Aviso

Colapsar
Não há avisos ainda.

KZJ95 - 2001 - "O Lama"

Colapsar
X

• Filtrar
  • Time
  • Mostrar
Clear All
new posts

Re: KZJ95 - 2001 - "O Lama"

Concordo com o rabit,
    Os carros são feito/dimensionados para certos binarios/potencia.
    acham que a toyota lança jipes com 90/125/170 cavalos, só por não gostar do pessoal?
    Acham que não gostariam que todos os seus jipes tivessem 280 cv e 700 N.m de binario?
    Se não o fazem, algum motivo devem ter, e qual será, pergunto eu?
    Será qu parte da resposta está na resistencia dos elementos a jusante do motor?
    Será qua os eixos, caixa, diferenciais e tudo o resto aguentam as alterações que o pessoal faz?
    Aguentam, até partirem.
    Não ajudei em nada em relação á pergunta original, mas dei uma opinião de leigo.
    quanto à questão do martins, a resposta é sim, é perfeitamente possivel ganhar potencia e perder binario, basta que aumnetes a rotação. Matemática pura.
    Nota: quando precisarem de opiniões, que em nada ajudam ás vossas duvidas, não existem em perguntar. [smile rir-se] [smile rir-se] [smile rir-se]
    Deus me disse: filho, você está indo pro mau caminho...
    Eu respondi: Senhor, não esquenta, estou indo de Land cruiser...

Comment

[quote author=Martins link=topic=1020.msg48042#msg48042 date=1332105487]
      Não sendo a área de mecânica auto a minha especialidade, mas sendo um entusiasta da materia, a minha humilde opinião é a seguinte.

A diminuição do peso do volante do motor fará mais sentido quanto maior for o regime do motor. De notar que motores de competição (geralmente a gasolina) chegam a rotações verdadeiramente superiores às de um carro de estrada.

Como a potencia é definida pela relação direta entre o binário e a rotação, fará sentido que o binario diminua e a potencia aumente? - a menos que a curva de binario se desloque para rotações mais elevadas. Contudo, em TT eu prefiro uma curva de binario alta e de subida rapida (mais binário) a uma de subida lenta (mais potencia).

Por fim, não esquecer que do volante motor até às rodas, temos de passar por uma caixa de velocidades, uma de transferencia, rotulas de transmissão (x2 já que falamos de tração às 4), diferenciais x2, mais homocineticas e por fim... rodas de grande diâmetro e geralmente descalibradas (consequencia do terreno).
      E todos estes elementos geram perda de potencia, será assim tão notorio menos 1 kg no volante do motor?!

Abraço
      [/quote]

Excelente resposta, Martins... Acho que vou gostar de conversar bastante contigo, parece-me que temos interesses muito próximos.

Já agora, fica aqui uma breve forma de cálculo para a potência (em Kw, para ser mais simples):

P (Kw) = T (Nm) x n (rpm) / 9549

em que T designa torque, binário e n rotação.

Basicamente, o binário é a força exercida sobre um eixo rotacional (neste caso, cambota) multiplicada pela rotação; por isso é que a potência máxima é obtida sensivelmente ao dobro da rotação do binário máximo! Assim, não faz sentido nenhum ganhar potência e perder binário... O que pode acontecer é uma deslocação das curvas de binário e potência mais para cima na tabela... Boa malha, Martins!

Mas ainda assim nada disto faz sentido aplicado ao volante do motor, porque ele não é capaz de gerar energia por si mesmo. Quando muito actua como uma espécie de condensador de inércia...

Portanto, ao aligeirar um volante de motor, estamos basicamente a reduzir as perdas de energia ao reduzirmos a massa que a tal força (binário) tem que vencer para realizar trabalho.

hummm... Se alguém com conhecimento de causa quiser continuar esta discussão a partir daqui, terei todo o gosto em partilhar e aprender. []
      "Beards are like boobs. The bigger they are, the longer you stare."

Comment

[quote author=netcruiser link=topic=1020.msg47986#msg47986 date=1331977822]
        Depois há aquela coisa de engenharia. Tiram-se quilos ao volante do motor e quem calibra o resto da cambota? Como é feito, se é feito? E depois a duvida final, ficará bem feito?
        [/quote]

[quote author=Micael link=topic=1020.msg47991#msg47991 date=1331985793]
        Olha o caso dos motores 15b-ft quando se mudam os volantes para uns mais leves ..
        [/quote]

Que história é essa de calibrar a cambota em função do volante do motor? [hmmm] Nunca ouvi falar nem li nada sobre isso... Nem me parece que faça sentido; o motor é só até à cambota, que eu saiba não tem nada que ver com o volante. Aliás, os carros de caixa automática nem têm sequer volante de motor, têm um conversor de binário, em vez disso...

Agora que um trabalho mal feito pode ter efeitos catastróficos, isso é certo. Um volante de motor descalibrado criará vibrações que a curto/médio prazo arruinarão os bronzes principais de cambota.

Comment

Boas,

sabes bem que não sou mecânico, mas já falei várias vezes esse assunto com gente mais conhecedora que eu, e isso foi falado.

abraço na cambota
          SÓCIO FUNDADOR Nº2 Volta-se de todo o lado num TLC! Apresentação do Ovelha Negra Apresentação do Porky's

Comment

Boas,

para não ficar refém do que ouvi com malta do FLC, fui pesquisar o tema por essa internet fora e encontrei isto:

http://forum.caraudiopt.com/index.php?topic=40540.0 (último post)

http://www.tuning.online.pt/forum/cl...-t10521p2.html (último post)

Bom já me estava a assustar! Cada vez que alguém escreve em aligeirar o volante e calibrar a cambota, acabam os coments! [:-X]

Mas encontrei este um tópico com mais debate:

http://www.tuning.online.pt/forum/ti...-t72683p2.html

abraço com dúvidas
            SÓCIO FUNDADOR Nº2 Volta-se de todo o lado num TLC! Apresentação do Ovelha Negra Apresentação do Porky's

Comment

OK, Pedro...

Estive a ler atentamente e o que se passa é que alguém fez uma grande confusão entre duas coisas distintas. Os tópicos que reportaste falam de aligeirar o volante do motor mas falam também em outras alterações mais profundas, efectuadas em motores de alta performance: aligeirar cambota, aligeirar e calibrar bielas... São coisas totalmente independentes mas o que têm em comum é que não se pode tirar peso de qualquer maneira, seja em que componente for, porque todas as partes rotativas de um motor têm que ser dinamicamente equilibradas para não ocorrererem vibrações.

Portanto, equilibrar a cambota é para quande se tira peso à mesma, e há máquinas para isso, tal como há máquinas para equilibrar pneus e turbinas...

Abraço equilibradinho, []
              André

Comment

Hoje ao final da tarde fui mostrar umas eólicas ao meu filhote, que adorou... []

A Serra de Montejunto, ao fundo:

E digam lá que a minha Arruda não é linda...

[8)] [8)] [8)]

Comment

Com o Land Cruiser subido e sem os estribos, não tens dificuldade em subir?

abraço!
                  "QUEM NÃO TEM ESTRADA... TEM TOYOTA!"

Comment

[quote author=artporto link=topic=1020.msg48913#msg48913 date=1333055635]
                    Com o Land Cruiser subido e sem os estribos, não tens dificuldade em subir?

abraço!
                    [/quote]

[smile rir-se] [smile rir-se] [smile rir-se]
                    Eu, com 1,87m de altura, não sinto grandes dificuldades...
                    [] [] [] [8)] [8)] [8)]

Abraço!

Comment

LOLOLOLO pois... eu só tenho 1,76m e a minha mulher 1,54m... estou lixado [smile rir-se] e o resto da familia também se aguenta a subir para a máquina? as fotos estão bestiais!! []
                      "QUEM NÃO TEM ESTRADA... TEM TOYOTA!"

Comment

A trabalhar...
                      X