Aviso

Colapsar
Não há avisos ainda.

BJ73 - 1987 - "O Bisonte"

Colapsar
X

• Filtrar
  • Time
  • Mostrar
Clear All
new posts

Re: BJ73 - 1987 - "O Bisonte"

Boas pessoal,

O turbo do Bisonte já assobia hehehe [smile rir-se] [smile rir-se]
    Deixo um pequeno video pois foi para testar se a tubagem de óleo esta a funcionar correctamente e ver se não ha fugas.
    Agora falta o escape e estou há espera dos tubos em silicone com malha interior para ligar a saída de ar do turbo há admissão.

Abraço testado.

[URL=http://i1081.photobucket.com/albums/j341/fgsapo/Bisonteturbo.mp4]

Comment

Parabens pelo trabalho! ja agora parece q o turbo ficou ligeramente muito acima foi assim por causa do filtro do oleo nao? cumptt
      [1WJ73]

Comment

[quote author=NelsonBJ73 link=topic=29938.msg87142#msg87142 date=1382528952]
        Parabens pelo trabalho! ja agora parece q o turbo ficou ligeramente muito acima foi assim por causa do filtro do oleo nao? cumptt
        [/quote]

Obrigado, o turbo esta numa altura boa pois mais para baixo tinha o problema do filtro do óleo e o tubo de ar que sai do turbo depois ia na direcção do parafuso da tampa das válvulas.
        Esta mais ou menos há altura do tubo de ar de origem.

Abraço

Comment

Boas,

O Bisonte hoje já foi dar um passeio de teste com o turbo, antes era só Bisonte agora é Bisonte Vitaminado hehe.
          Esta mais enérgico e realmente nas subidas antes ia em segunda a esgotar, metia terceira e ele não a aguentava tinha que reduzir e agora com o turbo ele aguenta-se bem [smile rir-se]

O turbo nestes primeiros testes esta a fazer 0,6 Bar não passa mas foi só um teste agora faltam as afinações, pois vou ter de desmontar de novo a falange do turbo esta a perder gases do escape a junta deves estar lixada.

E reparei num outro problema no radiador de óleo um dos tubos aquece mas do outro lado esta sempre frio vou ter de analisar melhor a situação pois não sei o que esta a acontecer.
          Vou tentar fazer um desenho e colocar aqui para se alguém me poder ajudar pois da me a impressão que o óleo não esta a circular no radiador de óleo que instalei.

Se alguém tiver alguma opinião será bem vinda.

Abraço

Comment

Viva.

Coloquei no meu Ovelha uma sonda para medir a temperatura do óleo. Ela foi colocada na saída inferior da tampa do permutador:

Das voltinhas que tenho dado aqui no bairro a temperatura do óleo (no ponto da sonda) não passou dos 50/60º. Eu também estava a pensar em lá colocar um radiador de óleo e tenho até os apoios na cassete do radiador para o efeito ( e o radiador comprado [>] ). Começo a pensar que talvez não haja necessidade de proceder a essa adaptação!

De qualquer modo vou estudar as variações de temperatura do liquido (original no quadrante), da temperatura da cabeça (sonda adaptada) e a temperatura do óleo.

abraço ajudante
            SÓCIO FUNDADOR Nº2 Volta-se de todo o lado num TLC! Apresentação do Ovelha Negra Apresentação do Porky's

Comment

Boas,

Muito obrigado netcruiser, pois realmente também estava a pensar em colocar um manómetro de temperatura de óleo e outro de pressão de óleo.
              Mas o que me esta a deixar mais intrigado é que dos dois tubos de óleo que vão ao radiador um deveria ser saída do motor com pressão passa pelo radiador e retorna ao motor pela entrada de traz da tampa do radiador interno mas parece me que na realidade é ao contrario.
              Pois o único tudo que fica quente é esse mesmo o outro fica sempre completamente frio não aquece nada tipo mas se o oleo não circular e tivesse parado se as duas saida estiverem com pressao o óleo deveria ficar parado e não aquecia em em nenhum dos estremos do radiador?
              Vou tentar fazer um desenho e tentar explicar tambem com as fotos.

Abraço confuso [:-\]

Comment

Aqui esta mais ou menos o esquema,

Este esquema foi feito assim as três pancadas no paint hehe mas é só para me poder explicar melhor as setas indicam o sentido que o óleo deveria circular

O tubo que esta a amarelo que deveria ser a saída de óleo com pressão do motor e deveria estar quente mas não, esta sempre frio mas é completamente frio e o outro a azul deveria ser o retorno e esse é que aquece estranho.

Os tubos e o radiador não estão entupido pois foi tudo soprado antes de montar e desapertamos um pouco os parafuso do radiador com o motor a trabalhar e sai óleo ou seja deve estar a circular.

Abraço baralhado [smile rir-se]

Comment

Boas
                  Não percebo nada do assunto, mas já passei por uma situação exactamente igual com um radiador de oleo (penso que de um Patrol GR), um tubo aquecia, o outro estava frio e o radiador tb. estava sempre frio, resumindo.. o oleo não circulava, quando tinha a certeza que as ligações estavam no sitio correcto.
                  Depois de partir muita pedra e uns cabelos a menos, toca de tirar fora o radiador, vim a verificar que o radiador tinha tipo uma valvula termoestatica na entrada, penso que só para fazer a abertura quando a temperatura chegasse a x graus, pois não justifica o oleo passar pelo radiador com o motor frio, mas o muito estranho é que mesmo com o oleo bem quente no meu xaço o oleo numca chegou a circular, talvez a dita valvula não estivesse dimensionada para este motor.. não sei..
                  A solução foi retirar a dita valvula e ficou logo o oleo a circular mesmo com o motor frio, é uma questão de colocar um pouco o motor a aquecer antes de arrancar.. de momento já nem tenho nada disso montado..
                  Pelo que vi nas fotos esse radiador parece ser de uma L200 o que normalmente não tem essa dita valvula, mas desconheço a origem, mas nada como verificar de o radiador tem circulação livre, ou tem alguma valvula nalguma das bocas..
                  Se o radiador tiver circulação livre o erro só pode estar nos locais de ligação..

José Maria

Comment

[quote author=Jose Maria link=topic=29938.msg87181#msg87181 date=1382612635]
                    Boas
                    Não percebo nada do assunto, mas já passei por uma situação exactamente igual com um radiador de oleo (penso que de um Patrol GR), um tubo aquecia, o outro estava frio e o radiador tb. estava sempre frio, resumindo.. o oleo não circulava, quando tinha a certeza que as ligações estavam no sitio correcto.
                    Depois de partir muita pedra e uns cabelos a menos, toca de tirar fora o radiador, vim a verificar que o radiador tinha tipo uma valvula termoestatica na entrada, penso que só para fazer a abertura quando a temperatura chegasse a x graus, pois não justifica o oleo passar pelo radiador com o motor frio, mas o muito estranho é que mesmo com o oleo bem quente no meu xaço o oleo numca chegou a circular, talvez a dita valvula não estivesse dimensionada para este motor.. não sei..
                    A solução foi retirar a dita valvula e ficou logo o oleo a circular mesmo com o motor frio, é uma questão de colocar um pouco o motor a aquecer antes de arrancar.. de momento já nem tenho nada disso montado..
                    Pelo que vi nas fotos esse radiador parece ser de uma L200 o que normalmente não tem essa dita valvula, mas desconheço a origem, mas nada como verificar de o radiador tem circulação livre, ou tem alguma valvula nalguma das bocas..
                    Se o radiador tiver circulação livre o erro só pode estar nos locais de ligação..

José Maria
                    [/quote]

Boas,

Muito obrigado pelo esclarecimentos José Maria,
                    vou tratar de verificar o radiador tens razão é de uma L200 e não vi nenhuma válvula mas hoje já vou confirmar, pois se realmente o radiador não tiver a dita então só poderá ser dos locais de ligação.

Já agora deixo aqui uma duvida assim no ar se alguém mais entendido na matéria poderá saber:
                    O óleo sai do motor com pressão e ao passar pelo radiador de óleo não pode voltar para o cárter pois se não iria misturar com o óleo quente e não servia de nada ter o radiador e iria perder pressão no circuito do óleo, então o óleo terá de voltar para dentro do motor mas na realidade se temos pressão em todo ou quase todo o circuito de oleo dentro do motor o que pode estar a acontecer é ter pressão nos dois tubos e o óleo praticamente esta parado?

O ideal seria uma bolacha própria no filtro de óleo e aplicar ai os dois tubos para o radiador de óleo? Ou então por exemplo interromper o circuito de óleo que vai lubrificar por exemplo a bomba de vacuum e passar pelo radiador seria correcto?

Abraço oleoso [smile rir-se]

Comment

[quote author=Guerreiro link=topic=29938.msg87192#msg87192 date=1382632863]

O ideal seria uma bolacha própria no filtro de óleo e aplicar ai os dois tubos para o radiador de óleo?

Abraço oleoso [smile rir-se]
                      [/quote]

Existem bolachas proprias com termostacto e sem.

[] [] [] [] [] [] []

MD TT
                      $$$$$$$$$$$$$$$$ Tenho 3 filhos - 4 BJ40 - 1 BJ45 - 3 corolas - 1 dyna, alguem me dá uma esmola para comer ou um contacto do manicómio $$$$$$$$$$$$$$$$

Comment

A trabalhar...
                      X