Aviso

Colapsar
Não há avisos ainda.

Solução - Motores VM!!!

Colapsar
X

• Filtrar
  • Time
  • Mostrar
Clear All
new posts

Re: Solução - Motores VM!!!

Boas,

Segundo o esquema que o filipefalcao postou, a alteração do F.Ferraz é como o melhoral, não faz bem nem faz mal... [smile rir-se] (sem ofensa, por favor)

A água entra primeiro no bloco e daí sobe às cabeças. A rampa que o F.Ferraz alterou é de recolha de água quente para o radiador portanto a alteração não produz qualquer efeito.
    "Beards are like boobs. The bigger they are, the longer you stare."

Comment

[quote author=F.Ferraz link=topic=31019.msg41239#msg41239 date=1322561818]
      (...)
      faz lá este teste.....mete azeite num copo depois acrescenta água (a agua fica á tona certo)
      (...)
      [/quote]

Errado, a água vai ao fundo porque a sua densidade é mais elevada... mas não estragues o azeite para fazer testes, que isso é uma preciosidade mediterrânica! Molha o pão no azeite e usa outro óleo qualquer para os testes... []
      "Beards are like boobs. The bigger they are, the longer you stare."

Comment

Vou meter aqui uma "colherada"...

Pelo que já li aqui e como forma de fazer um breve resumo, na minha modesta opinião há duas questões a ser ponderadas :

1ª - Será o caudal de agua identico em todos os cilindros, ou o colector restringe a circulação de agua no 4º??? ?

2ª - Será que pelo facto de passar pelo 1º,2º e 3º cilindros , a agua aquece o suficiente para deixar de ter a mesma capacidade de "remover" o calor do 4º cilindro??

Abraço.

A.S

O "FRIGORIFICO"

Comment

Pelo que tenho visto a culassa que avaria mais depressa é a 4ª, depois a 3ª. Portanto é muito provável que estas já recebam água quente.

Comment

Boas

Hummm...tenho observado com curiosidade este tópico, e hoje ao rever os post's percebi uma coisa...o problema desse circuito de refrigeração não é a falta de agua fresca a entrar, mas sim a dificuldade que o circuito tem em escoar a agua quente!! Hora vejamos, a agua fresca vai refrigerar as cabeças entrando por varios pontos, mas afunila toda num unico canal de saida, (tipo quando uma AE de 4 faixas passa a uma só) pareçe-me lógico que as cabeças mais perto da saida do circuito tenham uma circulação mais rapida, e como a agua fresca só entra depois da quente sair esse "bypass" na minha opinião ajuda, e muito, pois vai criar um "canal paralelo" de escoamento da agua quente o que vai permitir que ultimas cabeças tenham um escoamento de agua quente mais rapido, equilibrando a circulaçao de agua....

PensoEuDeQue, mas logo já vou observar melhor um VM4 que tenho lá pelo quintal....

BoaSorTTe

Comment

[quote author=XTRM4x4 link=topic=31019.msg41570#msg41570 date=1323009442]
              Boas

Hummm...tenho observado com curiosidade este tópico, e hoje ao rever os post's percebi uma coisa...o problema desse circuito de refrigeração não é a falta de agua fresca a entrar, mas sim a dificuldade que o circuito tem em escoar a agua quente!! Hora vejamos, a agua fresca vai refrigerar as cabeças entrando por varios pontos, mas afunila toda num unico canal de saida, (tipo quando uma AE de 4 faixas passa a uma só) pareçe-me lógico que as cabeças mais perto da saida do circuito tenham uma circulação mais rapida, e como a agua fresca só entra depois da quente sair esse "bypass" na minha opinião ajuda, e muito, pois vai criar um "canal paralelo" de escoamento da agua quente o que vai permitir que ultimas cabeças tenham um escoamento de agua quente mais rapido, equilibrando a circulaçao de agua....

PensoEuDeQue, mas logo já vou observar melhor um VM4 que tenho lá pelo quintal....

BoaSorTTe
              [/quote]

X2 [>]

Comment

Tive oportunidade de ver um vm4 dum opel frontera na mesa de operações e já vem com a alteração feita pelo F. Ferraz. Mesmo assim já tinha rachado as 4 culassas [smile rir-se]. Depois ponho fotos.

Comment

Boas

Já andei por lá de volta do mataco e continuo na minha ideia que é bem capaz de ser uma muito boa solução e que em conjunto com outras, num motor novo ou com poucos klms e em muitissimo bom estado é capaz de minimizar essa "deficiençia genética" a um nivél minimo....
                  Claro que num motor cansado e batido bem que se pode fazer o que se quiser que o mal em grande parte já está feito e só está a atrasar o inevitavél....

Outra coisa...segundo consegui compreender no motor que lá tenho, essa saida do colector de refrigeração é a saida para a sofagem [hmmm]
                  Isto é uma solução que arrefeçe não so as cabeças do motor, mas tambem os pés do condutor.....que maravilha [smile rir-se]

BoaSorTTe

Comment

A parafernália:

atenção: VM de Opel Frontera

Comment

E já agora o coração da besta e respectivas cabeças da hidra:

Comment

A trabalhar...
                      X