Aviso

Colapsar
Não há avisos ainda.

BJ73 - 1988 - "bom filho à casa torna"

Colapsar
X
 
  • Filtrar
  • Time
  • Mostrar
Clear All
new posts

    #41
    Re: BJ73 - 1988 - "bom filho à casa torna"

    Boas,

    axf, efectivamente fiz o despolimento conforme as regras, e o calo dos cilindros também teve direito a umas passagens de lixa de modo a minimizar o calo, que por acaso até nem era excessivo segundo o que me pareceu, vamos a ver se não foi só teoria, espero que na prática também tenha ficado bem.


    Relativamente a novidades, lá se vai fazendo mais alguns avanços. Deixo umas fotografias.





    Agora uma invenções para quem sabe colocar do futuro. Este turbo estava aplicado no motor, mas para já não o vou colocar por querer o carro original. Não estava aplicado directamente no colector, mas tinha uma curva de 90º no colector de escape onde depois apertava o turbo.





    Ainda não anda, mas aos poucos caminha para isso.





    Agora é que tem sido a parte pior do puzzle. Como a cabeça já vinha desmontada e não desmontei a parte superior do motor, ando às tentativas a ver se os parafusos servem ou não.

    Ainda me faltam umas peças, principalmente o escape, estou a ver que às tantas ainda vai trabalhar sem escape.

    Já agora, à uma parte que não estou a dar muito com aquilo que é as ligações às velas de incandescência. Vejo por lá muitos fios e parece-me que aquilo vai fazer curto-circuito. Agradecia a quem tivesse uma fotografia destas ligações que a partilha-se de modo a tentar ligar aquilo bem. Desde já o meu obrigado.


    VW Taro (Toyota Hilux LN105) & Land Cruiser KDJ125 & Land Cruiser BJ73 3B

    Comment


      #42
      Re: BJ73 - 1988 - "bom filho à casa torna"

      boas, esse turbo nao deve trabalhar nessa posição...a saida do oleo tem que estar o mais na vertical possivel...

      a bomba inject parece reparada ? [smile rir-se] injetores e tudo que maravilha !!!

      cumprimentos

      Comment


        #43
        Re: BJ73 - 1988 - "bom filho à casa torna"

        [quote author=LENHADOR link=topic=31330.msg46492#msg46492 date=1329783361]
        boas, esse turbo nao deve trabalhar nessa posição...a saida do oleo tem que estar o mais na vertical possivel...

        a bomba inject parece reparada ? [smile rir-se] injetores e tudo que maravilha !!!

        cumprimentos
        [/quote]

        Boas lenhador,

        Sim, para aplicar assim teria de ser rodado. Este turbo, tal como tinha escrito, estava aplicado neste motor mas tinha uma curva de 90º apertada no colector de escape e no turbo que fazia com que a saída de óleo estivessem na vertical, não sei se me faço entender.

        A bomba injectora levou uma revisão e afinação e os injectores também que já estavam em bastante mau estado. Já nehum pulverizava, na gíria já todos "mijavam". Levou também uma bomba de pucho manual nova e um diafragma novo que o outro estava roto.

        Já agora, voltava a pedir a vossa colaboração para as ligações electricas na parte das velas de incandescência, a quem tivesse por aí uma fotografia e a pudesse colocar, eu ficaria agradecido.
        VW Taro (Toyota Hilux LN105) & Land Cruiser KDJ125 & Land Cruiser BJ73 3B

        Comment


          #44
          Re: BJ73 - 1988 - "bom filho à casa torna"

          eu nao tenho 73, apesar de ja ter tido alguns

          nem me lembro de como era...calculo que o fio tem na ponta uma "anilha" que aperta na vela do 4 cilindro...ou uma ficha...

          sinceramente cada vez chego mais ha conclusão que nao vale a pena turbo nesses motores...eles não aguentam....

          dá outra condução, e fazemos subidas com outra facilidade e ultrapassagens etc...mas depois queremos uma cabeça e nao ha....

          especialmente criam muita folga nas pre cameras de injeçao...partindo...as...dá que pensar...

          um abraço

          Comment


            #45
            Re: BJ73 - 1988 - "bom filho à casa torna"

            A ligaçao das velas estara por de traz da bateria que fica do lado do condutor! Basicamente é um temporisador.

            Abraço

            Comment


              #46
              Re: BJ73 - 1988 - "bom filho à casa torna"

              [quote author=FILIPE GARCIA link=topic=31330.msg46549#msg46549 date=1329864994]
              A ligaçao das velas estara por de traz da bateria que fica do lado do condutor! Basicamente é um temporisador.

              Abraço
              [/quote]

              Eu quanto ao sítio dei com aquilo. O problema é que tenho lá uma chapa em L que deve ligar o aquecedor do colector às velas e depois também tenho por lá 3 fios que terminam com um terminal em anilha.
              Tenho de ver com a bateria ligada, qual fio é que tem o quê, e talvez dê com aquilo.
              VW Taro (Toyota Hilux LN105) & Land Cruiser KDJ125 & Land Cruiser BJ73 3B

              Comment


                #47
                Re: BJ73 - 1988 - "bom filho à casa torna"

                Boa noite,

                É com enorme satisfação que anúncio que este domingo foi dia de dar à chave e.....felizmente correu tudo bem!! Já rola [smile rir-se] [smile rir-se] [smile rir-se] [smile rir-se]

                Aproveito para dizer que adorei esta história de reparar um motor, é trabalhoso, mas dá um prazer enorme no final.

                Fiz uns 3km e esteve praí uma hora ao ralenti, ficou com um trabalhar muito certinho, gostei...agora só o tempo vai dizer se realmente, tal como fomos falando neste tópico, as soluções de reparação foram as adequadas e não vai ficar a comer óleo.

                Umas últimas fotografias da montagem. Ainda vou depois tirar umas peças como a caixa do filtro para pintar e dar um melhor aspecto à zona do motor.






                VW Taro (Toyota Hilux LN105) & Land Cruiser KDJ125 & Land Cruiser BJ73 3B

                Comment


                  #48
                  Re: BJ73 - 1988 - "bom filho à casa torna"

                  Maravilha SMartins [] Estás feito um Mestre também...venham videos do maquinão []

                  Abraço recuperado
                  KZJ95 - 1997 - Black Rhino / Clube FLC Sócio N.º 57

                  Comment


                    #49
                    Re: BJ73 - 1988 - "bom filho à casa torna"

                    Agora é apertar com ele (com jeitinho)

                    [8)] [8)] [8)] [8)] [8)]






                    MD TT
                    $$$$$$$$$$$$$$$$ Tenho 3 filhos - 4 BJ40 - 1 BJ45 - 3 corolas - 1 dyna, alguem me dá uma esmola para comer ou um contacto do manicómio $$$$$$$$$$$$$$$$

                    Comment


                      #50
                      Re: BJ73 - 1988 - "bom filho à casa torna"

                      hehehe... que ganda pinta a historia do teu carro.

                      ainda bem que o gaijo ja fuma. [smile rir-se] [smile rir-se]

                      e o teu pai ? que diz ?

                      se precisares de alguma coisa que eu possa ajudar ja sabes que estou por aqui perto. [smile rir-se] [smile rir-se]

                      um abraço.

                      jorge.

                      Comment

                      A trabalhar...
                      X