Aviso

Colapsar
Não há avisos ainda.

BJ40 - 1984 - " "

Colapsar
X

• Filtrar
  • Time
  • Mostrar
Clear All
new posts

Re: BJ40 - 1984 - " "

o problema de bater no perne passa por nao saber bater e danificar a rosca....

isso com algum calor, e algum calo de mao sai na boa.... []

abraço

Comment

[quote author=BEJA link=topic=34728.msg110580#msg110580 date=1417387631]
      [quote author=netcruiser link=topic=34728.msg110563#msg110563 date=1417379134]
      [huhuhuh]

O chão em são João da Talha é todo igual??? [smile rir-se] [smile rir-se] [smile rir-se]

abraço coincidente
      [/quote]

Deve ser resultado de uma plantação antiga que agora se começa a mostrar [smile rir-se]

[quote author=armstrong link=topic=34728.msg110578#msg110578 date=1417386991]
      sim..as anilhas oxidadas são o catano para sair... a ideia é bater nelas com uma talhadeira ...

dar umas pancadas á volta delas ate elas descolares... a pancada não é em cima..é de lado...

[/quote]

Tenho estado a bater como indicas, mas com tanta pancada elas já estão a ficar "ratadas" e mexer que é bom nada...
      Amanha à noite já devo ter novidades.... espero eu...

Obrigado a todos pelas dicas

Abraços
      [/quote]

ola boas pessoal
      o andry e o lenhador tem razão eu já tirei isso de umas peças que vendi e para tirar sem danificar usei um batente em cobre, enrosquei a porca até fasear com o parafuso e mocadas secas com alguma força para cima e na vertical para não empenar o perno, as anilhas vão subindo mocada após mocada [] []
      abraço

Comment

Quem falou nisso fui eu, o Lenhador disse para não bater... De qualquer forma não fui eu que inventei o processo, li no manual de oficina original da Toyota e, de facto, resulta muito bem. Normalmente, se os Engenheiros da marca dizem para fazer de determinada forma, é assim que eu faço, a menos que não tenha as condições para tal (ferramentas especiais).

Respeitosos cumprimentos,
        André Ferreira
        "Beards are like boobs. The bigger they are, the longer you stare."

Comment

[quote author=axf link=topic=34728.msg110620#msg110620 date=1417445109]
          Quem falou nisso fui eu, o Lenhador disse para não bater... De qualquer forma não fui eu que inventei o processo, li no manual de oficina original da Toyota e, de facto, resulta muito bem. Normalmente, se os Engenheiros da marca dizem para fazer de determinada forma, é assim que eu faço, a menos que não tenha as condições para tal (ferramentas especiais).

Respeitosos cumprimentos,
          André Ferreira
          [/quote]

sim, mas o que o lenhador disse que se nao souber bater neles pode muito bem danificar os pernos e isso é mais do que certo.
          dar calor ajuda muito mas por acaso eu tirei todos com pancadas secas e fortes, mas atenção com as porcas enroscadas e faseadas com os parafusos.
          abraço

Comment

[quote author=axf link=topic=34728.msg110535#msg110535 date=1417310043]
            Sim, é necessário bater nos pernos com um martelo e preferencialmente uma barra de latão (normalmente usamos mesmo ferro mas há que ter cuidado para não danificar os pernos). O objectivo deste procedimento é soltar umas anilhas cónicas que não se distinguem bem na foto; após isso o pendural deve sair...
            [/quote]

Não percebo, o homem pergunta como se faz, eu explico... qual é o problema? Se calhar sou eu que não estou a ver bem alguma coisa, :blank: as minhas desculpas nesse caso.
            "Beards are like boobs. The bigger they are, the longer you stare."

Comment

oh André tu estas a ver bem as coisas, és uma pessoa que sabe o que diz....isso nem está em causa...estamos todos aqui a remar

no mesmo sentido, sem qualquer protagonismo a A ou B....e se o manual diz tudo ok, mas lembra te que o manual nao ensina a

bater []

tu sabes bater, mas muita malta nao sabe...dai ter acautelado :angel:

eu nao ando a ver manuais, uso alguma pratica, algum bom senso e as coisas vao andando....

aquele pendural fixa ao torno de bancada, nao é um torno de chinez, leva spray algum calor e sai perfeitamente....

nao sou de bater nas peças, só em ultimo caso....so para terminar os manuais sao sem duvidas verdadeiras ferramentas de

trabalho, mas nao ensinam a trabalhar...em revisões periódicas aquelas peças saem ao toque do perne, mas passado mais de

30 anos sem lhe mexer as coisas podem nao ser bem assim.... e provavelmente os eng nao tiveram isso em conta !! julgo eu....

abraço

Comment

oh axf, espero que não estejas chateado com a malta ... [] acho que não tens que pedir desculpa a ninguém por teres dado a tua opinião...

assim como eu também não peço desculpa pela minha opinião...ainda que esteja errada... foi a minha experiencia...vale o que vale...

eu já tive este problema num outro BJ que tive em tempos... e posso vos garantir que não houve pancada nos pernos que tenha resultado...

ate pode resultar como todos vocês dizem... mas a mim não me convence nem que esteja escrito... bate-se num mas teoricamente este estará solidário com os

outros 3 e não vão descolar os 4 ao mesmo tempo... penso eu... [hmmm] [hmmm]

mas eu também tenho a mania que sou relojoeiro... [smile rir-se] [smile rir-se]

Comment

[quote author=andry link=topic=34728.msg110582#msg110582 date=1417388399]

É o ring junto a uma rotunda, certo? perto da TurboMaroitas ???

Se tens a possbilidade das mangas de eixo do BJ73 força, é o melhor que fazes [] [] é de aplicação direcção excepto o pendural que terás de usar o do BJ40...

Não tenhas medo de dar mocada, mas atenção não batas directamente com o martelo no parafuso para não dares cabo dele [smile rir-se]

aBJraços TT
                  [/quote]

Sim é esse mesmo.

Ando a ver se encontro umas a bom preço para aplicar.

Comment

Quero agradecer a TODOS pelas dicas que deram e finalmente o braço saiu fora [smile rir-se]

Posso dizer, que no meu caso a unica solução foi enrroscar uma porca até a face do pene e depois mocada em cima, e nao foi preciso muito para as anilhas começarem a mexer.

Antes disso levou calor, pancadas nas anilhas, pancadas no braço e mais pancada e nada.

Mais uma vez muito obrigado pela ajuda, e como já foi dito o pessoal que não se chatei, pois cada um tem as suas opiniões muitas vezes derivado do que leem ou da sua experiencia do dia a dia, mas todas elas são fundamentais para ajudar o pessoal, por isso não deixem de partilhar. A experiencia de todos ajuda a enrriquecer o forum []

Abraços

Comment

Boas,

Uma vez que estou a mexer e vou colocar tudo novo, aproveitei para adquirir umas mangas de eixo de um bj73 e aplicar ja tudo.

Ontem ao começar a limpeza do material verifico que as bombas de travão nao parecem ser de um bj73 mas sim de uma hilux, pela forma da bomba e por ter os 4 embolos do mesmo tamanho, no entanto o material saiu de um bj73 de 92 motor VM.

Sabem onde posso comprar um kit para reparacao das bombas ou o melhor é ir a Toyota? É que necessito tambem dos orings internos da bomba.
                      No caso de ser apenas na Toyota sabem qual a referencia do material?

Obigado.

Abraços

Comment

A trabalhar...
                      X