Aviso

Colapsar
Não há avisos ainda.

Melhor maneira de poupar combustível, em ponto-morto ou engatado??

Colapsar
X

• Filtrar
  • Time
  • Mostrar
Clear All
new posts

Re:Melhor maneira de poupar combustível, em ponto-morto ou engatado??

Quem me dera é que cortasse e desse na mesma para andar.

É que ando com o vicio e a média anda nos 9,7/100, o que não é muito mau, mas para que faz alguns km e estava habituado a uns 6 é dose ....

A.s
    O "FRIGORIFICO"

Comment

Amigos,

O amgsoares já disse tudo. Qualquer motor de injeção, directa ou indirecta, mecânica ou electrónica, common-rail, seja otto ou diesel, seja o que for, se aumentar de rotação sem aceleração (travar com o motor) corta o combustível. Portanto, em termos absolutos, gasta menos (zero) engatado a travar do que em ponto morto. Na prática, depende sempre do grau de inclinação do terreno e do atrito gerado, quer com o ar, quer com o solo; ou seja, a descer uma serra (inclinações acentuadas) vai gastar menos engatado porque a gravidade e a inércia são capazes de vencer não só o peso e a resistência ao rolamento do veículo mas também a compressão dos cilindros e para além disso poupa também nos travões. No entanto, há imensas situações do dia-a-dia em que estas condições não se verificam, quer pela inclinação eventualmente pouco acentuada das vias em que circulamos, quer pelo coeficiente de atrito do veículo em questão, quer pelo dimensionamento do motor (motores "maiores" travam mais); nestas situações pode obter-se maior economia em ponto-morto pelo simples facto de, ao a travar com o motor, se perder muita velocidade. Consequentemente o condutor é forçado a acelerar para manter a marcha.

Resumindo, se a inclinação for acentuada compensa travar com o motor, senão é mais proveitoso circular o máximo de tempo possível em ponto-morto sem perder velocidade.

Abraços,
      André Ferreira
      "Beards are like boobs. The bigger they are, the longer you stare."

Comment

axf, gostei da tua resposta.. com fundamento !

Um carro a descer deveria era acumular energia > travagem regenerativa..

Comment

que os vossos veiculos gastem pouco tudo bem ;D, mas vamos ao que interessa

todos os motores com BI mecanica e nestas estão incluidas as que tem o acelarador eletronico, tipo a do motor KZT-E consomem gasoleo, quando se circula com o veiculo desengatado em descida e quanto maior for a rotação do motor mais gasta
          e porque?? porque o motor faz rodar a BI e quanto mais depressa a BI rodar mais gasoleo injecta
          solução para isso um corta corrente na valvula de corte de gasoleo( não faça isso em casa ;D ;D) nada aconselhavel porque depois esquecem-se dele desligado e o veiculo não pega :'( :'(

portanto desengatado gasta menos

Comment

[quote author=André R link=topic=1145.msg13831#msg13831 date=1294870041]
            axf, gostei da tua resposta.. com fundamento !

Um carro a descer deveria era acumular energia > travagem regenerativa..
            [/quote]

Olá André R,

De facto esse sistema já é utilizado em carros de produção, hoje em dia, sobretudo eléctricos e híbridos!

Abraço,
            André Ferreira

Comment

;D ;D ;D
              Devem ir muito onge com o carro desengatado ou engatado sem acelerar!!!

Se calhar nem saimos do sitio!

Na brinca!

Comment

Boas
                Tenho andado a seguir este topico, e sinceramente numca me tinha lembrado de tal coisa.. ;D ;D
                Confesso que gostei de algumas explicações, outras nem por isso, mas não quero colocar gasolina na fogueira, mas sim o menos gasoleo possivel.. ;D ;D como a minha vida profissional nada tem a ver com motores também não me posso alongar muito no assunto.
                Por curiosidade e pegando na dica de rodar uma Bomba Injectora (BI) com um berbequim .. ;D ;D fiz os meus testes.. ;D ;D
                Acoplei uma BI ao meu torno mecanico, tubos de injector provisorios, um cronometro e uma proveta para ver o que aquilo mijava de gasoleo.
                Os resultados foram supreendentes... não imaginava tal coisa.. ;D ;D
                Torno mecanico nas 400rpm (800rpm do motor) para simular o relantim e o resultado foram cerca de 10cm3 na proveta.
                Torno nas 500rpm (1000rpm do motor) sem dar debito (ou seja sem acelarar) e o resultado foi surpreendente, cerca de 2cm3 na proveta.. sinceramente numca imaginei tal coisa..
                Estive a tentar perceber o porquê, e verifiquei que sem acelarar e aumentando a rotação do torno o regulador recua e corta o debito de gasoleo
                Conclusão: numa descida com o carro engatado e sem acelarar o motor quase corta por completo o consumo de gasoleo, mas como é logico percorre menos kms do que se for desengatado, agora em questão de medias de consumo final não sei qual será mais vantajoso, pois engatado consome menos mas anda menos, desengatado consome mais mas percorre mais kms, uma coisa é o consumo instantaneo outra é a media final, por questões de segurança acho que se deve descer engatado.. ;D ;D
                Esta situação penso que será igual nas BIs em linha, rotativas e electronicas
                Estes foram os resultados que obtive, poderão é não estar correctos.. ;D ;D ;D

FUN

Comment

esta malta sabe disto só sr eng ......bom topico

abraço

Comment

Funcruiser, ainda bem que fizeste a experiência... Por acaso eu até andava pra fazer o mesmo com uma BI que tenho lá pra baixo, na garagem; assim já não será necessário. ;D Mas, não fazendo de ti meu criado, podias repetir a experiência e subir um pouco mais a rotação? É que 500RPM na BI equivalem a apenas 1000RPM na cambota e isso não é suficiente; o corte total deve andar entre as 1200RPM e as 1500RPM... Por isso é que ainda tiveste 2cm3 de débito, não deverias ter nada; ou então a bomba pode já não estar nas melhores condições!

Abraço,
                    André Ferreira

Comment

Mais uma baralhar!

Eu penso isto assim e já li isto fundamentado em algum lado. Corrijam se estiver errado!

O motor ao ralenti em andamento tem um consumo maior, e porquê? Porque tem que injectar mais combustivel para rodar o motor. Ou seja quando circulamos a deslisar com o carro engatado, o movimento das rodas, passa para a caixa, que por sua vez passa para a cambota que faz girar o motor, sendo o consumo de combustivel meramente para ter o motor ligado.

Será que me expliquei bem?

Abraço
                      CumprimenTTos

Comment

A trabalhar...
                      X