Aviso

Colapsar
Não há avisos ainda.

Motor B Turbinado, aquece!

Colapsar
X

• Filtrar
  • Time
  • Mostrar
Clear All
new posts

Motor B Turbinado, aquece!

Boas pessoal,o meu BJ tem motor B com turbo adaptado,já o comprei assim,o problema é que se andar a abrir com ele,por exemplo 100,120KM em auto-estrada durante algum tempo o ponteiro da temperatura vai ao limite :'(,mas se andar na casa dos 70,80KM o ponteiro não passa do meio para a frente,qual acham que pode ser o problema ???
    Hoje tirei o radiador fora e respectivas tubagens,vou comprar novas,e vou mudar o termostato também,quanto ao radiador,compro um novo,mando limpar este,aumento-lhe a capacidade ou o nr de vias,o que aconselham,quero que o jipe fique fiável?
    Abraço

Re:Motor B (aquecimento)Ajuda?

boas, na minha opiniao isso é normal acontecer dado ao turbo....auto estrada sao fatais....

precisas de intercooler, radiador novo maior capacidade, radiador de oleo, e calma no pé !! ponde de parte que nao tens

cabeça raxada, junta queimada etc....

um abraço

Comment

Manda limpar o radiador que isso em prençipio fica bom

Comment

Pessoal obrigado mas tou a ficar confuso ;D,um diz para mandar limpar outro manda aumentar a capacidade,radiador a óleo já tem á frente do radiador,não é de origem ???Marco explica sff aumentar a capacidade para quanto e o que é que se tem que fazer para eu poder explicar o que quero na casa de radiadores caso venha a ser essa a opcção,fica melhor que comprar um novo?

Comment

Re:Motor B Turbinado, aquece!

[quote author=rp.tt link=topic=878.msg9797#msg9797 date=1291838826]
          Manda limpar o radiador que isso em prençipio fica bom
          [/quote]

Na minha opinião, o dinheiro que gastas a limpar podes gastar mais um pouco e mandas colocar um ninho novo com mais uma linha de "vias". O limpar pode revelar "vias" enfraquecidas pelas corrosão é á primeira pressão, radiador roto.

Com um ninho novo, não só ficas com um radiaodr novo, como também ficas com o radiador com mais capacidade de radiação de calor!

Quanto á válvula termostatica, se não estiver trancada aberta (o motor custa a aquecer), é porque deverá estar boa. Na duvida mete nova. Em caso de teste da velha, panela com ela, juntamente com um termómetro. Deve começar a abrir aos 82ºC e não me lembro a que temperatura deve estar quando toda aberta, mas está lá inscrito, a temperatura de começo de abertura e a de toda aberta!

Tubagem, podes comprar toda nova e guardas as velhas para levares numa expedição. Se algo correr mal ás novas, as velhas podem desenrascar.

Amigo, esse motor é atmosférico e não foi projectado e construido para andar com um turbo ás costas. Ainda assim, esquece o velocimetro e começa a olhar para o manómetros da temperatura e da pressão do óleo. Esses deverão ser os teus indicadores.

A pressão do turbo não deverá exceder os 0,5 e já agora instala um manómetro para leres a pressão do turbo.

abraço conselheiro
          SÓCIO FUNDADOR Nº2 Volta-se de todo o lado num TLC! Apresentação do Ovelha Negra Apresentação do Porky's

Comment

Boas aumentar a capacidade do radiador tem a suas vantagens mas em estrada....

Para o monte com mais capacidade de agua o jeep tem tendençia a aumentar a temperatura um pouco.

Esta informaçao foi partilhada pelo patrao dos sousa dos radiadores.

Comment

Pedro tens razao em dizer que este motor b nao foi projectado para levar turbo.

Desde de 1997 que tenho bj. em 1998 ja andava com turbo no meu de um vw, em 99 optei por turbos iveco e mercedes sprint ou vito, ate hoje nao tive um unico problema com os motores....

Exp O motor do meu bj40 foi cedido ao crf450 na qual ele anda com ele a miudo, e nao gasta oleo nem aquece e tem neste momento o turbo muito maior.

Klaro que se um motor estiver cansado podera vir ate problemas.

Maior parte dos bj40 o subreaquecimento e o radiador ou termostasto.

Ja agora termostatos so meto de origem façam esse teste com um da concorrençia e um de origem

Comment

Pedro tens ideia do valor dessa alteração,e onde poderei mandar fazê-la aqui na nossa zona?E já agora o Rui está a dizer que o jipe tem mais tendência para aqueçer no mato,e é onde ele vai andar mais ???

Comment

Tens ai uma filial dos sousa dos radiadores penso que e em camarate.

Mas de certeza que a malta sabe de muitos sitios ai......

Comment

[quote author=Ângelo Corigo link=topic=878.msg9821#msg9821 date=1291840400]
                    Pessoal obrigado mas tou a ficar confuso ;D,um diz para mandar limpar outro manda aumentar a capacidade,radiador a óleo já tem á frente do radiador,não é de origem ???Marco explica sff aumentar a capacidade para quanto e o que é que se tem que fazer para eu poder explicar o que quero na casa de radiadores caso venha a ser essa a opcção,fica melhor que comprar um novo?
                    [/quote]

Metes turbo no B, metes mais ar para dentro do cilindro. Porem quando ele empurra mais ar, ele está a comprimir este ar, isso causa um aumento de temperatura. Aumentando a temperatura aumentasse o volume e isto causa uma menor quantidade de oxigénio injectado no cilindro. Passando pelo intercooler ele refrigera esse ar (passando para 60C em média) diminuindo a temperatura, e diminui-se assim o volume do ar, aumentando a quantidade de óxigénio no cilindro.
                    Resumo os IC arrefecem o ar da admissão....

Esta é a razão do intercooler !! A razão do radiador maior é simples: mais água ... melhora capacidade de destribuir esse calor por mais litros...

Esse motor,o B, não tem lubrificação de óleo ás saias dos pistões... cuidado....

Podes meter um radiador da Dyna 280. É em alumínio e tem uma configuração de favos que permite melhor decipação de calor, além de que o alumínio aquece mais depressa, mas também arrefece mais depressa..alem de que o ferro absorve o calor e o aluminio mantem...

Pelo preço da alteração do teu radiador, com um pouco mais compras o da dyna... Lembra-te que o da Dyna foi pensado num motor de 4.100 c.c com Turbo

E lembra-te que os B (3000cc), antes tinham admissão de ar, agora têm ar comprimido...

abraço

Comment

A trabalhar...
                    X