Aviso

Colapsar
Não há avisos ainda.

Fotos, filmes e comentários gerais da Série 40

Colapsar
Este é um tópico inamovível.
X
X

• Filtrar
  • Time
  • Mostrar
Clear All
new posts

Re: Fotos, filmes e comentários gerais da Série 40

[quote author=Carlos Novo link=topic=2.msg62833#msg62833 date=1351124978]
    Boas a todos... Ora como bem mandado que sou (às vezes), disseram-me que era aqui que tinha que colocar as minhas duvidas.

Então vamos lá:

Já por aqui andei há uns tempos e agora voltei a moer com isto... li este tópico todo desde o inicio mas não encontro respostas por isso:

1º ponto, um BJ40 de origem é máquina para se fazer uns passeios longos ou para fazer muitos kms é para esquecer?!
    2º Qual é afinal o motor que se deve montar para ter um carro engraçado e sem grandes "truques" ?
    3º e ultimo: Para montar uns pneumáticos 33" é preciso muita ginástica?!

Por agora é isto... Agradeço desde já a todos os que pensarem se quer em responder!
    Abraço!
    [/quote]

Acho que o essencial para teres um BJ40 para dár a volta portugal sem problemas e cansaço são:

Direcção assitida
    Travões disco (pelo menos à frente)

Depois a nivel motor, tens varias escolhas:

Aplicar turbo no motor original (b)
    Aplicar 1w (ficas com a mesma cilindrada mas com mais cavalos)
    Aplicar o 3b (ficam com mais 500cc do que original)
    Aplicar o 1KZ-T (simples e eficaz, ficas com o dobro da potencia, motor mais actual e elastico
    Etc, etc

Sobre os pneus:

http://forumflc.clubeflc.com/index.p...ic,1737.0.html

MD TT
    $$$$$$$$$$$$$$$$ Tenho 3 filhos - 4 BJ40 - 1 BJ45 - 3 corolas - 1 dyna, alguem me dá uma esmola para comer ou um contacto do manicómio $$$$$$$$$$$$$$$$

Comment

Bom dia Carlos. Ora aí estão umas questões para mexer este tópico.

Um BJ40 para "fazer muitos kms " precisa de duas coisas: Espírito e força de vontade! [smile rir-se]

Mas tens aqui muitos bons exemplos de gente que usa e abusa dessas duas permissas. Por exemplo o Green, que faz grandes estiradas por esse mundo fora, ou o LENHADOR, que anda diariamente com o seu frankie. [smile rir-se],

Este carro de origem já é muito engraçado. Não tem um motor com milhões de cavalos e muito menos "asas", mas nas mãos de quem sabe, faz coisas de envergonhar muito space shuttle. [smile rir-se]

Para montares uns 33", aconselho os 33"x10,5"x15".

Abraço ajudante
      SÓCIO FUNDADOR Nº2 Volta-se de todo o lado num TLC! Apresentação do Ovelha Negra Apresentação do Porky's

Comment

por falar em motores,

ninguem se lembrou do 11B ? não é por nada mas é só tirar um e meter o outro ... se for o de bomba injectora rotativa e levar com um turbito

dizem que fica do caneco... [smile rir-se] [smile rir-se] [smile rir-se] [smile rir-se]

os pneus ate 33 , consegue-se legalizar na boa.

O Bj se estiver cuidado de mecanica vai pelo menos a Marrocos e vem sem problemas... varias vezes... [smile rir-se] [smile rir-se]

ve o topico do Zé Maria... Fig da Foz - Marrocos [smile rir-se] [smile rir-se] [smile rir-se]

Comment

Boas!

MD TT, então parto do principio que com o motor de origem é simplesmente um bocado aborrecido fazer longas viagens ou a coisa até se desenrasca bem?!
          De referir, que não pretendo trialeiras nem nada do género, já passei por aí e agora quero apenas aproveitar o fora de estrada.... umas travessias de uns riozitos e tal. Mas tem que ser jipe para tiradas de 1000kms sem problemas.

Comment

Boas,

Quanto a viagens longas, posso dizer-te que fiz com o meu 40, com o motor de origem, uma viagem de 2 semanas a Marrocos sempre em pistas e em nada me desiludiu, muito pelo contrário, deu verdadeiras lições a jipes que foram bem mais recentes que o meu, incluindo séries 80 e aquelas latas da marca LR [:-X]!

Tendo isto em mente, é um motor que dará 120km/h em plano no máximo, 130 a descer e com balanço, mas também, sinceramente, se queres andar mais que isso, não devias ter comprado um série 40 [smile rir-se]

Espero ter ajudado.

Locked and Low'd

BJ40 1982 3.000cc B - Troiano: http://forumflc.clubeflc.com/index.php/topic,429.0.html
            BJ45 1982 3.500cc 3B - Urso Polar: http://forumflc.clubeflc.com/index.p...c,32324.0.html

Comment

MarcoS, obrigado pela sua opinião que em muito vem ajudar. Diga-me só uma coisa, esses 120km/h são em esforço ou dá para fazer uma tirada de auto-estrada de 70/80kms a manter os 120km/h?

Comment

[quote author=Carlos Novo link=topic=2.msg62867#msg62867 date=1351182520]
                MarcoS, obrigado pela sua opinião que em muito vem ajudar. Diga-me só uma coisa, esses 120km/h são em esforço ou dá para fazer uma tirada de auto-estrada de 70/80kms a manter os 120km/h?
                [/quote]

Boas,
                Dar até deve de dar, o BJ40 é maquina que não se nega a nada... [smile rir-se] mas não dá saude ao motor... um bj40 na minha opinião com motor de origem n é para andar a essas velocidades, já para nao falar em segurança e conforto, em que qualquer irregularidade no alcatrao é motivo de levantar o dito cujo do assento... o 40 é para andar na calma com espirito aventura e paciencia, ir na AE começar a subir e ser obrigado a meter 2ª mudança para chegarmos lá acima... para andar nessas aventuras o bj tem que ter outro motor, a melhor opçao será o KZT.

Abraço

Comment

Boas
                  Apenas para dar a minha opinião sobre algumas motorizações já testadas nos meus Bjs.
                  Motor B 3000cc (original) - com paciencia é um motor para dar varias voltas ao mundo.. fantastico
                  Motor 3B 3500cc (original) - igual ao motor B, apenas com mais 1/2 duzia de cavalos, em termos de velocidade praticamente igual ao B.. muito resistente.
                  Motor B e 3B turbinados- melhora nas trialadas, para longas viagens não aconselho mesmo a ninguém..
                  Motor 2LT (2500cc)- a minha pior experiencia no BJ40, tanto em trialadas como em viagens
                  Motor KZT- Um excelente motor tanto nas trialadas como em viagem, mas muito melindroso, sofrem muito da cabecinha.. ando sempre a tremer com medo de não regressar a casa... [smile rir-se]
                  Motor 14B 3700cc - Algum binario, mas muito lento, motor tipico de camionete pesada..
                  Outros motores que nunca testei:
                  11B 3000cc- Com cilindrada igual ao motor B mas penso que mais energico, á quem diga muito bem
                  1W- falou-se atraz que era de cilindrada igual ao motor B, desconheço o 1W com 3000cc, apenas conheço o 1W com 4000cc, poderá ser uma opção, mas não de aplicação directa.
                  Já efectuei 4 viagens a Marrocos em BJ40 com os motores (1)- B, (1)- 2LT e (2)- KZT e adorei a 1ª viagem com motor B, que também foi aos Picos da Europa e outro ano aos Ancares, ainda hoje esse motor se mantem em excelente forma.
                  O motor KZT no BJ40 dá realmente outro gozo a conduzir, mas perdemos o verdadeiro espirito de conduzir um BJ40, é preciso algum juizo.. [smile rir-se]
                  Ainda hoje mantenho um BJ com motor B original o que me dá um gozo tremendo...

José Maria

Comment

Para fazer tiradas grandes com o B é preciso adoptar o espirito da epoca, mentaliza-te para fazer media de 80/90 no AE, e vai vendo a paisagem, e vais até ao fim do mundo umas poucas de vezes.

Para teres mais alma e manteres baixa velocidade, mete um 11 B com um Turbito tipo KKK26, e se não te faltar o bom senso, nunca acaba, se abusares muito... não há nada que dure.

Pneus 33", é tranquilo, e 35" tens mais um pouco de trabalho e formalidades a cumprir , mas legalizas na boa e honestamente!

Para circular de jipe a velocidades elevadas no AE aconselho o Porsche Cayenne turbo , ou o ML 63 AMG!
                    RABBIT

Padrinho Mor

Comment

Ora vamos lá:

Caro nmarkes, eu estava a ter os 120km/h como ponto de referência de velocidade máxima numa AE...
                      Quando tinha o GR Y60 2.8TD com 35" montados era o máximo que se podia circular sem se notar esforço no motor e com raras excepções numa tirada ou outra de AE para compensar algum atraso. Só por isso. A velocidade média que tenciono fazer é dentro dos 80/90km/h.
                      Pelo que entendi do seu comentário, isso faz-se bem com um motor B de origem. Correcto?!

Obrigado pelo seu comentário!

Comment

A trabalhar...
                      X