Aviso

Colapsar
Não há avisos ainda.

Motor 1KZT - Debate sobre PISTONS!!!

Colapsar
X

• Filtrar
  • Time
  • Mostrar
Clear All
new posts

Re:Motor 1KZT - Debate sobre PISTONS!!!

Pois André, eu tb não sabia se seria assim ou não como expuseste no teu post, mas estou sempre disposto a aprender (e agradeço a todos pelos comentários, que me deram uma preciosa ajuda no sentido de perceber o meu problema), mas como "Quem tem cú... tem medo" , e eu fiquei um pouco "escaldado" desta situação, não quero que tal me volte a aconteçer outra... se o puder evitar!

Por isso, e por precaução... vou mudar o óleo outra vez qd fizer então os 1000km... após a reparação que levou!

E vou manter a graduação (a 15w40 - o recomendado pela Toyota para este motor)!!!

CumprimenTTos!!!
    Land quê?? Ahh... Land Cruiser!!!

Comment

[quote author=Blasko link=topic=903.msg30154#msg30154 date=1307395349]
      E vou manter a graduação (a 15w40 - o recomendado pela Toyota para este motor)!!!
      [/quote]

Blasko, o índice de viscosidade do óleo não é o factor mais importante na escolha do óleo (pelo menos no nosso clima). A classificação qualitativa é muito mais importante! A Toyota recomenda óleos com especificação API CD ou superior para o motor 1KZ-T. Realmente não é grande exigência (é tecnologia considerada obsoleta) mas lembra-te que o motor foi concebido no início da década de 90 e os lubrificantes disponíveis no mercado evoluíram imenso desde então... As recomendações para o 1KZ-TE, que não é mais do que uma versão ligeiramente modernizada do mesmo motor, são API CF-4 ou CF. De um modo geral, quanto mais recente e exigente for a especificação do óleo, melhor.

O índice de viscosidade 15W40 é normalmente associado a óleos multigraduados de base mineral, que não são os ideais para lidar com os choques térmicos típicos de um motor turbinado. Para o teu motor é sempre melhor usar um óleo de base sintética, com boas propriedades detergentes e antioxidantes, e estes não se encontram normalmente com índices de viscosidade 15W40 - é mais comum em 10W40 ou 5W40, por exemplo. De qualquer forma, o índice de viscosidade deve ser escolhido de acordo com a temperatura ambiente esperada; assim, 15W40 é graduado para temperaturas ambiente entre -12ºC e 40ºC, 10W40 permite ir até -18ºC... Dá para perceberes que no nosso clima isso não fará grande diferença, mas não vais encontrar óleos sintéticos com esse índice - deves optar por um 10W40 ou 5W40, por exemplo.

Abraço,
      André Ferreira
      "Beards are like boobs. The bigger they are, the longer you stare."

Comment

[quote author=A C link=topic=903.msg30146#msg30146 date=1307390231]
        [quote author=rp.tt link=topic=903.msg30138#msg30138 date=1307385390]
        Ja que falamos em rodagem exlique-me o motivo de uma rodagem no motor...

Uma boa reparaçao a maneira nao precisa de rodagem lolo basta trab um pouco e esta pronto para dar lume lololo...

Porque quando se repara um motor falam sempre em rodagens? E se for uma caixa velocidades reparada ja nao se fala em rodagem???
        [/quote]

opá só falo nisso porque, sempre ouvi dizer que depois de reparar o motor se deve de fazer uma boa rodagem : : :
        mas nada de exajeros porque andam ai algumas que tem cá uma rodagem ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D
        [/quote]

A camisa ajusta-se sempre ao pistao ;D ;D ;D

Comment

A trabalhar...
        X