Aviso

Colapsar
Não há avisos ainda.

BJ40 - 198? - "F.Ferraz"

Colapsar
X

• Filtrar
  • Time
  • Mostrar
Clear All
new posts

Re: BJ40 - 198? - "F.Ferraz"

[quote author=F.Ferraz link=topic=1091.msg79158#msg79158 date=1371640903]
    Temos um circuito fechado...certo...a água não circula por gravidade...será que faz assim tanta diferença a saida e a entrada?
    [/quote]

Boas,

Existe um fenómeno fisico, chamado Convecção e existem correntes de Convecção.

Verifica-se que liquidos ou gases, diminuem de densidade (tornam-se mais leves) com o aumento de temperatura. (e mais pesados com o arrefecimento). Esta variação de densidade promove a "deslocação" de liquido mais quente para cima, e de liquido mais frio para baixo (correntes de convecção).

Por isso é que nos radiadores dos veiculos e não só, o fluido quente entra por cima e sai por baixo, ajudando estas correntes de convecção à circulação do fluido dentro do radiador.

Comment

[quote author=Green link=topic=1091.msg79159#msg79159 date=1371643153]
      [quote author=F.Ferraz link=topic=1091.msg79158#msg79158 date=1371640903]
      Temos um circuito fechado...certo...a água não circula por gravidade...será que faz assim tanta diferença a saida e a entrada?
      [/quote]

Boas,

Existe um fenómeno fisico, chamado Convecção e existem correntes de Convecção.

Verifica-se que liquidos ou gases, diminuem de densidade (tornam-se mais leves) com o aumento de temperatura. (e mais pesados com o arrefecimento). Esta variação de densidade promove a "deslocação" de liquido mais quente para cima, e de liquido mais frio para baixo (correntes de convecção).

Por isso é que nos radiadores dos veiculos e não só, o fluido quente entra por cima e sai por baixo, ajudando estas correntes de convecção à circulação do fluido dentro do radiador.
      [/quote]

Boas Green,
      Esse fenomeno que acontece com liquidos de temperaturas diferentes ou de viscosidades diferentes também era do meu conhecimento...apesar de ter estudos que me permitam fundamentar uma resposta clara e objetiva, mas será que faz assim tanta diferença? será impeditivo do seu bom funcionamento?

Cump.

Comment

A questão é que a sonda deve ser colocada na parte quente e não na parte fria! Mal está se a água chegar à temperatura de 80º ou 90º nesse sítio! Se estiver a 80º ou 90º à entrada do motor vai sair para aí a 120º em cima!
        "Beards are like boobs. The bigger they are, the longer you stare."

Comment

No meu entender deves ter a leitura da temperatura (sonda) o mais perto da zona critica, ou seja à saída da cabeça.

O teres a sonda à saída do radiador significa que vais ter leituras da temperatura do líquido já depois de refrigerado no radiador. Isso vai retardar o accionamento da ventoinha com consequências graves para o motor. [hmmm]

Abraço a tempo
          SÓCIO FUNDADOR Nº2 Volta-se de todo o lado num TLC! Apresentação do Ovelha Negra Apresentação do Porky's

Comment

Pois é...concordo a 200%...o problema é que nem pensei muito no assunto [smile rir-se] [smile rir-se] e pus-me a alinhar os tubos tal como tinha feito no outro motor que tem o termostato do lado oposto [smile rir-se] [smile rir-se] [smile rir-se] [smile rir-se] [smile rir-se]

Obrigado pelo olho atentooooooooo.

De qualquer forma ia dar pelo erro

Abraçossss

Comment

Novo quadrante

Sticks da suspenção traseira com regulação

Comment

boas

se passares a sonda para cima tens de ter uma sonda que abra muito mais tarde que o termo, se não conseguires uma boa combinação sonda x termo, vais ter a ventoinha sempre a trabalhar e a agua dentro do radiador quase gelada

experimenta como está e depois logo vês como fica

Comment

tambem sou da mesma opiniao.

nao é por acaso que os carros têm a valvula na parte de baixo do rádiador.

abraço

Comment

Boas,
                    Os valores referência que tirei foi duma starvan diesel onde a diferença de temperaturas é de 3º na abertura e 3º no fecho do termostato....só mesmo experimentando.

Cump.

Comment

[quote author=A C link=topic=1091.msg79195#msg79195 date=1371717440]
                      boas

se passares a sonda para cima tens de ter uma sonda que abra muito mais tarde que o termo, se não conseguires uma boa combinação sonda x termo, vais ter a ventoinha sempre a trabalhar e a agua dentro do radiador quase gelada

experimenta como está e depois logo vês como fica
                      [/quote]

Pois, eu estou mesmo curioso acerca dessa combinação. Não queres partilhar mais alguma informação? Sei que sabes muito disso, já são muitas horas a experimentar... []

Eu não nego que haja sondas para montar na parte fria mas não podem ser de 85ºC/90ºC, certo? A água tem de entrar no motor bem mais fria, certo? Qual a temperatura para uma sonda na parte fria?

Este assunto interessa-me bastante porque estou a fazer estas alterações no meu KZJ, por isso é que reparei no pormenor e lancei a discussão! (espero que não se importe Ferraz)

Abraços,
                      André Ferreira
                      "Beards are like boobs. The bigger they are, the longer you stare."

Comment

A trabalhar...
                      X