Aviso

Colapsar
Não há avisos ainda.

Barra estabilizadora - J9

Colapsar
X

• Filtrar
  • Time
  • Mostrar
Clear All
new posts

Barra estabilizadora - J9

Boa tarde,

A barra estabilizadora do meu KZJ95 partiu este fim-de-semana, é muito grave!!!

Já me aconselharam a retirar-lá pois permite um melhor desempenho em TT, é verdade?

Gostaria da vossa opinião.

cumprimenTTos,

zekas
    "Muitos me seguem, mas poucos me acompanham" - Bicho-do-mato

Re:Barra estabilizadora - KZJ95/KDJ95

Boas,

Estive a ver e tens o teu kzj95 cinco cm mais alto.

Este fim de semana estive a ver com o AXF a referência dos links(apoios) da barra estabilizadora de um 4Runner, que são mais compridos para adaptar no 95 dele, também cinco cm mais alto. Será por isso que partem?

Segundo ele a barra de torção traseira é muito fraca!

Mas ele já comenta o assunto.

Abraço comentador
    SÓCIO FUNDADOR Nº2 Volta-se de todo o lado num TLC! Apresentação do Ovelha Negra Apresentação do Porky's

Comment

Re:Barra estabilizadora KZJ95

Tens sempre a hipotese de aumentar pelo menos atras os apoios da barra estabilizadora
      Na frente ainda nao vi bem como funciona!!!
      Todo-Terreno, Património e Turismo Cultural
      http://deserraemserra.8forum.biz
      http://www.culturaventura.pt

Comment

Olá a todos,

Mas partiu mesmo a barra ??? ou algum tirante? E foi à frente ou atrás? Só com mais pormenores é que poderemos ajudar um pouco...

A barra estabilizadora traseira é fraquinha, apenas 15mm de diâmetro (18mm em alguns modelos) mas não creio que parta com facilidade - a minha observação é que ela pouco faz, por ser tão fininha (dobra-se bem à mão).

O projecto de aumentar os tirantes é para que a barra fique na sua posição original e não como está actualmente, inclinada pela subida da suspensão. Inclusivamente penso que irei ganhar alguns cm de cruzamento com esta operação porque a barra toca nos amortecedores quando em situação de cruzamento mais extremo (nos casos em que o curso de suspensão foi alterado, claro...). Isto pode ser feito acrescentando os tirantes originais em 2-3cm ou como eu estou a fazer, trocando-os pelos da 4runner #N130 (2ªa geração??) que são iguaizinhos mas mais compridos. Assim que chegarem os ditos-cujos faço uma reportagenzita pró pessoal.

Já à frente a música é outra, a barra tem 25mm (26mm no meu caso, porque o meu carro é do ano 2001) e cumpre muito bem a sua função de reduzir o "adorno" do carro. Aqui já soube de várias histórias de tirantes partidos mas mesmo assim nunca ouvi nem vi ninguém partir uma barra... os tirantes costumam ser o ponto fraco. Eu alterei os meus permitindo afinação do comprimento.

Em relação a retirar as barras, a minha opinião é que tudo o que se ganha em TT (cruzamento de eixos, especialmente à frente) não compensa a estabilidade perdida na estrada, particularmente em viaturas com uma performance tão boa em estrada e estradão - pista. Este não é um carro ideal para trialeiras. Eu já andei assim um par de meses e essa foi a minha conclusão. O ideal serão tirantes desconectáveis (isto na frente) mas os únicos que conheço que me agradam são os do Nissan Patrol GR Y61. Talvez um dia... :

Abraços,
        André Ferreira
        "Beards are like boobs. The bigger they are, the longer you stare."

Comment

Boas André,

Sempre chegaste a encomendar os links da Blue Print? A referência da 4Runner, que vimos no catálogo?

abraço curioso
          SÓCIO FUNDADOR Nº2 Volta-se de todo o lado num TLC! Apresentação do Ovelha Negra Apresentação do Porky's

Comment

[quote author=netcruiser link=topic=1851.msg22190#msg22190 date=1301424367]
            Boas André,

Sempre chegaste a encomendar os links da Blue Print? A referência da 4Runner, que vimos no catálogo?

abraço curioso
            [/quote]

Oi,

Não, estava a ver se o MDTT me dizia alguma coisa, porque tinhamos feito negócio com uns usados e não queria ser eu a falhar a palavra, ainda que perca algum dinheiro... Vou esperar mais um dia ou dois e se ele não disser nada parto para outra...

Comment

A barra estabilizadora que partiu foi a da frente, partiu mesmo na totalidade, na secção entre a roda direita e o apoio.

Não me lembro de nenhuma pancada, apenas a determinada altura reparei que andava com um pedaço de ferro pendurado debaixo do jipe.

Retirei o pedaço partido que se encontrava aparafusado a secção da roda, mas continuo com a parte esquerda da barra colocada no lugar, aparentemente não parece haver probabilidades de se soltar.

Pelo que vejo das v/ opiniões o melhor será ter barra estabilizadora do que não a ter, o que se ganha em TT não
              compensa, certo?

zekas

Comment

[quote author=zekas link=topic=1851.msg22270#msg22270 date=1301474778]
                A barra estabilizadora que partiu foi a da frente, partiu mesmo na totalidade, na secção entre a roda direita e o apoio.

Não me lembro de nenhuma pancada, apenas a determinada altura reparei que andava com um pedaço de ferro pendurado debaixo do jipe.

Retirei o pedaço partido que se encontrava aparafusado a secção da roda, mas continuo com a parte esquerda da barra colocada no lugar, aparentemente não parece haver probabilidades de se soltar.

Pelo que vejo das v/ opiniões o melhor será ter barra estabilizadora do que não a ter, o que se ganha em TT não
                compensa, certo?

zekas
                [/quote]

Olá,

Pela descrição parece-me que o que se partiu foi o tirante e não a barra em si... podes por uma foto do material que retiraste?

Abraço,
                André Ferreira

Comment

[quote author=axf link=topic=1851.msg22210#msg22210 date=1301427520]
                  Oi,

Não, estava a ver se o MDTT me dizia alguma coisa, porque tinhamos feito negócio com uns usados e não queria ser eu a falhar a palavra, ainda que perca algum dinheiro... Vou esperar mais um dia ou dois e se ele não disser nada parto para outra...
                  [/quote]

Mais logo já te mando uma mp.

:-[ :-[ :-[ :-[ :-[

MD TT
                  $$$$$$$$$$$$$$$$ Tenho 3 filhos - 4 BJ40 - 1 BJ45 - 3 corolas - 1 dyna, alguem me dá uma esmola para comer ou um contacto do manicómio $$$$$$$$$$$$$$$$

Comment

Aqui vão as fotos:

Obrigado pela ajuda que me estão a dar.

[quote author=axf link=topic=1851.msg22278#msg22278 date=1301481258]
                    [quote author=zekas link=topic=1851.msg22270#msg22270 date=1301474778]

compensa, certo?

zekas
                    [/quote]

Olá,

Pela descrição parece-me que o que se partiu foi o tirante e não a barra em si... podes por uma foto do material que retiraste?

Abraço,
                    André Ferreira
                    [/quote]

Comment

A trabalhar...
                    X