Boas! Ultimamente tenho reparado que há bastantes promoções nos óleos, mesmo de boas marcas tipo BP, Shell Galp, entre outras! Na verdade o que me aconteceu foi o seguinte, como o meu mr2 consome um bocadito de óleo, e a luzita lá piscou novamente, e como era fim de semana e a casa de peças estava encerrada, eu desloquei-me a um Roady (aqueles lojas de peças do Intermarche) para comprar um bidon de óleo! Nas prateleiras o óleo estava a 40eur, 45 eur, mais ou menos normal, mas existia uma promoção do BP Visco7000. Este é o que costumo usar mas tenho comprado a 40€ ou 45€, já com desconto de mecânico, mas ele estava a 20€ e eu nem pensei 2 vezes. O rótulo era igual como sempre. As API igual, dizia as tretas do costume, não suspeitei de nada! Só quando fui a meter no carro reparei que ele parecia água! Fininho como água! Fiz o teste da viscosidade com o dedo, á mecanico experiente, e viscosidade quase nula! Agora pergunto será possivel haver 2 tipos de óleo da mesma marca com caracteristicas assim tão diferentes? Será que esses óleos das promoções são feitos prepositadamente para enganar os clientes? É legal vender assim gato por lebre e caso o motor se estrague a quem devemos exigir responsabilidades???
Aviso
Colapsar
Não há avisos ainda.
Óleos de marca com pouca viscosidade.
Colapsar
X
-
Re
leos de marca com pouca viscosidade
??? ??? ???
Bem, amigo, que confusão...
O BP Visco 7000 é um óleo 100% sintético multigraduado 5W40, o que significa que a qualquer temperatura ambiente que possamos ter no nosso país ele apresenta já uma viscosidade óptima. Ora, o que é a viscosidade?
É a medida da resistência interna de um fluido (gás ou líquido) ao fluxo, ou seja, é a resistência oferecida pelo líquido quando uma camada se move em relação a uma camada subjascente. Quanto maior a viscosidade, maior é a resistência ao movimento e menor é sua capacidade de escoar (fluir). Assim, um líquido como o melado, que resiste grandemente ao movimento, possui elevada viscosidade, ao contrário da água, na qual a viscosidade é muito menor, o que torna menor a sua resistência ao movimento. Em outras palavras, a viscosidade de um fluido é a propriedade que determina o valor de sua resistência ao cisalhamento. É a propriedade principal de um lubrificante, pois está diretamente relacionada com a capacidade de suportar cargas. Quanto mais viscoso for o óleo, maior será a carga suportada.
A viscosidade é a conseqüência do atrito interno interno de um fluido. Resulta da resistência que um fluido oferece ao movimento, daí a sua grande influência na perda de potência e na intensidade de calor produzido nos mancais.
in "dicionário metal mecânico" CIMM
É perfietamente normal e desejável que esse óleo tenha uma aparência muito flúida, pouco densa, à temperatura ambiente!
Abraço viscoso,
André Ferreira"Beards are like boobs. The bigger they are, the longer you stare."
-
Re
sim eu entendo e conheço bem o oleo! mas já o comparei com outro comprado na casa de peças e seo muito diferentes ! começando pela cor o de promoçao é mais escuro, e a viscosidade é minima! para me compreenderem melhor, deitei um bocadinho de oleo no chao em cimento o que comprei de promoçao ao passar o pano ficou a superficie limpa! o outro da casa de peças habitual nao ficou limpo, só depois de meter desengordurante é q o chao ficou limpo!
Comment
-
Re
fo#%&da+*/da-se!!!! :-\ :-\ :-\
será que é possivel esses supermercados andarem a enganar assim o pessoal???? >
>
>
ou poderá ser que o óleo da casa de peças é que é "piratado"???

Epá, alguém que entenda do assunto que venha cá rápido esclarecer a malta!!!! ??? ??? ???
[quote author=tonivizela link=topic=749.msg8129#msg8129 date=1290797880]
sim eu entendo e conheço bem o oleo! mas já o comparei com outro comprado na casa de peças e seo muito diferentes ! começando pela cor o de promoçao é mais escuro, e a viscosidade é minima! para me compreenderem melhor, deitei um bocadinho de oleo no chao em cimento o que comprei de promoçao ao passar o pano ficou a superficie limpa! o outro da casa de peças habitual nao ficou limpo, só depois de meter desengordurante é q o chao ficou limpo!
[/quote]
Comment
-
Re
Só não percebi se compraste o óleo avulso directamente ao mecânico ou se compraste numa casa de material e peças auto.
Se compraste avulso no mecânico podes ter aí o gato!
abraço esclarecedorSÓCIO FUNDADOR Nº2 Volta-se de todo o lado num TLC! Apresentação do Ovelha Negra Apresentação do Porky's
Comment
-
Re
O mecanico e que te anda a enganar penso eu
Falei com um amigo meu que distribui galp, o que ele me disse e que sendo a embalagem igual nao podera haver nunca diferença no oleo, e que o supermercado nao iria correr o risco de alterar o oleo. No caso da Roady, eles nao sao obrigados a comprar tudo ao Intermache, ha coisas que podem comprar a outros forncedores, e nesse caso especifico e que pode haver aldrabice, mas custa.me muito a querer. O que o meu amigo me diz que a Galp por exemplo para o continente vende o oleo com embalagens diferentes das dos distribuidores comuns com a mesma designaçao 15 w 40 ou 10 w 40 etc
Comment
-
Re
boas oleo a vulso?? eu comprei a embalagem de 4 litros selada! quer na casa de peças quer no roady! logo que possa vou colocar fotos! uma coisa q nao tinah reparado, no rotolo da embalagem do roady diz "sport" na embalagem da casa de peças nao diz! vou comparar or 2 rotulos e depois logo digo se há difernça para alem do sport!
Comment
Comment