua seguradora pedindo a intervenção da proteção jurídica, caso tenhas;
                  3 - Se não tiveres tens que falar com um advogado que te auxilie na resolução do assunto;
                  4 - Não te esqueças de informar o nome e contactos telefónicos das testemunhas;

Estes assuntos podem arrastar-se por vários meses e por isso, com a peritagem e com o cálculo do valor da reparação podes sempre mandar reparar a máquina pois quando se resolver o assunto a seguradora é obrigada a indemnizar-te por esse valor, caso já tenhas mandado reparar.

Normalmente, quando não lhes interessa, as seguradoras ignoram a existência das testemunhas e não havendo certidão de ocorrência, chutam para canto, pois partem do princípio que é a palavra de um contra a do outro intervenientes e por isso, caso seja a tua seguradora, através da proteção jurídica a tentar resolver convém saber a existência dessas testemunhas para conseguir o depoimento delas e assim pressionar a seguradora do responsável a assumir as responsabilidades.

Um abraço e boa sorte

Francisco Dias
                  [/quote]

Ok, agradeço imenso a ajuda, vou como disse acima esperar pela posição da minha seguradora e se necessário activar a protecção juridica, que quase de certeza terá de acontecer.

Quanto a pedir uma peritagem condicional à companhia a quem reclamei, o que posso obter com isso? Suponho que o perito deles não vá admitir o óbvio que referi acima, que os estragos mostram claramente que eu estava parado..

Comment

Boas.

Não sou grande entendedor de seguros e peritagens, mas julgo que o perito apenas vá avaliar a extensão dos danos e custos da reparação. Não é ele que decide a quem se atribui a culpa do acidente.
                    Tens de te bater, tal como refere o Francisco, no facto de estares parado. Ao estares parado e marcares isso como facto, ninguém pode argumentar que tu foste bater. Nem em total culpa, nem em meia culpa! []

abraço parado
                    SÓCIO FUNDADOR Nº2 Volta-se de todo o lado num TLC! Apresentação do Ovelha Negra Apresentação do Porky's

Comment

[quote author=netcruiser link=topic=34704.msg109697#msg109697 date=1416253267]
                      Boas.

Não sou grande entendedor de seguros e peritagens, mas julgo que o perito apenas vá avaliar a extensão dos danos e custos da reparação. Não é ele que decide a quem se atribui a culpa do acidente.
                      Tens de te bater, tal como refere o Francisco, no facto de estares parado. Ao estares parado e marcares isso como facto, ninguém pode argumentar que tu foste bater. Nem em total culpa, nem em meia culpa! []

abraço parado
                      [/quote]

Pois, é isso mesmo! Vamos lá ver o que acontece, não vou desistir facilmente [:-\]

Comment

A trabalhar...
                      X