Aviso

Colapsar
Não há avisos ainda.

Intercooler, sim ou não?

Colapsar
X

• Filtrar
  • Time
  • Mostrar
Clear All
new posts

Intercooler, sim ou não?

O intercooler arrefece o ar aquecido pelo turbo ao comprimi-lo, mas existem vários (a maioria) de motores "antigos" sem intercooler,
    toyota kzt, 1hdt, 13bt, 15bt?, patrol rd28t, terrano 2.7td... de uma época em que as pressões de sobrealimentação não eram muito elevadas, logo menos pressão=ar menos quente.

Portanto a menos que se aumente as pressões de origem (0,7-0,9 bar) um intercooler só vai gerar turbo lag , coisa bastante indesejável num todo-terreno.

Concordam?

Re: Intercooler, sim ou não?

Da minha parte concordo parcialmente. Sim, alguns motores mais antigos vieram sem IC mas a experiência dos construtores levou-os a evoluir. Boa parte dos motores que referes acabaram por sair equipados com IC mais tarde: 1KZ-TE, 1HD-FT, 15B-FT; não sei se o nissan rd28t saiu com IC mas o 2.7 sei que saiu, no Terrano II... E o mesmo se passou com muitos motores de carros ligeiros, não vale a pena fazer uma lista exaustiva. A evolução nos motores diesel (a par do constante aumento das pressões de injecção) foi : atmosféricos / turbo comprimidos / turbo + intercooler / Injecção directa + turbo e IC / common rail + turbo e IC.

Também é verdade que o IC não é tão indispensável quando as pressões praticadas eram baixas mas é sempre uma mais valia. A parte que não concordo de todo é que a aplicação de um IC traga necessariamente como herança o aumento do turbo lag. Um bom trabalho não deve ser assim, isso tem muito que ver com o dimensionamento e fluidez da tubagem e do próprio radiador. Desculpem-me a falta de modéstia mas a minha aplicação no Lama resultou muito bem; vários membros já tiveram oportunidade de conduzir o meu carro e podem testemunhar que não se verifica qualquer turbo lag.
    "Beards are like boobs. The bigger they are, the longer you stare."

Comment

Realmente a resposta é do motor às solicitações é sempre imediata como no meu mesmo no levantar o pé. Agora nota-se outra vontade em subir rotações...
      - Quem cá está é que está bem...
      - A vida é demasiado curta para se beber maus vinhos!
      http://www.clubeflc.com/vb/forum/garagem-land-cruiser/s%C3%A9rie-j9/365-kzj90-1997-o-meu-bichinho

Comment

Boas, ha anos que andamos a debater esta questão....pessoalmente nunca tive carros sem i-c que depois lhe mete-se um testando
        e dai tirando as minhas conclusões...

depois de ler e reler, digo sim...

abraço

Comment

Amigos, penso que temos aqui uma questão mal entendida (a meu ver, é claro) o Intercooler não baixa a pressão do ar, é precisamente o contrario, o ar ao arrefecer aumenta a sua densidade o que vai aumentar a pressão no mesmo espaço. Se conseguíssemos arrefecer o tubo directo que temos entre o turbo e a admissão, iríamos aumentar bastante a pressão... o que acontece é que devido muitas vezes ao aumento de tubagens e intercoolers demasiado grandes, o turbo não tem capacidade de manter a pressão constante quando em baixa rotação ou relanti. O baixar da temperatura é uma consequência disto e não a causa do aparecimento do intercooler. temos de dimensionar a tubagem, de modo a não ser excessiva e se pensarmos que os novos motores têm turbos de geometria variável (que mantêm a pressão) e medidor de massa de ar, justifica-se o porquê de não sentirmos tanto o famoso Lag.

[smile rir-se]

He! He! (Lá veio o passarito que pensa que sabe, meter-se onde não é chamado!!)

Se estou errado ou menos certo ( e sei que nem sempre as coisas são como na teoria), agradeço que me ensinem, pois tenho um BJ40 com turbo k14 e ainda não decidi se ponho ou não o intercooler.

Venham daí os comentários dos mais experientes.
          Abraço intrometido!!
          NJ
          O meu BJ40:
          http://www.clubeflc.com/vb/forum/gar...40-1982-camelo

Comment

Peço desculpa mas tenho um lapso (o primeiro), o ar arrefecido não aumenta a pressão mas sim e a massa, o que vai aumentar a quantidade de ar dentro do cilindro, mas a pressão baixa um pouco, acho que a questão está na compensação da pressão pelo turbo.
            Abraço.
            NJ
            O meu BJ40:

Comment

Boas,

Eu tenho um K16 montado num 3B e estou um pouco apreensivo no que diz respeito a tubagem que tenho ate a frente do radiador, onde esta montado o IC. De qualquer modo e um turbo que estava montado num motor com cerca de menos 1000cc e a turbina do caracol de escape, devido ao enorme caudal de exaustão, começa a trabalhar muito cedo. Por regra as 1000 e poucas rotações já o turbo começa a debitar pressão e espero que isso dengue para compensar a volumetria da admissão e IC.

Um IC ao ajudar a reduzir a temperatura do ar admitido, provoca um aumento da densidade do ar, ou seja um maior número de moléculas por unidade de volume e isso torna a combustão mais rica, o que supostamente trará melhores performances. Ainda falta saber se o IC contribui para arrefecer o motor, pois a admite ar mais fresco, ou se o ar mais fresco e logo mais rico em O2, nao contribui para o aquecimento do mesmo.

Abraço admitido
              SÓCIO FUNDADOR Nº2 Volta-se de todo o lado num TLC! Apresentação do Ovelha Negra Apresentação do Porky's

Comment

Bom dia Netcruiser, já andava para te perguntar á algum tempo, qual é o diâmetro dos tubos que vão ao intercooler e dele á admissão que tens na tua ovelha?
                Abraço,
                NJ
                O meu BJ40:

Comment

[quote author=NJ link=topic=31856.msg54782#msg54782 date=1340354975]
                  Bom dia Netcruiser, já andava para te perguntar á algum tempo, qual é o diâmetro dos tubos que vão ao intercooler e dele á admissão que tens na tua ovelha?
                  Abraço,
                  NJ
                  [/quote]

Exato as tubagens fazem mta diferença no que toca a "Lag"...

Comment

No VM tenho 110cm de tubo mais o intercooler, pelas minhas contas dá 1800cc de volume de tubagens e do intercooler (a olho) 1500cc.

Comment

A trabalhar...
                    X