Aviso

Colapsar
Não há avisos ainda.

BJ40 - 1979 - " "

Colapsar
X

• Filtrar
  • Time
  • Mostrar
Clear All
new posts

Re: BJ40 - 1979 - " "

Obrigado a todos!

[quote author=netcruiser link=topic=34746.msg122821#msg122821 date=1440945141]
    Está joínha este BJ40! [chocadoo]

Quando fizeres cruzamento de eixos, verifica se os pneus traseiros não vão roçar na chapa dos guarda-lama traseiros que fica por dentro das abas. Quando usei os meus 33x12,5x15 eles roçacam e tive de cortar a chapa!

abraço maravilha
    [/quote]

Sim, eu verifiquei que isso acontecia e comigo roçavam mais do lado direito, sabe-se lá porque! [:-X] desconfio que seja da mola que está mais pasmada do lado direito, mas ainda não sei o que vou fazer em relação a isso...
    Mas quando foi para ser pintado eu falei nisso, para se cortar um bocado da chapa onde a roda roçava (na parte de trás da cava da roda de trás), e quando estava pronto para ser pintado perguntei se ele tinha feito isso, porque não tinha notado nada de diferente na cava da roda, mas ele disse-me que tirou apenas 0.5-1cm e até agora nunca mais roçou em lado nenhum! espero que tenha ficado resolvido! [hmmm]

Comment

Depois de andar e trabalhar ao frio com o BJ
      [img width=533 height=800]http://puu.sh/mdZXR/d5b9d9bcb0.jpg[/img]
      já ando a pensar em mete-lo descapotável para o calor [8)] [smile rir-se]
      Mas não queria deixar de usar o hardtop, para continuar a ser útil no inverno. O ideal seria voltar a colocar o hardtop sempre que necessário, por outras palavras, no final do Verão... (2 vezes por ano no máximo vá), mas penso que é algo que ainda requer alguma logística, visto as dimensões e o peso daquilo.
      Há aqui alguém que faça isto regularmente? Numa pesquisa muito rápida pelas internetes, vi algumas ideias que me pareceram interessantes como a desta imagem:

[img width=800 height=545]http://puu.sh/mdZRD/50c1be343b.png[/img]

O que acham disto? acho que consigo fazer algo deste género na minha garagem, mas queria ouvir a vossa experiência e ideias

Ainda sobre o descapotável, vou precisar de uma RollBar, mas queria que fosse possível continuar a usar os bancos de trás e que caiba dentro do hardtop, isto é possível certo? Pelo que vejo ai nos FJ40 (o da imagem por exemplo), os bancos traseiros são mais pequenos e mesmo assim a Rollbar já cabe à rasca! Há alguém aqui do Forum que faça isso ou conhecem quem faça?
      Obrigado desde já e aguardo repostas

Comment

O Nilde faz.

Ele fiz isso para o meu 40 e os bancos continuam a poder ficar na sua posição original.
        Locked and Low'd

BJ40 1982 3.000cc B - Troiano: http://forumflc.clubeflc.com/index.php/topic,429.0.html
        BJ45 1982 3.500cc 3B - Urso Polar: http://forumflc.clubeflc.com/index.p...c,32324.0.html

Comment

Boas, está excelente o toy...parabéns pelo trabalho !!

um abraço

Comment

Acabei de ler este tópico e dou os parabéns ao proprietário pelo BJ40 que está de muito bonito.Essa cor laranja esta muito porreira!

Parabéns!

Comment

[quote author=rmsg link=topic=34746.msg127097#msg127097 date=1451771379]
              Acabei de ler este tópico e dou os parabéns ao proprietário pelo BJ40 que está de muito bonito.Essa cor laranja esta muito porreira!

Parabéns!
              [/quote]
              Obrigado, estou a ver que tens bom gosto! [:P] E ainda bem porque eu já vi que tens um projecto em mãos. Boa sorte

Comment

[quote author=LENHADOR link=topic=34746.msg111668#msg111668 date=1419178435]
                quanto estava a fazer fumo rodaste a chave atrás com o motor a trabalhar ? ou desligaste o motor ?

seja como for aconselho te numa 1 fase o seguinte, tira os injectores fora do motor e vai a uma casa ver o seu estado......

lava o teu tanque de gasol, tira fora e lava-o....

se o problema se mantiver, mesmo depois do tanque limpo, e bicos limpos e afinados, ou bicos novos, o problema pode passar

simplesmente pelos oringues de guia de válvulas gastos, o que permite que durante algum período de tempo, o óleo que fica em

cima na cabeça se passe para baixo pela guia de válvula, ficando alojado na válvula, ou no caso de alguma válvula não vedar a

100% fica em cima do pistão.... quando o motor pega, faz fumo, pois para alem de

gasol está também a queimar algum oleo....pode ser desgastes excessivos dos segmentos raspadores do óleo, podem ser varias

coisas, coisas mínimas mas que no total dá a soma que permite esse fumo todo.....é normal de inverno fazer algum

fumo, temperatura baixa, algum desgaste no motor, bicos de injectores cansados, oringues de guia de válvulas cansados,

tanque sujo (agua) falta de debito de gasol a frio etc, todas estas pequenas coisas podem ser potenciais causadoras de fumos.....

numa primeira fase e para se poder tirar algumas duvidas testar todos os componentes eléctricos da resistência, ver se ainda

tens a peça eléctrica que liga á bomba injectora que dá debito de gasol a frio, limpar e afinar bicos injectores, ou meter novos,

e testar.....e claro lavar tanque...agua nos tanques sao tramadas....numa 1 fase era isto que eu faria....

1- testar componentes eléctricos da resistência a 100% ver se as velas sao todas iguais.....

2- rever injectores desmontar limpar calibrar.....ou bicos novos....

3- lavar o tanque de gasol tirar fora etc...

4- limpar o filtro rede ha entrada da bomba

5- rever sistema de debito a frio.

abraço
                [/quote]

Olá bom dia e já agora Bom Ano Novo para todos...
                Obrigado por este tópico e para não estar a duplicar tópicos e informação igual, aproveito e deixo o meu.
                O meu Bj 40 (motor B), tem o mesmo sintoma de deitar bastante fumo ao colocar a trabalhar, mesmo após 23 segundos e após rodar mais 5 segundos após a partida do motor isso continua por mais 1-2 min dependendo da temperatura ambiente .

Já fiz algumas das soluções que indicou:

1º- Coloquei todos os óleos, filtros e valvelinas recomendadas no manual Bj40, diferença menos consumo e mais potencia;
                2º-Coloquei 4 velas novas, uma delas estava queimada (acredito que tenha sido eu, pois ás vezes ficava 30-40 segundos até ficar mesmo em brasa e pelo que sei acho que não tem temporizador, curioso após colocar as 4 velas, não fica em brasa mesmo após 30 segundos, mas pega bem, o que poderá ser?
                3º-Atestei o deposito com gasóleo bom para eliminar as partículas de água que ficam nas paredes deste, quando temos o deposito sem estar atestado no Inverno isso é frequente;
                4º-Coloquei um aditivo de gasóleo e um de limpeza de injetores;

Só uma dúvida, pode enviar fotos, ou explicar melhor o sistema de debito a frio? É que os injectores será a minha ultima opção a verificar, porque após trabalhar 1-2 minutos, praticamente não faz fumo e depois de quente então é que não faz mesmo, consumo de óleo após 1500kms, 1 mm na vareta parece dentro do normal.

Espero ter explicado correctamente tudo de modo a poder ajudar-me.

Cumprimentos,

Comment

[quote author=Toyota_Bj 40 link=topic=34746.msg127156#msg127156 date=1451916672]

Obrigado por este tópico e para não estar a duplicar tópicos e informação igual, aproveito e deixo o meu.
                  O meu Bj 40 (motor B), tem o mesmo sintoma de deitar bastante fumo ao colocar a trabalhar, mesmo após 23 segundos e após rodar mais 5 segundos após a partida do motor isso continua por mais 1-2 min dependendo da temperatura ambiente .

1º- Coloquei todos os óleos, filtros e valvelinas recomendadas no manual Bj40, diferença menos consumo e mais potencia;
                  2º-Coloquei 4 velas novas, uma delas estava queimada (acredito que tenha sido eu, pois ás vezes ficava 30-40 segundos até ficar mesmo em brasa e pelo que sei acho que não tem temporizador, curioso após colocar as 4 velas, não fica em brasa mesmo após 30 segundos, mas pega bem, o que poderá ser?
                  3º-Atestei o deposito com gasóleo bom para eliminar as partículas de água que ficam nas paredes deste, quando temos o deposito sem estar atestado no Inverno isso é frequente;

Só uma dúvida, pode enviar fotos, ou explicar melhor o sistema de debito a frio? É que os injectores será a minha ultima opção a verificar, porque após trabalhar 1-2 minutos, praticamente não faz fumo e depois de quente então é que não faz mesmo, consumo de óleo após 1500kms, 1 mm na vareta parece dentro do normal.

Cumprimentos,
                  [/quote]

Boas
                  O meu BJ ainda está na mesma, quando comprei mudei: óleos, filtros, velas e continuou a fazer fumo.

O meu caso é também a situação que descreves. Parece que quando se liga carro a frio fica engasgado e a deitar fumo. Isto no inverno acontece mais frequentemente, no verão apenas uma vez de manhã quando ligo o carro (durante pouco tempo) e nunca mais volta a fazer.
                  Desde a muda do óleo fiz 3.000 km e o nível do óleo praticamente não baixou. Ainda pensei em ver injectores mas como não percebo muito do assunto tinha de ir a uma oficina e arriscava-me a ter uma surpresa, apenas por ser picuinhas [hmmm]

Se resolveres o teu problema avisa!
                  Cumps

Comment

[quote author=andre9122 link=topic=34746.msg127159#msg127159 date=1451921402]
                    [quote author=Toyota_Bj 40 link=topic=34746.msg127156#msg127156 date=1451916672]

Cumprimentos,
                    [/quote]

Boas
                    O meu BJ ainda está na mesma, quando comprei mudei: óleos, filtros, velas e continuou a fazer fumo.

O meu caso é também a situação que descreves. Parece que quando se liga carro a frio fica engasgado e a deitar fumo. Isto no inverno acontece mais frequentemente, no verão apenas uma vez de manhã quando ligo o carro (durante pouco tempo) e nunca mais volta a fazer.
                    Desde a muda do óleo fiz 3.000 km e o nível do óleo praticamente não baixou. Ainda pensei em ver injectores mas como não percebo muito do assunto tinha de ir a uma oficina e arriscava-me a ter uma surpresa, apenas por ser picuinhas [hmmm]

Se resolveres o teu problema avisa!
                    Cumps
                    [/quote]

Boas,
                    O problema é mesmo esse que referes, as surpresas dos injectores..."apenas por ser picuinhas"...a não ser que possa reparar em conta, se não vai morrer assim, nada está a por em causa a durabilidade do motor, por isso é em ultimo recurso mesmo que toco nos injectores...

Cumprimentos. :-)

Comment

Boas, os injectores vale a pena mudar.....apesar de ser um motor de injecção indirecta, onde ter os injectores mal calibrados

e etc, nao vai trazer problemas ao motor, ao contrario dos motores de injecção directa que faz toda a diferença e queima motores..

o B nesse sentido está tranquilo....Atenção digo mal calibrados, nao é o mesmo que sair pouco gasol.

os injectores em bom estado e a pulverizar o gasol correctamente trazem outro consumos ao motor, melhor, um relanti

estável, e claramente um pegar melhor a frio, e um estabilizar melhor !! acreditem que podem mudar para muito melhor

o vosso problema de fumos a frio....se nao gasta oleo melhor, mais um problema eliminado...

esses motores B tem sempre uma pequena tendência a frio embrulhar um pouco....de inverno existe sempre uma pequena

condensação que ajuda ao sintoma, partindo do principio que as velas estao a fazer o seu trabalho bem feito, resta reparar

bicos e rever bomba injectora...se temos boa compressão no motor, e os vedantes de válvulas estao bons, é suposto

quando pega nao fazer esses fumos todos !! a geraçao do motor 3B que saiu nos bj73 trazia um temporizador que se

encontra dentro da admissao para aquecer o ar, no motor B existe um debito a frio de diesel que na minha opinião ajuda

a manter o relanti mais constante...para alem de pegar melhor....essa peça fica apertada perto do bloco do motor, lado

do condutor, na zona do bloco que tem a letra B referente a designação do motor. essa peça que eu nao sei o seu nome

técnico tem uma ficha eléctrica, onde recebe energia que faz movimentar uma vareta, que por sua vez permite que a bomda

fique com mais debito a frio. Esse sistema nunca foi muito eficaz na minha opinião, e na verdade a sua durabilidade também

nao era a melhor....o que voz posso dizer é que ja tenho tido alguns motores B, e todos sao diferentes...mesmo quando

reparados, todos tem manias e tic tic, uns puxam mais, outros nao, uns pegam melhor mas depois comem oleo......

o que eu faço para minimizar esse fumo de manha é, tenho um botão alternativo, que depois do motor pegar, espero uns

segundo e torno a dar uma ligueira carga as velas para ele estabilizar....depois de ter boa pressao de oleo manter o motor

um pouco acelerado e deixar limpar...claro tudo com calma para nao estarmos a acelerar feitos doidos com o motor a frio...

nada mais tenho a dizer que voz possa ajudar...

um abraço

Comment

A trabalhar...
                      X