Aviso

Colapsar
Não há avisos ainda.

Fotos, filmes e comentários gerais da Série 40

Colapsar
Este é um tópico inamovível.
X
X

• Filtrar
  • Time
  • Mostrar
Clear All
new posts

Re: Fotos, filmes e comentários gerais da Série 40

Boas Sr. Jose Maria, muito obrigado pelo seu comentário. Dá para ter a ideia perfeita do que pretendo!

A ser assim, penso que posso arriscar na aquisição de um BJ40 original sem andar a pensar em mudar de motor. Já agora, se não for abuso, com que medida de pneus fez essas viagens com o motor B ?

Cumprimentos!

Comment

Companheiro rabbit, o espírito necessário, penso não ser o da época mas sim o rolar tranquilo... As minhas questões prendem-se apenas com o facto de ter um Todo o Terreno que, ao contrário de muitos não me serve para uns passeios TT no meu quintal... não é assim que "vivo" o espírito TT. Pelo menos na minha forma de estar.

Quando falei em velocidades, falei em 120km/h esporadicamente numa tirada em AE... não creio que sejam assim tão elevadas e queria apenas perceber por quem tem se o motor B original consegue manter essa velocidade sem esforço. Não é o que pretendo como base de uma viagem mas pode acontecer por necessidade.

Quanto aos pneumáticos, 33" é mesmo o máximo que pretendo!

Obrigado!

Comment

Boas,

Bj40 com motor B e pneus 33" para viagens é preciso ter espirito, pois apanhas uma subida e não passas dos 70/80 km/h é 3ª mudança a prego ou 4ª mudança a morrer...3ª mudança a prego ou 4ª mudança a morrer...3ª mudança a prego ou 4ª mudança a morrer [smile rir-se]

Velocidade de BJ40 é 80/100 km/h, mais que 100 já houves o motor a cantar mais alto e não convém que seja a subir. Quanto a fiabilidade é perfeito [smile rir-se]

Um KZJ40, isso sim máquina [smile rir-se]

aBJraços TT
        Sócio Fundador nº 3

http://www.bj40s.com/index.php?optio...&Itemid=55

www.edito.pt

Comment

Boas
          Quanto a pneus que tenho usado:
          Com motor B c/caixa de 4veloc. + overdrive..... 215x85x16 .... dif. 4.11 piso misto
          Com motor B c/caixa de 4veloc. + overdrive..... 750x16 .... dif. 4.11 General Tyre.... trepa tudo [smile rir-se]... ás vezes.
          Com motor 2LT c/ caixa LJ 5 veloc. ..................235x75x15 ... dif. 4.11 (o normal de um LJ é 4.88)
          Com motor KZT c/caixa LJ 5 veloc. ................. 265x75x16 ... dif. 4.11 (o normal de um VX é 4.56)
          A caixa de velocidades LJ penso ser igual ao do VX a diferença está na caixa de transferencias, a do LJ é bem mais reduzida.
          Para que um motor B dê um bom rendimento não devemos exagerar muito nos pneus,nem largura nem altura... menos velocidade de ponta e mais consumo.
          Na areia, tipo dunas, um pneu alto, largo e piso moderado tem toda a vantagem, uma pressão de 0,7 dá uma boa sapata, mas precisa de mais motor.
          As dunas não são o piso favorito para o BJ com motor B, mas não se fica para traz.. faz tudo o que os grandes fazem.. [smile rir-se]
          O problema das grandes viagens normalmente é o peso da bagagem, é preciso ser bem gerida, mas nem sempre é facil..

Jose Maria

Comment

Quanto a andar a 120km/h, não sei quanto aos vossos, mas o meu dá sem me chatear demasiado, mas tenho que admitir que a cantada que ele faz a essa velocidade, pode ser chata, se não temos amor ao jipe.

Mas daí a dizerem que não é recomendado, pessoalmente faço quase todos os fds's velocidades dessas no meu e ATÉ AGORA (não quer dizer que não venha a acontecer) não deu qualquer problema.

Quanto às subidas, aí mais vale pensar em reduzir para 3ª ou 2ª, consoante a inclinação.

Quanto aos pneus, neste momento, o meu anda com uns 235/75R15 e sempre a andar [bjos]

Também ter um série 40 é quase que adoptar um estilo de vida... nas calmas, sem stress mas sempre com a certeza que se chega ao destino [smile rir-se] [smile rir-se]
            Locked and Low'd

BJ40 1982 3.000cc B - Troiano: http://forumflc.clubeflc.com/index.php/topic,429.0.html
            BJ45 1982 3.500cc 3B - Urso Polar: http://forumflc.clubeflc.com/index.p...c,32324.0.html

Comment

Ainda não experimentei uma caixa de 5 com o motor b, mas existem varios exemplos por aqui no forum, eles que se cheguem à frente.

Penso que dé uma velocidade de ponta bem diferente

MD TT
              $$$$$$$$$$$$$$$$ Tenho 3 filhos - 4 BJ40 - 1 BJ45 - 3 corolas - 1 dyna, alguem me dá uma esmola para comer ou um contacto do manicómio $$$$$$$$$$$$$$$$

Comment

[quote author=Jose Maria link=topic=2.msg62869#msg62869 date=1351185187]
                1W- falou-se atraz que era de cilindrada igual ao motor B, desconheço o 1W com 3000cc, apenas conheço o 1W com 4000cc, poderá ser uma opção, mas não de aplicação directa.
                José Maria
                [/quote]

Correcto, fiz confusão

MD TT
                $$$$$$$$$$$$$$$$ Tenho 3 filhos - 4 BJ40 - 1 BJ45 - 3 corolas - 1 dyna, alguem me dá uma esmola para comer ou um contacto do manicómio $$$$$$$$$$$$$$$$

Comment

andry, obrigado por partilhar a sua opinião! Penso ter o espírito para isso. A ver vamos como as coisas se vão desenvolver.

Abraço!

Comment

Obrigado Sr. Jose Maria, excelentes dados! Abraço.

MarcoS, é isso mesmo, o ter a certeza que se chega ao destino e uma vez por outra, por todas as opiniões aqui dadas, parece que a máquina aguenta os 100/120km/h sem problema!

MD TT, ora aí está uma coisa à qual ainda não consegui chegar em nenhuma apresentação de BJ40... dos que já tive oportunidade de ler, ou estão de origem ou têm transplante de coração! Vou vendo mais alguns projectos nesse sentido. Obrigado.

Comment

Tenho um B de 2ª geração (1982) e 7,5"/R16" Fedima extreme (pesadissimos) faz uma média em estrada de 90/100 km/h sem qualquer problema, mesmo na maior parte das subidas e até sobe acima disso quando é preciso, 3ª? 2ª? não me lembro de ter metido 3ª por não ter motor para subir, baixa até aos 70/80, mas abaixo disso tem de ser uma rampa muito íngreme mesmo ( de Rio Maior ao Porto pela nacional não vejo nenhuma)... com os pneus antigos 205 R16 CAMAC, envergonhava muitos 4x4 em subidas mais íngremes pois nunca baixava dos 100 km/h e em recta chegava aos 130km/h com muita facilidade (chegou a atingir 140 km/h e nada de bomba mexida nessa altura). Acho que este pessoal está tão habituado a pneus 33 e 35" que já nem se lembra como é com os de origem. Andei algumas vezes com uma caravana atrás (750kg) e nessa altura sim, metia 3ª nas subidas. Enfim, é máquina mesmo!!
                      Abraço
                      NJ
                      O meu BJ40:
                      http://www.clubeflc.com/vb/forum/gar...40-1982-camelo

Comment

A trabalhar...
                      X