Aviso

Colapsar
Não há avisos ainda.

KDJ95 - 2001 - "Corleone"

Colapsar
X

• Filtrar
  • Time
  • Mostrar
Clear All
new posts

Publicado por zeziniano Ver Publicação

Boas,

Se é ilegal não sei. Fui à IPO o ano passado e passou sem problemas. O inspector não verifica esses pormenores.
    Concebo que até tenha passado sem problemas. Se eu fosse inspector (até sou mas no mundo da aviação) certamente que não me iria chocar muito a aplicação de um filete "LED" ou mesmo de dois faróis de longo alcance. A ser aplicada à letra o DL (Decreto-Lei) aplicável, grande parte dos camiões TIR não circulavam por via de ter vários faróis deste tipo instalados!!

A informação que tenho é que toda a alteração à estrutura original do carro configura uma ilegalidade e pode ser objecto de sanção (não só para o proprietário do veículo bem como para o instalador).

Importa aqui referir que estou, como toda a comunidade de praticantes do TT, de acordo com o facto de algumas alterações carecerem de atenção especial aquando da sua instalação (e.g. aplicação de rollbars, cintos de segurança usados em competição - quick release - e respectiva ancoragem na carroçaria do veiculo, etc.) mas neste caso (dos faróis) , tive informação que poderá ser um assunto que conduzirá a discussão numa IPO ou numa operação STOP. Pode parecer exagero, mas é do conhecimento comum a forma como as IPO actualmente são realizadas em Lisboa (recurso a gravação de imagem) exactamente para garantir que não há desmontagem por altura da inspecção e posterior montagem dos componentes ilegais.

O mesmo raciocínio aplica-se na instalação de um "snorkel". Bem sei a ginástica que o meu mecânico teve de fazer para aplicar um "snorkel" no meu Defender que não alterasse as medidas do carro. E consegui-o. Para concluir, a discussão sobre o legal/ilegal e afecta/não afecta a segurança rodoviária, será tanto mais acalorada quanto inspector do centro IPO ou o agente da autoridade policial assim o entender. Basicamente, o que estão a fazer é garantir que a Lei (independentemente de ser adequada ou não) é cumprida.

Caso haja interesse na leitura do diploma legal que regula esta matéria - Decreto-Lei n.º 16/2010 de 12 de Março

Publicado por zeziniano Ver Publicação
    Sim, ligo só os leds sem necessidade de ligar os mínimos, médios ou máximos. Abraço
    Obrigado. Abraço!
    Last edited by Corleone; 23-01-2017, 16:14.

Comment

Publicado por Corleone Ver Publicação

Concebo que até tenha passado sem problemas. Se eu fosse inspector (até sou mas no mundo da aviação) certamente que não me iria chocar muito a aplicação de um filete "LED" ou mesmo de dois faróis de longo alcance. A ser aplicada à letra o DL (Decreto-Lei) aplicável, grande parte dos camiões TIR não circulavam por via de ter vários faróis deste tipo instalados!!

A informação que tenho é que toda a alteração à estrutura original do carro configura uma ilegalidade e pode ser objecto de sanção (não só para o proprietário do veículo bem como para o instalador).

Importa aqui referir que estou, como toda a comunidade de praticantes do TT, de acordo com o facto de algumas alterações carecerem de atenção especial aquando da sua instalação (e.g. aplicação de rollbars, cintos de segurança usados em competição - quick release - e respectiva ancoragem na carroçaria do veiculo, etc.) mas neste caso (dos faróis) , tive informação que poderá ser um assunto que conduzirá a discussão numa IPO ou numa operação STOP. Pode parecer exagero, mas é do conhecimento comum a forma como as IPO actualmente são realizadas em Lisboa (recurso a gravação de imagem) exactamente para garantir que não há desmontagem por altura da inspecção e posterior montagem dos componentes ilegais.

O mesmo raciocínio aplica-se na instalação de um "snorkel". Bem sei a ginástica que o meu mecânico teve de fazer para aplicar um "snorkel" no meu Defender que não alterasse as medidas do carro. E consegui-o. Para concluir, a discussão sobre o legal/ilegal e afecta/não afecta a segurança rodoviária, será tanto mais acalorada quanto inspector do centro IPO ou o agente da autoridade policial assim o entender. Basicamente, o que estão a fazer é garantir que a Lei (independentemente de ser adequada ou não) é cumprida.

Caso haja interesse na leitura do diploma legal que regula esta matéria - Decreto-Lei n.º 16/2010 de 12 de Março

Obrigado. Abraço!
      Boas,

Percebo o que dizes, mas por esse ponto de vista nem o rádio se podia mudar

Acho que implicarem por um botão de 3 posições seria de alguém muito infeliz com a vida. Nenhum inspector vai reparar que o botão liga com os máximos (digo eu).

Já há empresas que legalizam esse tipo de alterações (snorkel, parachoques, rollbar etc), porém Leds acho que ainda não é possível.

As IPO's são todas gravadas a nível nacional. Não é só em Lisboa

Abraço

Ex KZJ70: http://www.clubeflc.com/vb/forum/gar...toy-do-z%C3%A9

Ex BJ73: http://www.clubeflc.com/vb/forum/gar...-73-do-z%C3%A9

GRY60: http://www.clubeflc.com/vb/forum/ext...-gr-do-z%C3%A9

Comment

Isso era uma discussão com pano para mangas...
        Supostamente os faróis de longo alcance não são alterações na viatura, mas sim extras (acessórios adicionais). Creio que máximos podemos ter até 4 unidades à altura dos faróis, logo se forem homologados e devidamente montados, não deveria haver problemas (têm de dar para desligar com botão e só podem ligar com os máximos).

Independentemente disso veja-se a quantidade de carros que vêm com faróis extras adicionais (por exemplo os fronteiras) e os que andam com os Hella luminator sem problemas, porquê os de LEDs haveriam de ser diferentes (desde que homologados)? Acho que o problema dos centros não é fazerem cumprir a lei, mas sim conhecê-la e aplicá-la devidamente, assim como as autoridades.
        Não interessa o veículo que se conduz, desde que seja um Todo-o-Terreno Toyota...

Comment

Publicado por vitorlourenco82 Ver Publicação
          Acho que o problema dos centros não é fazerem cumprir a lei, mas sim conhecê-la e aplicá-la devidamente, assim como as autoridades.
          Nem mais.. Conheço um senhor que é chefe de um centro de inspecções. Cheguei a questioná-lo sobre algumas duvidas que tinha, que nem ele me sabia responder. Cada inspector manda a sua posta de pescada. Não há nada como ter tudo no livrete devidamente homologado para não existir margem para discussão
          Ex KZJ70: http://www.clubeflc.com/vb/forum/gar...toy-do-z%C3%A9

Ex BJ73: http://www.clubeflc.com/vb/forum/gar...-73-do-z%C3%A9

GRY60: http://www.clubeflc.com/vb/forum/ext...-gr-do-z%C3%A9

Comment

Supostamente os faróis de longo alcance não são alterações na viatura, mas sim extras (acessórios adicionais). Creio que máximos podemos ter até 4 unidades à altura dos faróis, logo se forem homologados e devidamente montados, não deveria haver problemas (têm de dar para desligar com botão e só podem ligar com os máximos).
            Concordo contigo Vitor. Ficávamos aqui uma tarde inteira a falar disto! Na generalidade dos casos até não haverá. Mas poderá haver (terceira Lei de Murphy). O meu Defender tinha "snorkel" instalado, régua de faróis no tejadilho, etc, e sempre tive a "vinheta verde" no final da IPO. Mas entretanto as regras do jogo mudaram e hoje em dia é preciso ter mais atenção.

Independentemente disso veja-se a quantidade de carros que vêm com faróis extras adicionais (por exemplo os fronteiras) e os que andam com os Hella luminator sem problemas, porquê os de LEDs haveriam de ser diferentes (desde que homologados)? Acho que o problema dos centros não é fazerem cumprir a lei, mas sim conhecê-la e aplicá-la devidamente, assim como as autoridades.
            Aqui acho que posso dar uma pequena achega..."desde que homologados". A questão é precisamente essa. Quanto do material instalado nos jipes nacionais é homologado e instalado nos mesmos por instaladores certificados?

Um abraço!
            Last edited by Corleone; 23-01-2017, 16:34.

Comment

Já tenho uma cotação da Toyota para os cintos de segurança e ronda, preço final, 500,00€€ euros (com desconto)

Abraço
              Last edited by Corleone; 23-01-2017, 16:36.

Comment

Para os dois da frente ou para o carro todo?
                Não interessa o veículo que se conduz, desde que seja um Todo-o-Terreno Toyota...

Comment

Publicado por Corleone Ver Publicação
                  Já tenho uma cotação da Toyota para os cintos de segurança e ronda, preço final, 500,00€€ euros (com desconto)

Abraço
                  Tenho ideia de ver num site espanhol um diy para dar mais tensão na mola para resolver este defeito com o qual ando a embirrar tb... a ver se encontro.
                  """'''''''"""############__________ PasseaTTas de KZJ95, o meu Guaxinim __________############"""'''''''""
                  Land Cruiser ==>> Leads You Ahead | Drive Your Dreams | Let's Go Places | Moving Forward | Let's Go Beyond
                  _________________________________ Diário de bordo do Guaxinim ________________________________

Comment

...
                    ...têm de dar para desligar com botão e só podem ligar com os máximos...
                    Sim, se forem de longo alcançe, se forem de intensidade só podem ligar com os de nevoeiro. O esquema de ligação dos homolgados é assim tb.
                    se eu instalasse, fazia como o zeziniano fez, mas no ipo não deixa de ser um risco
                    """'''''''"""############__________ PasseaTTas de KZJ95, o meu Guaxinim __________############"""'''''''""
                    Land Cruiser ==>> Leads You Ahead | Drive Your Dreams | Let's Go Places | Moving Forward | Let's Go Beyond
                    _________________________________ Diário de bordo do Guaxinim ________________________________

Comment

Eles não ligam a isso, pelo menos os meus nem experimentam, embora com o tamanho deles aquilo nem luz aparenta dar!

Comment

A trabalhar...
                      X