Aviso

Colapsar
Não há avisos ainda.

CABEÇA DE MOTOR - 1KZ-T

Colapsar
X

• Filtrar
  • Time
  • Mostrar
Clear All
new posts

Re: CABEÇA DE MOTOR - 1KZ-T

Não percebendo nada de horta, mas um simples teste ( talvez ) , em dias com identicas condições atmosféricas, numa dada estrada, de preferência claro numa boa subida, faze-la com o termo montado, e de preferência quem tenha um bom manómetro de água, e depois retirar o termo e ir fazer a mesma coisa, e comparar as leituras de ambos.
    Land Cruiser para sempre.

Comment

Se algum dia fizerem um teste em casa num motor estragado abram uma janela para ver o termostacto abrir.

[smile rir-se] [smile rir-se] [smile rir-se] [smile rir-se] [smile rir-se] [smile rir-se] [smile rir-se]

MD TT
      $$$$$$$$$$$$$$$$ Tenho 3 filhos - 4 BJ40 - 1 BJ45 - 3 corolas - 1 dyna, alguem me dá uma esmola para comer ou um contacto do manicómio $$$$$$$$$$$$$$$$

Comment

Outra coisa que também me faz alguma confusão, no Bj o radiador só começa a ficar quente após um bom bocado, realmente quando o termo abre, no VX estranhamente a parte de cima do radiador fica rápidamente quente dado a sensação que está a circular alguma água pelo radiador, apesar de o motor estar ainda relativamente frio ( ainda ser possivel de ser tolerado ao toque )
        Land Cruiser para sempre.

Comment

[quote author=MD TT link=topic=1385.msg59568#msg59568 date=1347060869]
          Se algum dia fizerem um teste em casa num motor estragado abram uma janela para ver o termostacto abrir.

[smile rir-se] [smile rir-se] [smile rir-se] [smile rir-se] [smile rir-se] [smile rir-se] [smile rir-se]

MD TT
          [/quote]

[smile rir-se]

Comment

Boas,

O Andry tem um chassi, mas não tem é lá os apoios para o motor [] [] hehehehe

mas ou muito me engano ou irei ter também uma cabeça lixada [:'(] [:'(]

Que tipo de experiencias reais pensas fazer Lenhador ???

aBJraços TT
            Sócio Fundador nº 3

http://www.bj40s.com/index.php?optio...&Itemid=55

www.edito.pt

Comment

[quote author=andry link=topic=1385.msg59628#msg59628 date=1347136134]
              ...
              ....[/quote]

Errado! [smile rir-se]

O andry tem 3 chassis. Um sem apoios e dois com! [smile rir-se] [smile rir-se]

abraço corrector
              SÓCIO FUNDADOR Nº2 Volta-se de todo o lado num TLC! Apresentação do Ovelha Negra Apresentação do Porky's

Comment

[quote author=netcruiser link=topic=1385.msg59657#msg59657 date=1347196008]
                [quote author=andry link=topic=1385.msg59628#msg59628 date=1347136134]
                ...
                ....[/quote]

Errado! [smile rir-se]

O andry tem 3 chassis. Um sem apoios e dois com! [smile rir-se] [smile rir-se]

abraço corrector
                [/quote]

[] [] [] []

mas para o KZT só tenho 1 [smile rir-se] [smile rir-se]

- O retorno do turbo entra no bloco por cima da galeria do termostato e vai para dentro do bloco/bomba de água ou entra para a galeria do termostato?
                Pelo que se tem visto entra na galeria do termostacto!

- O caudal de refrigerante que sai para o radiador será muito maior para o radiador do que pelo canal que desce para o termostato. Não deveria o circuito do radiador estar parcialmente aberto? É que a diferença entre as duas passagens não me parece ser compensada com o aumento de volume pelo calor induzido.
                Isso acho não ser relevante visto que a água circula para ai até aquecer o motor, não sendo necessario ter uma secção que garanta a totalidade do caudal

aBJraços TT
                Sócio Fundador nº 3

www.edito.pt

Comment

[quote author=andry link=topic=1385.msg59658#msg59658 date=1347196768]
                  ...

- O retorno do turbo entra no bloco por cima da galeria do termostato e vai para dentro do bloco/bomba de água ou entra para a galeria do termostato?
                  Pelo que se tem visto entra na galeria do termostacto!

...[/quote]

Bom, a ser essa a circulação do refrigerante proveniente do turbo, como dizem alguns, a temperaturas elevadíssimas, e tendo em conta que o termostato tem um comportamento meio esquesito de abrir lentamente e mal arrefeça uns 30 a 40 graus (entrada de refrigerante proveniente do radiador) fechar rapidamente, então parece-me que alterar o retorno do turbo directamente para o radiador vai levantar um problema.

A ver se seguem o meu raciocinio: [:-\]

Pegando no comentário do VitorVXd4d e também na ideia que julgo consensual de que tem muito mais lógica um termostato á saída da cabeça, e neste caso o termostato não está á saída da cabeça (cabeça/radiador) mas sim á entrada do bloco (radiador/galeria do termostato), dá para perceber que pode existir um atraso de resposta do termostato, visto que temos todo o circuito cabeça/radiador/galeria do termostato para ser percorrido além do calor perdido na irradiação provocada pelo radiador.

[quote author=andry link=topic=1385.msg59658#msg59658 date=1347196768]
                  ...

- O caudal de refrigerante que sai para o radiador será muito maior para o radiador do que pelo canal que desce para o termostato. Não deveria o circuito do radiador estar parcialmente aberto? É que a diferença entre as duas passagens não me parece ser compensada com o aumento de volume pelo calor induzido.
                  Isso acho não ser relevante visto que a água circula para ai até aquecer o motor, não sendo necessario ter uma secção que garanta a totalidade do caudal
                  ...[/quote]

Se o termostato fechar o grosso da água quente (cabeça/radiador) com a carga térmica real da cabeça, esta vai descer pelo pequeno orificio que dizes não ter importância, para a galeria do termostato.

A "estocada final":
                  Se o refrigerante do circuito cabeça/radiador/galeria do termostato tem um atraso e vem com temperatura mais baixa, se não entra na galeria do termostato o retorno do turbo e se da cabeça só vem um caudal mínimo de refrigerante com a carga térmica da cabeça, quando abre o termostato?

O refrigerante vindo do retorno do turbo não ajudaria a equilibrar a abertura do termostato?

abraço pensativo
                  SÓCIO FUNDADOR Nº2 Volta-se de todo o lado num TLC! Apresentação do Ovelha Negra Apresentação do Porky's

Comment

Netcruiser,

Quando poderes troca lá essa segunda parte por miudos pois trocas-te todo [smile rir-se] [smile rir-se]

Penso que esse pequeno canal não deverá servir para arrefecer o motor, mas sim para dar informação ao termostacto, log não necessita de tanta secção.

aBJraços TT
                    Sócio Fundador nº 3

www.edito.pt

Comment

[quote author=andry link=topic=1385.msg59702#msg59702 date=1347271880]
                      Netcruiser,

Quando poderes troca lá essa segunda parte por miudos pois trocas-te todo [smile rir-se] [smile rir-se]

Penso que esse pequeno canal não deverá servir para arrefecer o motor, mas sim para dar informação ao termostacto, log não necessita de tanta secção.

aBJraços TT
                      [/quote]

É páhh. Não é nada fácil de explicar. Abre lá o teu motor que eu explico! [smile rir-se] [smile rir-se]

[quote author=andry link=topic=1385.msg59702#msg59702 date=1347271880]
                      ...
                      ....[/quote]

E esse canal estará fechado ou aberto? [:-\] Se a galeria não for inundada pelo refrigerante proveniente desse canal , como é que o termostato abre?

abrço chato

Comment

A trabalhar...
                      X