Aviso

Colapsar
Não há avisos ainda.

Adaptar TGV - 1HD-T

Colapsar
X

• Filtrar
  • Time
  • Mostrar
Clear All
new posts

Re: TGV num HDT

[quote author=MD TT link=topic=31955.msg56628#msg56628 date=1342526832]

Já repararam que o colector de escape e dos turbos estão na mesma cor, é aquela cor que fica depois atingir altas temperaturas

[huhuhuh] [huhuhuh] [huhuhuh] [huhuhuh] [huhuhuh] [huhuhuh] [huhuhuh] [huhuhuh] [huhuhuh] [huhuhuh]

MD TT
    [/quote]

Aqui á dias mudei de turbo no vm e as bolachas de adaptação do caracol quente ficaram azuis com temperatura!

Comment

Boas

O 80 não precisa de tgv para nada! Precisa é de um bocado de veneno! Aqui o 80 do amigo Zé Maria, que muita gente aqui do fórum conhece, tem muita força tanto em altas como em baixas com o turbo original. O turbo faz de pico 1.8, mais uns pozinhos na bomba, egr's desligadas e mais umas coisas que agora não me lembro. Resultado: 263cv's medidos num banco de potência. Isto antes de levar o watercooler... Agora ainda ficou mais bravo um bocado!!! Está assim há mais de 2 anos e zero problemas!!! É só meter gasóleo e andar...

Cumps!!
      KZJ70 VX
      BJ40

Comment

Ok pessoal, obrigado pela ajuda.
        Decisão tomada. Rever ou trocar o turbo que tem por um igual e siga a marinha.
        Deus me disse: filho, você está indo pro mau caminho...
        Eu respondi: Senhor, não esquenta, estou indo de Land cruiser...

Comment

[quote author=jjorge link=topic=31955.msg56653#msg56653 date=1342531204]
          Ok pessoal, obrigado pela ajuda.
          Decisão tomada. Rever ou trocar o turbo que tem por um igual e siga a marinha.
          [/quote]

faria o mesmo......

Comment

[quote author=filipefalcao link=topic=31955.msg56515#msg56515 date=1342443388]
            Se é para ter dois turbos já não é preciso serem de geometria. Um pequeno para baixas e um de camião para altas.

Existe um projecto do género em Portugal com um VW golf 1.9. Creio que faz 280cv mais coisa menos coisa.

Num 4.2 ... nem é bom pensar na cavalada que ia sair de lá. [:P]
            [/quote] nao é um golf... [smile rir-se] [smile rir-se] é um seat leon e é de coimbra...akilo é o inimigo a caminhar(mas ja vi locomotivas a deitar menos fumo) [smile rir-se] [smile rir-se]

Comment

Então já são dois.
              É mesmo um golf4 e é um projecto já com uns bons anos. A base foi o motor de 110cv.

Quanto a fumo nada de anormal:

Ibiza BO MB Power VS Golf 110tdi Bi-turbo MB Power

Comment

[quote author=Xarutto link=topic=31955.msg56555#msg56555 date=1342457704]

Curioso, quando li o teu ultimo post, ia perguntar por essa opção, que é a que o meu Citroen tem. Bi-Turbo. Um para baixas e outro para altas.
                Já foi feito em algum jipe conhecido? e com que resultados?
                já foi feito e curiosamente num motor b [smile rir-se]

vê no forum i8hmud.
                [/quote]

[quote author=filipefalcao link=topic=31955.msg56618#msg56618 date=1342523394]
                Já tinha visto essa aplicação nesse fórum mas não me convence muito.

Os turbos estão aplicados "em série", portanto o turbo pequeno vai funcionar como um restritor de caudal do turbo maior.
                [/quote]

Esta aplicação não funciona assim. Há duas soluções diferentes de Bi-turbo em série: a sequencial, que é a que vocês falaram, e a "combinada" ou "composta" (não sei o nome em português - em inglês é compound), que é o caso nas imagens citadas. Num set-up sequencial o turbo pequeno trabalha quase desde o ralenti e o grande entra em funcionamento a partir de certa rotação/pressão; o resultado será algo semelhante ao de um TGV. Num set-up "composto" ambos os turbos estão em funcionamento constante, sendo que os gases de admissão e escape fazem percursos opostos: os de escape passam primeiro pelo turbo pequeno e depois pelo grande, não havendo restrição porque é instalada uma wastegate externa entre turbos; os gases de admissão (ar) entram primeiro pelo turbo grande e depois passam pelo pequeno, que comprime o ar já comprimido. Este set-up permite obter pressões elevadíssimas pelo factor de multiplicação da pressão; na minha opinião não é nada adequado para motores diesel que já por si trabalham com muita compressão e temperaturas elevadas, muito menos para um motor B...

Cumprimentos,
                André Ferreira
                "Beards are like boobs. The bigger they are, the longer you stare."

Comment

André as minhas reservas quanto á solução das fotos é baseada pela minha recente experiência:

Fiz á dias uma "troca" de turbos nos carros cá da casa: o k16 do vm4 foi para o golf e o k14 do golf foi para o vm4.

O vm com o turbo pequeno apesar de estar a fazer até mais pressão (1.1bar) do que com o original (0.9) ao passar as 3000rpm o motor abafa, faz fumo e aquece rapidamente. Com o turbo anterior desenvolvia até depois das 4000rpm.

A sensação que dá é que o turbo apesar de fazer pressão não tem caudal suficiente para "dar ar" (ou escapar o fumo) a um 2500cc a partir dessa rotação. Daí a fumarada e quebra de potência.

Já no golf está ao contrário: Antes morria ás 4000rpm e agora com o k16 é sempre a bombar até depois das 5000rpm.

Portanto creio, no que toca a turbos, existirem dois parâmetros importantes: Pressão e Caudal.

Se por acaso eu instalasse outro turbo maior a seguir ao que tenho, este nunca iria bombar o ar em pleno devido ao k14 estar a fazer de restrictor, penso eu de que.

O meu raciocínio está correcto ou está a escapar-me algo?

Comment

[quote author=filipefalcao link=topic=31955.msg56765#msg56765 date=1342691009]
                    Se por acaso eu instalasse outro turbo maior a seguir ao que tenho, este nunca iria bombar o ar em pleno devido ao k14 estar a fazer de restrictor, penso eu de que.

O meu raciocínio está correcto ou está a escapar-me algo?
                    [/quote]

Olá Filipe,

Sim, está a escapar-te algo... [smile rir-se] Entre os dois turbos (estou a falar da foto) está instalada uma wastegate externa que encaminha os gases quentes para o turbo grande sem passar pelo pequeno, quando necessário.

Abraço,
                    André
                    "Beards are like boobs. The bigger they are, the longer you stare."

Comment

Pelo que percebo do coment do axf, o turbo maior nunca é restrigido pelo facto de que os gases de escape em excesso para o turbo menor, saiem por um bypass para o primeiro.
                      Ou seja, a mesma quantidade de GE chega ao Turbo Grande. Segue é por dois caminhos diferentes.

abraço no escape
                      SÓCIO FUNDADOR Nº2 Volta-se de todo o lado num TLC! Apresentação do Ovelha Negra Apresentação do Porky's

Comment

A trabalhar...
                      X