Para todos aqueles que entram no fórum como visitante, propomos que se registem.
O registo é rápido e dá acesso a muitas funcionalidades que não estão disponíveis de outra forma.
Está gravado (em relevo) no bloco do motor ao lado da bomba injectora (o 3B), realmente tens aí uma coisa confusa no circuito, mas nada como verificar pelos manuais (melhor do que certas oficinas)
O LC esteve parado uns anos e tinha o motor estragado. Foi recuperado em 2010 e levou outro motor, supostamente o "correcto". Mas, pelos vistos, não. Realmente pelas imagens parece um 11 B e não um 3B. Eu amanhã vou observar com cuidado, fotografo e depois digo algo.
O LC esteve parado uns anos e tinha o motor estragado. Foi recuperado em 2010 e levou outro motor, supostamente o "correcto". Mas, pelos vistos, não. Realmente pelas imagens parece um 11 B e não um 3B. Eu amanhã vou observar com cuidado, fotografo e depois digo algo.
As minhas considerações:
Por acaso, no manual de reparação de motores da série B, nos desenhos aparecem todos com a tampa igual ao do 11B. Os que tenho visto ao vivo são como indicaram atrás.
Se esse J45 vinha de fábrica com motor B, penso que a troca por 11B é o upgrade lógico do ponto de vista de manter a cilindrada 2977cc (pode facilitar nas inspecções). É um motor mais moderno e eficiente, está preparado para pôr turbo, etc...
Se a substituição fosse para 3B, alterava-se a cilindrada para 3432cc e poderia ser mais complicado na altura da inspecção. O 3B não é tão eficiente como o 11B, e nem sei se será mais potente apesar da maior cilindrada...
Este BJ 45 vinha de fábrica com motor 3431cc, ou seja o 3B, penso. Pelo que consegui encontrar na net, que foi muito pouco, os últimos 3B, talvez de 84 para a frente tinham uma tampa similar à do 11B. Será verdade?
O número estampado no motor é 11411-58040 que aparentemente, pela net, de novo, é de um 3B.
Algum expert que saiba dizer algo? Não creio que o motor tenha injecção directa, penso que é normal.
A fotografia ficou algo desfocada, mas pronto, pus um tubo em U para ligar as uniões erradas para circular água na sofagem. Hoje já testei e já tinha ar quente nos pés! Obrigado pelas ajudas!
Comment